O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Baciro Dja, apresentou hoje, 23 de Junho, a sua demissão do cargo ao Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira. O anúncio foi feito pelo próprio Baciro numa declaração a estação privada local, Rádio Bombolom-FM. Dja evocou a falta de confiança entre ele e o Chefe do governo.
A demissão de Dja, igualmente terceiro-vice-presidente do PAIGC, acontece um dia após o fim da reunião do Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) realizada de 20 a 22 do corrente mês em Bissau.
Durante o encontro, Baciro Dja terá acusado o presidente do partido, Domingos Simões Pereira de falta de transparência na gestão de fundo que recebera a favor do partido destinado à campanha eleitoral de 2014. Em resposta, o líder do partido manifestou o seu profundo desagrado com as acções do terceiro vice-presidente, Baciro Dja, “contrárias aos princípios da unidade e coesão internas e que têm comprometido a concretização de alguns objectivos de governação e o relacionamento com outros titulares dos órgãos de soberania”.
Conforme as resoluções divulgadas ontem pelo porta-voz do partido, João Bernardo Vieira, o Comité Central exorta ao terceiro vice-presidente dos libertadores a apresentar as contas da última campanha eleitoral enquanto director nacional da campanha do partido durante o pleito.
Baciro Dja já desempenhou as funções do Secretário de Estado da Juventude, do ministro da Defesa Nacional e há quase um ano vinha a ocupar as funções do ministro da Presidência do Conselho de Ministros no governo liderado Domingos Simões Pereira.
Por: Redacção