Radio Sol Mansi, 13 Dez 2017 - Técnicos das diferentes organizações que intervêm no domínio da agricultura estão reunidos esta quarta-feira (13 de Dezembro) em Bissau com duração de três dias num encontro de apresentação e validação técnica do Programa Nacional de Investimento Agrícola, Segurança Alimentar e Nutricional.
Na abertura dos trabalhos, o director-geral da pecuária Bernardo Cassama, realçou a importância do programa para o país sobretudo no sector agrícola.
“O programa inscreve-se no quadro da estratégia do governo que define o desenvolvimento da agricultura como motor do crescimento económico do país, pedra angular da eliminação da pobreza, segurança alimentar e a má nutrição à população”.
Por: Braima Sigá
Segundo Bernar Cassama, o programa constitui “um instrumento de planificação e deve ser o único quadro nacional de referência nas intervenções do sector rural, deste facto está em coerência com a política e estratégia nacional e alinhada com as prioridades dos objectivos estratégicos sub-regional que se resume na performance, durabilidade e eficacidade do sistema da agricultura familiar, pecuária aquacultura e florestas”, explica.
Entretanto o representante residente do sistema das Nações Unidas no país David Macklalan-Karr, disse que o país dispõe de um potencial haliêutico que se situa entre os países mais rico do continente, pela sua diversidade e abundancia.
“ Todos esses potenciais fazem do sector agrícola o motor da economia nacional e a sua redinamização constitui um dos maiores esforços para fazer face aos inúmeros desafios as quais a Guiné-Bissau devem enfrentar para sair do subdesenvolvimento tas como: reforço das capacidades institucionais, financeiros e humanos a redução da pobreza, a aceleração do crescimento económico, a criação do emprego e a integração regional”, aponta o também representante do PNUD.
O encontro de apresentação e validação técnica do Programa Nacional de Investimento Agrícola, Segurança Alimentar e Nutricional é organizado pela (FAO) Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Por: Braima Sigá