segunda-feira, 1 de junho de 2015

CÔTE D'IVOIRE:MAIOR LICEU FRANCÊS REABRE AS SUAS PORTAS NA TERÇA-FEIRA

 Resultado de imagem para bandeira costa do marfim
Abidjan - O maior liceu francês de Abidjan, pilhado e incendiado na sequência das manifestações anti-francesas, reabrirá oficialmente as suas portas na terça-feira, onze anos após o seu encerramento e 15 milhões de euros em trabalhos de reabilitação, anunciou hoje (segunda-feira), em Abidjan, o seu reitor Jean-Chistophe Deberre, citado pela AFP.

"Trata-se de um renascimento para o liceu internacional francês Jean Mermoz", "o decano e o mais importante" dos estabelecimentos de ensino francês convencionados de Abidjan que asseguram a escolarização de cerca de três mil crianças do primário ao bacherelato", congratulou-se Deberre.  
 
A cerimónia de inauguração terá lugar terça-feira na presença de Dominique Ouattara, esposa do presidente ivoiriense Alassane Ouattara.
 
O governo ivoiriense que pretendia "essa abertura o mais depressa possível" "concedeu" 15 milhões de euros para a reabilitação desse liceu criado nos anos 1960, um montante que será "reembolsado".             
 
A reabertura do liceu Mermoz, que antes do fim dos trabalhos acolhia 800 alunos, pesou "enormemente" no regresso a Abidjan do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), anunciou no final de Agosto, após um decênio de delocalização em Túnis, devido a instabilidade política na Côte D'Ivoire.
 
"O Liceu Mermoz permite restaurar a capacidade económica (...) e a polarização sobre Abidjan de um número crescente de empresas internacionais, nomeadamente o BAD", saudou Deberre.             
 
Em Novembro de 2004, os "jovens patriotas", partidários do ex-presidente Laurent Gbagbo, tinham desfilado nas ruas de Abidjan para denunciar a destruição pelo exército francês da aviação ivoiriense, em riposta a um bombardeamento de um campo militar em Bouaké (centro) durante o qual nove soldados francês e um civil foram mortos. Fonte: Aqui