quinta-feira, 18 de junho de 2015

70 MORTOS NA NIGÉRIA APÓS CONSUMO DE GIN COM METANOL

Pelo menos 70 pessoas morreram no sul da Nigéria após terem consumido um gin de fabrico artesanal que continha uma grande quantidade de metanol, uma substância muito tóxica, declararam esta quarta-feira os responsáveis locais.
 
Segundo Somiari Harry, responsável de saúde pública para o estado de Rivers, as mortes foram registadas no seguimento do consumo de ogogoro – designação local deste gin artesanal – nas cinco diferentes localidades deste estado. «Até agora, o balanço das vítimas é de 70 pessoas», declarou à AFP.
 
O ogogoro, uma bebida muito barata e muito popular na Nigéria, é fabricado a partir da seiva da ráfia da palmeira. A bebida contém entre 30 e 60 graus de álcool – razão pela qual é proibida em alguns estados.
 
Após estas mortes, que começaram a ser registadas no início do mês, as autoridades de Rivers decidiram interditar o fabrico, a distribuição e a venda do ogogoro em todo o estado.
 
O diretor do centro de controlo das doenças do estado de Rivers, Nnanna Onyekwere, confirmou o balanço. Segundo referiu, 89 pessoas foram intoxicadas, no total. Port Harcourt, a capital do estado, foi particularmente afetada.
 
Após análise da amostra do ogogoro, descobriu-se que «este álcool continha fortes doses de metanol, que é prejudicial à saúde», declarou Onyekwere. Nenhum novo caso foi registado desde a semana passada, especificou. Fonte: Aqui