O Secretário nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Abel da Silva, apresentou a sua demissão ontem a noite na reunião do Comité Central que decorre na sede desta formação política, em Bissau.
Segundo uma fonte partidária, Abel da Silva justificou a decisão devido à falta de condições técnicas, materiais e políticas para o cumprimento cabal do cargo que assumiu na sequência do Congresso de Cacheu, realizado no início de Fevereiro de 2014 e ganho por Domingos Simões Pereira.
De acordo com a mesma fonte, Abel falou na reunião na sequência do líder do PAIGC que durante a intervenção afirmara “não ter mais confiança no actual Secretário Nacional do partido” e propôs o Ali Hijazi, membro do Bureau Político, como substituto no cargo.
Contudo, adianta a nossa fonte, vários intervenientes no encontro apelaram ao entendimento e a necessidade de se encontrar uma solução que permita ao Abel da Silva manter-se no cargo.
Os membros do Comité Central estão debater neste momento o segundo ponto da agenda, nomeadamente, análise da situação partidária.
Por: Redação