terça-feira, 23 de junho de 2015

ESPANHA: DETIDO FALSO CÔNSUL HONORÁRIO DA GUINÉ-BISSAU

Madrid - A Polícia de Espanha deteve um cidadão de nacionalidade argentina e espanhola, por desempenhar ilegalmente a função de Cônsul Honorário da Guiné-Bissau em Espanha.
 
Um cidadão de nacionalidade argentina e espanhola, de 77 anos de idade, foi detido esta semana por agentes da Guarda Civil Espanhola, por desempenhar a função de Cônsul Honorário da Guiné-Bissau em Espanha, e por falsificação de documentos.

 Trata-se de um cidadão conhecido da justiça Espanhola, Aldo Daró Herchhoren, que já esteve na prisão anteriormente por delitos semelhantes, como a extorsão de 10 milhões de pesetas em 1994 a uma cliente, a quem prestou ilegalmente serviços de advocacia.

Herchhoren tinha um website na Internet onde constava que era Cônsul Honorário da Guiné-Bissau e prestava serviços consulares a imigrantes guineenses, que pagavam um valor previamente determinado.


 As investigações levadas a cabo pelos agentes da Unidade Orgânica da Polícia Judiciária da Guarda Civil da Cidade de Guadalajara, a 30 minutos de Madrid, tiveram início em Maio depois da denúncia apresentada na Comissão da Policia da mesma cidade, por parte do Embaixador Guineense em Espanha, Paulo Silva.

Depois de contactada a Embaixada da Guiné-Bissau em Madrid, o Chefe da Missão Diplomática guineense, Paulo Silva, para além de confirmar a detenção disse que ninguém pode representar uma nação como a Guiné-Bissau diplomaticamente no estrangeiro sem ter autorização prévia das autoridades competentes, que têm o direito de indigitar ou nomear um Cônsul, tendo assegurado que o cidadão em causa utilizou o nome do país por muitos anos de forma ilegal, sem que ninguém lhe tivesse imputado responsabilidade.

De salientar que na passada segunda-feira os agentes da Polícia apreenderam vários documentos na residência de Aldo Daró Herchhoren, onde encontraram carimbos da Guiné-Bissau, selos, cartões-de-visita e passaportes dos imigrantes que pediram a renovação.

Créditos de imagem: Guarda Civil do Ministério do Interior de Espanha
 
(c) PNN Portuguese News Network