Um missão do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) inicia hoje na Guiné-Bissau contactos com as autoridades para a revisão conjunta da cooperação com o país, anunciou a instituição.
Em comunicado, o BAD refere que durante a sua estada em Bissau, a missão vai ter encontros com as autoridades guineenses, incluindo o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, e o chefe de Estado, José Mário Vaz.
A missão vai também reunir-se com a União Europeia, Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e os ministros da Energia e da Agricultura.
Os encontros previstos visam "trocar informações sobre os aspetos fundamentais do Documento Estratégico para o país (para o período entre 2015 e 2019), incluindo os recentes desenvolvimentos macroeconómicos e setoriais, desafios e perspetivas de desenvolvimento a médio prazo", salienta no comunicado o BAD.
"A missão também discutirá sobre possíveis apoios do BAD à Guiné-Bissau", acrescenta.
A última revisão anual conjunta realizou-se em setembro de 2016.
Desde o início da cooperação entre a Guiné-Bissau e aquela instituição financeira, em 1976, já foram aprovadas 56 operações num montante de cerca de 200 mil milhões de francos cfa (cerca de 304 milhões de euros).
Fonte: Lusa, em DN