De acordo com o semanário Expresso, o jornal Le Monde publica esta quinta-feira um artigo, na sua versão impressa, expondo alguns aspetos mais negativos da relação financeira e comercial mantida entre o Governo português e angolano, reforçando a ideia de que os capitais deste país tem ajudado Portugal a recuperar da crise.
Num momento em que decorre a IV cimeira União Europeia-África, em Bruxelas, o jornal Le Monde destaca hoje, na sua versão impresa, a relação comercial estabelecida entre Portugal e Angola, enfatizando que os capitais da ex-colónia portuguesa têm contribuído de forma positiva, mas pouco clara, para a revitalização e melhoria de desempenho da economia portuguesa.
Num dos pontos o diário francês destaca a visita de Estado do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho a Moçambique, que ocorreu no passado dia 26 e 27 de março, e da qual resultou a assinatura de um conjunto de 16 acordos comerciais, alegando que o Executivo português terá sido ‘aliciado’ pelo potencial energético da ex-colónia lusa.
A acrescentar ao lote de críticas feitas a esta relação, refere ainda a publicação de origem francesa, num pequeno apontamento, a influência da família Soares dos Santos junto da figura do Presidente angolano, alegando que Portugal é cúmplice de “um regime que despreza o seu povo”, mencionando ainda um artigo do jornalista Rafael Marques, com o título 'Portugal transforma-se numa máquina de lavar dinheiro roubado ao povo angolano'. Fonte: Aqui