sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MINISTÉRIO DO INTERIOR GUINEENSE GARANTE SEGURANÇA DURANTE COMÍCIOS DO COLETIVO DE PARTIDOS DEMOCRÁTICOS?? UNIDOS

O Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública, Célsio de Carvalho, garantiu esta quinta-feira, 26 de Outubro 2017, que os agentes da ordem pública (POP) e da Guarda-Nacional (GN) vão assegurar e criar condições necessárias para realizações dos três comícios  agendados pelo Coletivo dos partidos políticos democráticos que congrega 17 partidos com e sem assento parlamentar nos dias 27, 28 e 29 do mês em curso.

Célsio de Carvalho, falava numa conferência de imprensa esta tarde realizada em Bissau no Ministério do Interior para informar que o Ministro da tutela, Botche Candé, autorizou aos comissariados da POP e da GN, através de um despacho para tomarem todos os dispositivos que garantam a segurança durante as manifestações agendadas pelo recém criado Coletivo dos partidos democráticos.

“Em termos da legalidade, baseando na lei das manifestações estes comícios agendados não estão enquadrados, por não respeitarem os pressupostos do quadro legal que rege as manifestações. Outra ilegalidade tem a ver com a sigla Coletivo, mas decidimos pôr isso tudo de parte, devido ao despacho emitido pelo ministro da tutela, Botche Candé”, informou Célsio de Carvalho.

O Comissário da POP exortou os organizadores do evento para estarem preparados a fim de evitar infiltração de pessoas estranhas que muitas vezes acabam por cometer vandalismo.

“Queremos informar e chamar atenção que polícias da ordem pública em colaboração com guarda nacional, estão preparados para desmantelar qualquer ato que pode pôr em causa a ordem pública, portanto vamos garantir todas as condições para que as manifestações corram bem e de forma pacífica”, assegurou Célsio de Carvalho.

De recordar que os três comícios agendados em três localidades em Bissau nomeadamente, Arredores da Meteorologia, Campo de Lala Quema e Praça de Bandim.

Por: Aguinaldo Ampa