quinta-feira, 4 de junho de 2015

METEOROLOGIA AFIRMA QUE CAMPANHA AGRÍCOLA PODE SER AFECTADA PELA FALTA DA CHUVA

image
A Campanha Agrícola 2015 poderá ser afectada pela pouca quantidade da chuva que se prevê. Segundo a Previsão Sazonal de Precipitação para a campanha Agrícola 2015/2016 divulgada pelo Instituto Meteorológico da Guiné-Bissau haverá uma queda irregular das chuvas em todo o território nacional sobretudo nos primeiros três meses.
 
O documento técnico foi divulgado esta quinta-feira, 4 de Junho, durante um encontro de restituição sobre os resultados do 2° Fórum de Previsão Sazonal de Precipitação para os Países Sudano-Sahelianos no qual participaram vários técnicos de departamentos ligados à previsão mateológica, designadamente o Ministério da Agricultura, Agência das Nações Unidas para Agricultura, Secretaria de Estado de Transportes e Telecomunicações e Organizações Ambientalistas.
 
A Previsão publicada cobre um período temporal de seis meses, divididos em duas fases, a primeira fase abrange meses de Junho, Julho e Agosto e segunda vai de Agosto a Setembro.

 O director de Serviço da Rede de Observação de Instituto Nacional de Meteorologia, Cherno Luís Mendes, disse que os dados à sua disposição apontam para a irregularidade das chuvas durante a presente época chuvosa tal como havia acontecido no ano anterior.
 
Explicou por um lado que a tendência da existência de sequências de dias sem chuvas mais longas afectará outros países da África Ocidental, nomeadamente a Guiné-Conacri, Serra-Leoa, Libéria, a metade Oeste da Costa de Marfim.
 
Esta situação, com um real impacto na economia de cada um dos países afectados, o aumento da temperatura nos oceanos e a pressão do deserto, figuram entre os factores que ameaçam a biodiversidade.
 
Contudo, Cherno Luís Mendes informou que em relação à Guiné-Bissau poderá haver uma melhoria na queda das chuvas entre os meses de Agosto e Setembro. O responsável aconselha aos agricultores no sentido de diversificarem as culturas, recorrendo ao uso de variedades de sementes resistentes à seca ou sementes de ciclos.
 
Por: Tiano Badjana