O PAIGCWOOD nem sequer foi capaz de conservar, pelo menos, as infraestruturas e o património herdados da administração colonial, tudo se encontra na mais completa degradação. JOMAV, contamos consigo para limpar a imagem do PAIGC de Cabral que está completamente manchada desde independência a esta parte, ou seja, correr com os agentes ao serviço da máfia infiltrados no PAIGC de Cabral.
Bissau,10 Out 17 (ANG) – O Centro de Produção de Documentos Biométricos (CPDB) do sector de Bubaque funciona actualmente na residência do Secretário da Administração local, porque o edifício onde operava está num estado avançado de degradação.
Em declarações à imprensa o administrador do referido Centro, Toni Tavares pede ao governo para que, através do Ministério da Justiça, providencie uma instalação própria para que o serviço possa funcionar em melhores condições.
Tavares disse que dispõe de todos os meios materiais necessários para a produção de documentos, mas lamenta a fraca afluência dos cidadãos para a aquisição de Bilhete de Identidade (BI).
“A nossa produção diária varia de 7 a 10 bilhetes de identidade. Isso não é possível dada a dimensão do sector de Bubaque, com a excepção do período das matrículas nas escolas públicas, única altura em que produzimos mais”, informou.
Segundo o administrador, essa fraca procura do BI tem a ver com a pouca importância que a população local dá ao documento, e também com o desconhecimento da existência do centro.
Disse que essa situação já originou a criação de brigadas móveis que percorreram várias zonas longínquas emitindo Certidão de Nascimento e BI aos cidadãos.
Para além disso, conforme Toni Tavares, campanhas de sensibilização com apoio de uma das Rádios Comunitários sobre a importância do Bilhete identidade são frequentemente levadas a cabo para possibilitar que mais cidadãos tenham o seu BI.
O Centro de Produção de Documentos Biométricos do Sector de Bubaque funciona há anos e já produziu mais de mil Bilhetes de Identidade.
ANG/LPG/ÂC/SG