segunda-feira, 5 de outubro de 2015

NOBEL DA MEDICINA ATRIBUÍDO A INVESTIGADORES DOS EUA, JAPÃO E CHINA

A distinção premeia as descobertas relacionadas com uma nova terapia para combater infeções provocadas por parasitas e por uma inovadora terapia contra a malária.

A Academia Sueca atribuiu, esta segunda-feira, o Prémio Nobel da Medicina ao norte-americano William C. Campbell e ao japonês Satoshi Omura pelas descobertas relacionadas com uma nova terapia para combater infeções provocadas por parasitas e lombrigas. Ambos partilham o prémio com a chinesa Youyou Tu pela descoberta de uma inovadora terapia contra a malária, tornando-se, assim, a 12ª mulher a receber o Nobel da Medicina, em 105 prémios atribuídos desde 1901.
 
Os premiados desenvolveram terapias que revolucionaram o tratamento de algumas das doenças parasitárias mais devastadoras“, revela o comunicado da Academia Sueca, que atribui o prémio de oito milhões de coroas suecas, isto é, cerca de 850 mil euros.

Já o vencedor do prémio Nobel da Literatura será anunciado na próxima quinta-feira, em Estocolmo, às 13h00 locais (12h00 em Lisboa), anunciou, ainda, a Academia Sueca, um dos organizadores dos prémios Nobel.
 
Apesar da data para o anúncio do galardoado com o prémio Nobel da Literatura ser, geralmente, revelada com alguns dias de antecedência, os demais galardões têm as suas datas de atribuição anunciadas com vários meses de antecedência.
 
A romancista e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievitch é a preferida entre os apostadores e dos meios literários, já tendo apontada vários anos para o galardão. Entre os outros candidatos estão o queniano Nugi wa Thiong´o, o norueguês Jon Fosse, a romena Mircea Cartarescu e a norte-americana Joyce Carol Oates.
 
O Prémio Nobel de Física será apresentado na terça-feira e o da Química na quarta-feira. Já o Prémio Nobel da Paz será anunciado na sexta-feira e o de Economia no dia 12 de outubro.
 
Fonte: TVI24