Cerca de quatro mil funcionários do setor da saúde em Moçambique estão infetados pelo VIH/SIDA, perfazendo 11,5 por cento dos 38 mil trabalhadores da área, indicou hoje o Ministério da Saúde moçambicano.
Segundo a coordenadora da Repartição de Apoio em Saúde aos Trabalhadores do Sistema Nacional de Saúde, Lourdes Covell, o índice de infecção por VIH/SIDA no setor é preocupante.
"O índice do HIV no seio dos funcionários do setor é preocupante. Somos cerca de 38 mil e, segundo dados dos últimos inquéritos sobre SIDA, temos cerca de 11,5 por cento dos trabalhadores infetados", afirmou Lourdes Covell, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se assinalou no dia 07.
Além do VIH, os responsável do sector da saúde em Moçambique estão também preocupados com a prevalência de outras doenças, nomeadamente hipertensão e diabetes.
"Temos o problema de hipertensão nos funcionários da Saúde. É um problema muito sério. Além disso, temos os problemas de diabetes", afirmou a coordenadora da Repartição de Apoio em Saúde aos Trabalhadores do Sistema Nacional de Saúde. Lusa