quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

PÍLULA AUMENTA RISCO DE CANCRO DA MAMA

Novo estudo confirma que uso de contraceptivos hormonais causa 13 vezes mais casos de cancro ao ano.

As mulheres que consomem pílulas anticoncecionais ou dispositivos contracetivos que libertam hormonas (DIU), enfrentam um maior risco de vir a contrair cancro de mama. É o que diz um estudo elaborado por cientistas na Dinamarca e publicado esta quarta-feira.

O estudo que acompanhou 1,8 milhões de mulheres dinamarquesas durante mais de uma década, chegou a conclusões alarmantes sobre os anticoncecionais mais modernos. Muitas mulheres acreditam que os novos métodos são mais seguros do que aqueles que as gerações passadas tomavam, porque teriam menos quantidade de estrogénio. A pesquisa agora feita sugere que a hormona da progesterona usada pode ser a grande causadora do aumento do risco de cancro. 

O novo artigo estimou que o uso de contracetivos hormonais causa 13 vezes mais casos de cancro de mama ao ano, por cada 100 mil mulheres. Isto significa que, para cada 100 mil mulheres que usam o controlo de natalidade hormonal, existem 68 casos, em comparação com os 55 casos de mulheres que não usam métodos contracetivos hormonais. 


Este é o primeiro estudo a examinar os riscos associados às formulações atuais das pílulas e dispositivos num grande número populacional. Embora tenha contribuído para a investigação dos casos de cancro, o estudo foi limitado porque não levou em consideração fatores como atividade física, amamentação ou consumo de álcool, que também podem influenciar, segundo disseram os autores.

Fonte: cm