sábado, 12 de abril de 2014

FORMADO NOVO GOVERNO NO MALI


Le nouveau premier ministre malien Moussa Mara, en 2003 à Bamako.
O novo primeiro-ministro do Mali, Moussa Mara(na foto), formou governo na sexta-feira, tendo o anterior ministro dos Negócios Estrangeiros passado a ocupar a pasta da Reconciliação, numa altura em que a nação dividida recupera de um conflito ruinoso.
Antigo ministro do Urbanismo e Política Urbana, Moussa Mara, de 39 anos, foi designado primeiro-ministro no fim de semana passado depois de o anterior primeiro-ministro Oumar Tatam Ly – o primeiro após o fim do conflito – se ter demitido, após pouco mais de seis meses em funções.
A composição do novo governo, anunciada em decreto presidencial lido na televisão pública, coloca a reconciliação no topo das prioridades.
O novo primeiro-ministro do Mali prometeu "consertar o tecido social, traumatizado pelos problemas dos últimos anos".
Mara disse esta semana que pretende fortalecer o governo e serviços públicos, e melhorar as relações entre os cidadãos e o estado.
No novo governo composto por 31 ministros – contra 35 no anterior executivo – Zahabi Ould Sidy Mohamed, um nativo de Tombuctu (noroeste do Mali), é o novo ministro da Reconciliação, substituindo Cheick Oumar Diarrah, que abandona o governo.
Ould Sidy Mohamed é substituído no Ministério dos Negócios Estrangeiros pelo diplomata Abdoulaye Diop.
Depois de um conflito de 18 meses, de contornos políticos e militares, os rebeldes e o Governo do Mali assinaram um acordo de paz em junho de 2013, na capital do Burkina Faso, Ouagadougou.
A formação do Governo pós-conflito, anunciada em setembro do ano passado, ficou então marcada pela criação de um ministério da Reconciliação e do desenvolvimento do norte.