segunda-feira, 30 de outubro de 2017

RDC REJEITA APELOS DE DIPLOMATA AMERICANA PARA ORGANIZAR ELEIÇÕES EM 2018

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O porta-voz do Governo da República Democrática do Congo (RDC), Mende Omalanga, refutou as últimas ameaças da embaixadora dos Estados Unidos junto da Organização das Nações Unidas (ONU)  para que o país organize eleições gerais em 2018 sob pena de perder todo o apoio internacional.

Para Mende, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) deve clarificar a data da organização das eleições, pois  é a única entidade habilitada a convocar eleições, de acordo com a Constituição do país.

"A Sra.Nikki  não representa a comunidade internacional, mas um país na comunidade internacional. E é a CENI que vai dizer se  ela pode ou não organizar as eleições em 2018 e não uma embaixadora  de um país estrangeiro", declarou  o porta-voz do Governo.

A representante permanente dos Estados Unidos junto das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, recomendou, sexta-feira, após negociações com  os responsaveis da CENI,  a realização de eleições gerais próximo ano sob pena de a RD Congo ficar sem o apoio da comunidade internacional e dos Estados Unidos.

Para a embaixadora americana, a ausência de eleições está na base das violações de mulheres, do recrutamento de crianças para os grupos armados e das gravidezes  indesejáveis.


Foto: Internet