sábado, 5 de abril de 2014

UGANDA: POLÍCIA ATACA PROJECTO CONTRA AIDS FINANCIADO POR EUA


Campala - A polícia de Uganda entrou nas instalações de um projecto contra a AIDS, financiado pelos Estados Unidos, por "incitar os jovens à homossexualidade" - informou o governo, semanas depois que o presidente promulgou uma polémica lei anti-gay.
Representantes do projecto Walter Reed - que proporciona tratamento às pessoas infectadas com o vírus da AIDS - anunciaram que as operações foram suspensas em virtude da prisão de um de seus funcionários.

Esta seria a primeira reacção deste tipo desde que o presidente ugandense, Yoweri Musevini, promulgou em Fevereiro uma lei que determina prisão perpétua para os homossexuais e incentiva delações.
           
A lei anti-gay virou alvo de reprovação internacional, e chegou a ser comparada às práticas anti-semitas da Alemanha nazista pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
              
"A polícia invadiu hoje o projecto Walter Reed por incitação à homossexualidade", explicou à AFP o porta-voz do governo, Ofwono Opondo.               
A polícia minimizou o incidente. "Não foi um atentado contra o projecto Walter Reed", afirmou à AFP o porta-voz da polícia de Campala, Ibn Senkumbi. Fonte: Aqui