terça-feira, 26 de junho de 2018

PÓ DE TALCO PODERÁ ESTAR A PROVOCAR CANCRO EM MILHARES DE MULHERES

Mulheres de meia idade que utilizaram pó de talco durante a adolescência estão agora em maior risco de virem a sofrer as consequências dessa “bomba relógio” responsável pelo desenvolvimento de cancro nos ovários e também dos pulmões, alerta a nova pesquisa.
“Acreditamos que a maioria das mulheres não está a par das consequências potencialmente fatais que advém do uso continuo do pó de talco, e que muitas já estão doentes devido a esse uso prolongado”, pode ler-se no estudo.

Já o advogado britânico Phillip Gower, especialista na área e em doenças industriais e infeciosas, disse à publicação Mail Online, que o problema não é novo e só tem tendência em aumentar: “Muitas das mulheres afetadas já morreram e as suas famílias só descobriram posteriormente os potenciais riscos daquela substância”.

“É um dos maiores escândalos na área da saúde dos últimos tempos”, alertou.

Nos Estados Unidos, muitas das vítimas já incorreram em processos judiciais no valor de milhões de dólares contra várias marcas fabricantes de pó de talco, após contraírem cancro nos ovários ou mesotelioma.

“Até há umas décadas, tratava-se de um produto extremamente popular entre as mulheres, e era também usado sobretudo nas crianças, que agora estão a pagar o preço por esta utilização indevida”, acrescentou Gower.

Já em 2008, uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard tinha apurado que as mulheres que usam pó de talco diariamente apresentam uma maior probabilidade, de cerca de 40%, de desenvolverem cancro do ovário.

O talco é um mineral suave que se pode encontrar frequentemente perto de depósitos de amianto.

Exposição ao amianto foi há muito identificada como causa de mesotelioma, um tipo de cancro agressivo que se desenvolve nas zonas dos pulmões, do abdómen e do coração.

Ainda no mês passado, um júri norte-americano considerou a marca Johnson & Johnson negligente por não ter avisado os consumidores acerca dos possíveis riscos para a saúde provenientes da utilização de pó de talco.

Fonte: https://www.msn.com