O antigo Primeiro - ministro de São Tomé e Príncipe, Guilherme Posser da Costa, foi constituido arguido no alegado caso de corrupção internacional envolvendo a LAM, linhas aéreas de Moçambique, e o operador brasileiro Embraer, um caso que se arrasta desde 2008.
O Ministério Público santomense já ouviu Guilherme Posser da Costa, ex- Primeiro-ministro santomense, e ex-presidente do MLSTP/PSD, no âmbito do caso Embraer, e admite-se que o Ministério Público venha a ouvir outras figuras santomenses envolvidas neste alegado caso de corrupção internacional.
Algumas fontes admitem que, depois do tratamento no Ministério Público, o processo será enviado para os Tribunais para efeitos de julgamento no início do próximo ano.
Em São Tomé e Príncipe, segundo algumas fontes, terão sido transferidas para uma conta criada no País centenas de milhares de dólares, num esquema de sobrefaturação da compra das aeronaves da Embraer destinadas às Linhas Aéreas de Moçambique, LAM. O caso tem ramificações no Brasil, Estados Unidos e Portugal.
Oiça aqui a crónica do correspondente em São Tomé, Maximino Carlos
Fonte: RFI