segunda-feira, 7 de abril de 2014

GUINÉ-BISSAU: PROCESSO É DECISIVO PARA LIDERANÇA "MAIS CAPAZ" DIZ PEDRO PIRES


O ex-Presidente de Cabo Verde Pedro Pires defendeu hoje que as eleições na Guiné-Bissau são decisivas para que o país tenha uma liderança "mais capaz e mais empenhada" e as instituições dirigentes sejam legítimas e legitimadas.

"A realização de eleições e o respeito pelos resultados eleitorais é algo indispensável, é fundamental porque a Guiné-Bissau precisa de instituições legítimas e legitimadas pelo voto popular e pela vontade das suas populações", disse o antigo Presidente e primeiro-ministro de Cabo Verde, Pedro Pires, à margem de um encontro sobre as relações económicas entre a América Latina, a Europa e África, em Lisboa.

"As eleições são decisivas e a esperança que tenho é que tragam à Guiné-Bissau instituições estáveis e capazes de melhorar o funcionamento do país e a liderança do país, que as eleições tragam uma nova liderança, mais capaz e mais empenhada", reforçou, em declarações aos jornalistas, antes de partir para a Nigéria, onde vai participar numa conferência sobre liderança.
A Guiné-Bissau vive um período de campanha eleitoral com vista à realização das primeiras eleições, no domingo, depois do golpe de estado militar de abril de 2012.
No entanto, as ações das candidaturas estão suspensas ou reduzidas ao mínimo durante os três dias de luto nacional que o país vive até hoje pela morte do ex-presidente Kumba Ialá.
O antigo chefe de estado morreu na sexta-feira, aos 61 anos, devido uma crise cardíaca.
MBA (LFO) // VM