Desde a muito tempo e ao longo dos anos e desde a tomada de independência, que o departamento da EAGB não vinha gozando de bons serviços e bons resultados. Os tempos passaram e as coisas mudaram.
A capacidade dos homens e dos seus técnicos foram postos a prova e o incrível começou a dar sinais positivos.
Com uma equipa capaz e dinâmica o ministro da ENERGIA Florentino Mendes Pereira seleciona os seus pupilos e entre eles o seu DG René Barros e dá se o inico do grande desafio: A criação de uma EAGB com rosto e caracter nacional.
Com bastantes dificuldades, muitas barreiras e obstáculos pelo percurso, esta caminhada tornou- se num pesadelo terrível, mas um sonho possível a se concretizar.
René Barros, actual DG da EAGB tornou- se num alvo abater por muitos que cobiçavam e continuam cobiçando este posto. Com insultos e calunias, este homem ignorou a tudo e a todos, concentrando- se na sua actividade que o estado guineense lhe atribuiu.
A sua capacidade de liderança e de confiança por parte do seu ministro Florentino Mendes Pereira fez com que a vontade e o empenho de René fosse ainda maior para com o desenvolvimento e as necessidades da população guineense.
Financiamentos, diferentes financiamentos para diferentes áreas foram conseguidos e alguns deles já em execução.
O Banco Mundial, o BOAD, o BADEA, o BAD, etc..., financiaram uma média aproximada de 75/ 100 Milhões de dólares. Tudo isto devido ao fruto de algo chamado credibilidade, verdade, transparência e humildade dos que hoje estão e representam esta instituição.
René Barros, mais conhecido por YU..., conduz o futuro desenvolvimento da EAGB de uma forma muito profissional e dinâmico.
Hoje quando falamos da EAGB, falamos de melhorias e condições a muito não visto.