segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CRISE POLÍTICA :CIDADÃOS NACIONAIS SE DIVERGEM QUANTO A PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Ponto a reter: Quentim Sanhá responsabiliza o PAIGC pela actual situação vigente no país há mais de um ano, devido as suas divergências internas.

Bissau,31 Out 16 (ANG) – Alguns cidadãos nacionais propuseram hoje a dissolução do parlamento e formação de um governo de iniciativa presidencial como forma de ultrapassar a actual impasse político prevalecente no país.
 
Na auscultação feita pela ANG, outros defenderam o regresso dos  15 deputados do PAIGC expulsos do partido de maneira a por fim à crise política que paralisa vida do país há mais de ano. 
 
Por exemplo, o Pastor Virgulino Gomes propõe a dissolução do parlamento pelo Presidente da República e a formação de um governo de iniciativa presidencial que terá como missão organizar novas eleições, caso contrário, segundo Gomes, o país vai  continuar na situação de instabilidade governativa.  

Reportagem: DELEGADO DE SAÚDE DE QUÍNARA PEDE MÉDICOS ESPECIALISTAS E PARTEIRAS PARA SALVAR VIDAS HUMANAS

O delegado regional de saúde, Humberto N’Bunhe N’tchala pediu médicos especialistas e parteiras para salvarem vidas da população da região de Quinará, que se encontra situada no Sul da Guiné-Bissau. Uma região com população estimada em 63.610 habitantes (sessenta três mil seiscentos e dez), de acordo com o senso de 2010, porém dispõe de 14 estruturas sanitárias (centros), nove das quais funcionam de momento. Em toda a região há apenas dois médicos de clínica geral. Os populares da zona juntaram igualmente as suas vozes com a do delegado para exigir as autoridades sanitárias o envio de médicos e parteiras para a região.

O repórter do Jornal ‘O Democrata’ esteve este fim-de-semana naquela região, onde constatou ‘in loco’ as dificuldades que as estruturas sanitárias daquela zona enfrentam, em particular, no que concerne à falta de médicos e parteiras. Alguns centros estão mesmo fechados há mais de dez anos devido à falta de técnicos e outros por causa do estado avançado da degradação em que se encontram.

ANP: FUNCIONÁRIOS AMEAÇAM BOICOTAR ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO CASO NÃO FOREM PAGOS

Bissau, 31 Out 16 (ANG) – O Sindicato dos Funcionários Parlamentares (SINFUP), anunciou hoje que irá boicotar nos próximos meses, a sessão da abertura do ano legislativo, caso não forem pagos os dois meses de salário em atraso. 
 
Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), o Presidente de Sindicato dos Funcionários Parlamentares, Abel Augusto Tchuda, disse  que os funcionários da ANP não recebem desde  Setembro os seus salários, enquanto que nas outras Instituições todos os funcionários já foram pagos. 

POLÍTICA: “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É O FULCRO DA CRISE QUE SE VIVE NO PAÍS”, ACUSA NUNO NABIAN

Caro Nuno Nabiam, não seja parcial, tenha a coragem de apontar o dedo ao seu amigo "di cumé cumé", DSP e os demais gangues do PAIGC, entre os quais, Jiló Cipriano Cassamá, Inácio Correia(Tchim), Manecas dos Santos, como responsáveis  pela crise que assola o país há mais de um ano. Estamos fartos do PAIGC dos bandidos e criminosos acima mencionados!
 
Bissau, 31 Out 16 (ANG) - O líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) acusou o Presidente da República de ser o principal responsável pelo impasse político que paralisa o país há mais de um ano.
 
Nuno Gomes Nabian
Nuno Gomes Nabian que falava no último fim-de-semana na tabanca de Tchokmon, no sector de Bula, zona norte afirmou que José Mário Vaz criou o problema  de forma desnecessária e para satisfazer seus interesses pessoais. 
 
Adiantou que decidiu representar a voz do povo e convidar as outras formações políticas e a população em geral para protestarem contra esses “abusos e  má governação”.

MULHER CONVENCE 20 NAMORADOS A DAREM-LHE UM IPHONE 7…DE SEGUIDA VENDE E COMPRA CASA PRÓPRIA

Kuma i tene 20 rapazes, ma i mara elis mon, é tipo i só pa lundjissil.
 
O inusitado aconteceu na República Popular da China. Onde uma mulher conseguiu comprar uma casa avaliada em 15 mil euros, depois de convencer os seus 20 namorados a lhe oferecerem um iPhone 7.
 
Esta é a história de momento que se tornou viral na Weibo, a rede social também conhecida como o Twitter chinês. A discussão ultrapassou os 13 milhões de comentários.

MOÇAMBIQUE: ESQUADRÃO DA MORTE ASSASSINA MAIS UM MEMBRO DA RENAMO

A crise Política e Militar que vem se alastrando desde a divulgação dos Resultados das últimas eleições Gerais, em que Filipe Nyusi e o partido dos camaradas foram os grandes vencedores, continua ceifando vida de muita gente.
 
Fontes próximas do maior partido da oposição da nossa pérola do “Atum”, avançaram que mais um dos seus membros foi assassinado por esquadrão da Morte.

CIMEIRA DA CPLP: MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS REPRESENTA GUINÉ-BISSAU


Bissau, 31 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Soares Sambu, vai representar o país na cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Brasil, disse hoje à Lusa fonte da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, o chefe de Estado, José Mário Vaz, decidiu abdicar da participação no encontro devido às consultas em curso, visando a saída da crise política no país.
 
José Mário Vaz disse há 10 dias que queria escolher um novo primeiro-ministro antes de partir para a cimeira dos chefes de Estado da CPLP e levar "uma posição mais clara sobre o que se passa no país e o que foi feito pelos guineenses".

INCIDENTES E ABSTENÇÃO MARCAM REFERENDO NA COSTA DO MARFIM

default
 
O referendo sobre a nova Constituição costa-marfinense, que este domingo chamou às urnas 6,3 milhões de eleitores, foi manchado por vários incidentes em assembleias de voto. Governo afirma que a votação correu "bem".
 
Grupos de jovens interromperam a votação e vandalizaram assembleias de voto em dois bairros populares de Abidjan, em Gagnoa, a 270 quilómetros a oeste da capital e reduto do ex-Presidente Laurent Gbagbo, assim como noutras localidades.

DIABETES CAUSA MAIS AMPUTAÇÕES QUE EXPLOSÃO DE MINAS NA GUINÉ-BISSAU - MÉDICO

A amputação devido a diabetes suplantou o rebentamento de minas como principal causa de colocação de próteses em Bissau, disse à Lusa o diretor do único centro de tratamento na capital guineense.
 
Até agora, quem recebia próteses era geralmente vítima de minas terrestres abandonadas no solo em conflitos militares, mas a tendência está a mudar, ao mesmo tempo que o número de utentes cresce, alertou Kennedy Araujo, médico ortopedista e diretor do centro de no Bairro de Quelelé.

domingo, 30 de outubro de 2016

CAPITALISMO, IDEOLOGIA DO INDIVIDUALISMO E SOLIDÃO NO SÉCULO XXI

 
Capitalismo, teu nome é solidão. Os seres humanos, mamíferos ultrassociais cujos cérebros precisam do estímulo do outro, estão sendo separados por mudanças tecnológicas e pela ideologia do individualismo. Este apartamento é causa de uma epidemia de doenças psíquicas
 
O que poderia denunciar mais um sistema do que uma epidemia de doença mental? Pois ansiedade, estresse, depressão, fobia social, desordens alimentares, automutilação e solidão atingem cada vez mais pessoas em todo o mundo. A última ocorrência — divulgação de dados catastróficos sobre a saúde mental das crianças inglesas — reflete uma crise global.

Crônica: TUA DOR É MINHA E NOSSA LÁGRIMA

image
Há muitas crianças nas mesmas condições ou ainda piores que Totala, tanto na nossa capital Bissau, assim como no interior do país. Aqui na nossa rua é quase normal ver menores a trabalharem como se fossem adultos. Um exemplo vivo é a pequena Totala.

No dia 1º de Junho deste ano (2016), fui obrigado a fazer algo em sua homenagem, dedicando-lhe esta data tão importante na vida de qualquer um de nós, porque todos passamos pela infância.
Como não sei o seu nome, trato-lhe por Totala [sem nome – na língua mandinga]. Trata-se de uma menina que sempre vem apanhar água no poço da nossa residência. Ela pode ter cerca de dez anos de idade ou menos. Não consigo precisar sua idade, porque nunca lhe perguntei nada disso, ao longo das oportunidades que tive para tentar impedi-la de apanhar água, devido à sua idade e ao perigo que aquela actividade e o balde cheio de água constituem para uma criança.

O GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU, LIDERADO POR BACIRO DJÁ OFERECEU DUAS VIATURAS A EQUIPA TÉCNICA DA SELEÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL

O governo da Guiné-Bissau, liderado por Baciro Djá, ofereceu, na sexta-feira, duas viaturas a equipa técnica que garantiu a primeira presença da selecção nacional de futebol na fase final de um CAN. Uma espécie de prenda pelo feito inédito.

Baciro Cande, selecionador principal, recebeu as chaves da Volkswagen Touareg, enquanto que a viatura ( Nissan Murano) fica à disposição de Romao Dos Santos e os restantes elementos da equipa técnica, disseram fontes do executivo.
 
A seleção nacional vai integrar o Grupo A do CAN-2017, juntamente com Gabão, Camarões e Burkina Faso.

A Guiné-Bissau estreia-se no torneio no dia 14 de janeiro, frente ao Gabão, país anfitrião da prova.
Fonte: Jornalista, Braima Daramé, via facebook

Opinião: RESGATE SELETIVO!

image
 
Por: Domingos NHAMA LACERDA VAZ COSTA
Economista
Ao falar da nossa relação económica com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Trienal no Âmbito da Facilidade de Crédito Alargado (ECF[1]), é importante frisar que assinamos o primeiro acordo em 27 de Agosto de 1984 e o segundo em 18 de Janeiro de 1987 (Ajustamento Estrutural) com o intuito de financiar o balanço de pagamento (BTC+CCF+EO) e os sucessivos défices do Orçamento Geral do Estado. E para ter acesso aos financiamentos é recomendável cumprir regras relativamente rígidas (regras de condicionalidade), ou seja, empresta quem cumprir as “regras do jogo” e “quem não obedece as regras sofre”. Portanto, estamos a tratar de um contrato sensível que requer sacrifícios sociais e uma certa perda de autoridade na condução da política económica. Por esta razão, é necessário retidão na gestão dos recursos financeiros e fiscalização eficaz na execução dos empréstimos por parte dos Deputados da Nação e do Tribunal de Contas.

HOMEM ESTUPRA A PRÓPRIA MÃE DE 73 ANOS

Dois homens com idades compreendidas entre 43 e 40 anos, estão a ver sol pelos quadradinhos sob a acusação de estupro. O primeiro é acusado de ter estuprado a sua própria mãe de 73 anos e o segundo está sendo acusado de ter estuprado menor de apenas 11 anos de idade, isto na República Sul Africana.
 
No primeiro incidente, alega-se que no dia 16 de Maio ano corrente, por volta das 01:00h da madrugada, um homem de 43 anos de idade entrou no quarto de sua mãe de 73 anos de idade enquanto ela dormia.
 
O cadastrado quebrou a porta com um machado, quando lá se introduziu ameaçou matá-la.
 
O filho cruel, em seguida, despiu e estuprou sua própria mãe. A vítima relatou o incidente para sua filha, que por sua vez, informou a polícia, portanto, essa conseguiu prender o cadastrado.

sábado, 29 de outubro de 2016

Crônica: À PROVA DO MACHADO

otinta-age
E todos os olhares se viraram para onde vinha a voz. Não se sabia ao certo se o Chefe estava louco, ou se estava possesso por demónio, ou se era um intriguista embutido, ou se era burro pra cachorro; ou se era ainda um sujeito dissimulado que passara anos a gozar de bom nome quando, na verdade, era um grande mentiroso, e vigarista prime.

Não se sabia nada. E o barco que estava a atravessar o grande rio do Geba, ia afundando mas, paradoxalmente, acolhia serenamente o sofrimento da embarcação. Só não se sabia para que ilha se estava a ir. Se era para as ilhas do Norte, ou se para as do Sul, seja ela continental, seja ela insular, ou se paras as ilhas do leste. E a região noroeste, da capital, também era para lá que se seguia?
Never. Estava a embarcação a ir para lugar nenhum. Pois, o piloto do barco, o Capitão de gravatas e de lopés, seguia soturno. Pois, nas suas viagens de marinha mercante, aportara em terras de reis, em reinos fundados há mais de 3 a 4 décadas para aprender como é que se instauravam as monarquias, ainda que não pertencente ao sangue azul, ainda que não fosse da linhagem dos jagras; queria, contudo, e a todo o custo, instalar-se no trono, numa ilha desconhecida dos seus. Tão ingenuamente ele que vinha doutras paragens para ser educado por outrem no coração do chão sagrado de NTin.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU E NAÇÕES UNIDAS ENTREGAM CABAZES PARA REINSERÇÃO DE MULHERES

O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) entregaram hoje cabazes a 26 mulheres tratadas a fístula obstétrica para promover a sua reinserção social.

Os cabazes incluem sacos de 50 quilos de açúcar, arroz e outros produtos domésticos.

"Pretende-se dar a estas mulheres a oportunidade de desenvolverem pequenos negócios e gerarem rendimentos para que possam contribuir para a economia familiar, permitindo-lhes retomar as suas vidas", referiu Kourtoum Nacro, representante do UNFPA na Guiné-Bissau, durante a cerimónia de distribuição.

SAÚDE PÚBLICA: OFTALMOLOGISTA ADVERTE SOBRE CONSEQUÊNCIAS DO USO DE ÓCULOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

Bissau,28 Out 16 (ANG) – O Chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Nacional “Simão Mendes” apela aos guineenses para se  abdicarem de uso de óculos de vista sem  prescrição médica.

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné, o médico Oftalmologista Meno Nabicassa, disse que é preciso deixar a prática de automedicação que se verifica no país, principalmente em relação ao uso de óculos graduados ou de correção de vista.

Meno Nabicassa avisou que o uso de óculos sem orientação médica, acarreta consequências imprevisíveis, nomeadamente fadiga, crescimento da catarrata  nos olhos devido ao esforço para tornar a imagem mais nítida, e stress.

EMBAIXADOR PLENIPOTENCIÁRIO É PARA QUEM PODE


A nomeação de figuras como Dr. Hélder Vaz para cargos públicos são actos de elogiar. Quantos Embaixadores de carreira, já tivemos muitos por mundo fora a representar o nosso país e não deram conta do recado, pelo contrário, puseram em causa a imagem do País devido aos comportamentos viciados ao longo das missões que lhes foram conferidas.  

CARLOS LOPES DESTACA INDUSTRIALIZAÇÃO AFRICANA COMO PRIORIDADE

Secretário-executivo da Comissão Económica para África falou com a Rádio ONU em sua última semana no posto; Lopes citou ainda a introdução da ideia da industrialização verde.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Outubro é último mês do guineense Carlos Lopes como chefe da Comissão Económica para África, ECA. Ele foi nomeado para o posto em 2012 pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

OPINIÃO: FCFA, 18 ANOS DA ESCORRERIA MONETÁRIA FRANCESA NA GUINÉ-BISSAU

Lassana Mané, Economista e Planificador  Financeiro | lasmane@gmail.com

Vamos refrescar a memória com este artigo que foi publicado em Maio de 2015, no site gbissau.com.  É como o vinho do Porto, vale a pena ler.

“…Por dever moral e pelo valor da justiça e da liberdade que me caracteriza, recuso a cumplicidade, através do silêncio, na assistência ao genocídio silencioso da França, através do sistema de gestão do FCFA, contra as populações dos países da zona franca através do controle que exerce no conselho da administração do BCEAO e da moeda FCFA, para manter esses países na dependência e na pobreza”.

Por Lassana Mané, Economista e Planificador  Financeiro | lasmane@gmail.com

A Guiné-Bissau celebrou neste mês de Maio de 2015 os seus 18 anos de adesão à União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA), uma zona monetária criada em 1939 pela França, depois da crise financeira mundial de 1929, com o objectivo de  proteger a sua economia e o seu comércio exterior.

Em 1945, General De Gaulle, antigo presidente da França, criou o FCFA que significa literalmente Franco das Colónias Francesas da África, que a partir dessa data passa a ser a moeda única para todos os países que compõem a Zona franca.  Constitucionalmente, o FCFA pertence à França porque foi ela que a criou através do artigo 3 do decreto 4501/36 (Le Franc CFA et l’Euro contre l’Afrique) [Nicolas Agbohou, 2000).

A França, através do FCFA, rouba abusivamente, de forma legal, e importa gratuitamente todas as matérias primas dos países da UEMOA.

GUINÉ-BISSAU ARRECADOU 21,8 ME COM EMISSÃO DE TÍTULOS DO TESOURO

A Guiné-Bissau arrecadou 14,3 mil milhões de francos CFA (21,8 milhões de euros) numa venda de títulos do tesouro realizada na terça-feira, anunciou hoje a agência da União Monetária de África Ocidental (UMOA, sigla francesa).

As propostas de compra ascenderam a 17 mil milhões de francos CFA e 14,3 mil milhões foram aceites - um valor superior aos 13 mil milhões previstos inicialmente no anúncio da emissão de dívida.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

“DA HISTÓRIA PELA HISTÓRIA” – RESPOSTA DE HISTORIADOR MÁRIO CISSOKO

Mário Cissoko, Historiador e Combatente da Liberdade da Pátria

Fonte: gbissau.com

Sou Historiador, Combatente e um curioso, mas não sou parcial. Quem quiser algum debate sério sobre a História da Guiné, por exemplo da sua nascença [1885] a 1980, ou mais do que isso, que venha a Bissau com calmantes na sua bagagem, porque terá muitas surpresas vergonhosas no caso dos seus heróis cujo perfil macabro ele pretendeu branquear com insultos reveladores da sua falta de argumentos sequer inconsistentes.

Não me preocupa a histeria doutrinal dos nostálgicos de uma causa já julgada pela sua própria natura. Serão verdadeiros combatentes esses conspiradores da sombra e torcionários voluntários que mutilaram e assassinaram presos políticos e Comandantes da Luta no pós-luta? Os insultos entre outras palavras deslocadas contra a minha pessoa não merecem uma réplica igual, pois os seus autores e comanditários, energúmenos da pior espécie humana, demonstraram não só a sua baixeza da qual se nutre a sua pobreza mental, mas o seu baixo nível científico gerado pela cultura da estupidez tendo vigorado na ex-Polícia Política do Clã de Cabral desde a luta armada de libertação nacional na Guiné.

LADRÕES INVADEM CASA DE “LOBISOMEM GAY” E SÃO ESTUPRADOS POR 5 DIAS

Uma dupla de ladrões invadiram a casa de Harry Harrungton, popularmente conhecido por “Lobisomen Gay”. Um homem com antecedentes por “abusar de homens”, e foi o que aconteceu a estes ladrões por 5 dias a fio !
Garfield Morgan de 54 anos e o seu colega de “profissão” com 36, já tem uma longa carreira no mundo do crime, e como qualquer criminoso, queriam terminar a suas carreiras em grande estilo, mas a carreira terminou de uma forma que eles não esperavam.
Harry Harrungton tem 2.5m de altura e quase 150 quilos de pura massa muscular. Com vários problemas com a justiça ele já teve várias acusações por alegadamente ter “abusado” de outros homens, e os bandidos em vez de o evitarem, foram assaltar-lhe a casa ! Fonte: http://noticias.mozmassoko.co.mz

OS EXPLOSIVOS E-MAILS DE HILLARY CLINTON

Por: Manlio Dinucci *

De tempos em tempos, para fazer um pouco de “limpeza moral” com objetivos político-midiáticos, o Ocidente tira alguns esqueletos do armário.

Uma comissão do parlamento britânico criticou David Cameron pela intervenção militar na Líbia quando ele era premiê em 2011: não o criticou, porém, pela guerra de agressão que demoliu um Estado soberano, mas porque foi desencadeada sem uma adequada “inteligência”, nem um plano para a “reconstrução” [1].

O presidente Obama fez o mesmo quando, em abril passado, declarou ter cometido na Líbia o seu “pior erro”, não por tê-la destruído com as forças da Otan sob comando estadunidense, mas por não ter planificado o “day after”.

Ao mesmo tempo, Obama reafirmou seu apoio a Hillary Clinton, hoje candidata à presidência: a mesma que, na condição de secretária de Estado, convenceu Obama a autorizar uma operação clandestina na Líbia ( inclusive o envio de forças especiais e o armamento de grupos terroristas), na preparação do ataque aeronaval dos EUA /Otan.

Os e-mails de Hillary Clinton, que vieram sucessivamente à luz, provam qual era o verdadeiro escopo da guerra: bloquear o plano de Kadafi de usar o fundo soberano líbio para criar organismos financeiros autônomos da União Africana e uma moeda africana em alternativa ao dólar e ao franco CFA.

OS ESTADOS UNIDOS VÃO REFORMAR-SE, OU DILACERAR-SE?


Ao observar a campanha eleitoral presidencial norte-americana, Thierry Meyssan analisa a ressurgência de um velho e grande conflito civilizacional. Hillary Clinton acaba de declarar que esta eleição não versava sobre programas, mas sobre a questão de saber «Quem são os Americanos?». Não é baseados em questões políticas que os tenores republicanos acabam de retirar o seu apoio ao seu candidato, Donald Trump, mas antes a propósito do seu comportamento pessoal. Segundo o nosso autor, até à data presente, os Norte-americanos eram emigrantes vindos de horizontes diferentes e aceitando submeter-se à ideologia de uma comunidade especial. É este modelo que está em vias de se desfazer, com o risco de estilhaçar o próprio país.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

GÂMBIA É O TERCEIRO ESTADO AFRICANO A ANUNCIAR RETIRADA DO TPI

Internationaler Strafgerichtshof in Den Haag Niederlande (picture-alliance/dpa/J.Vrijdag) 
País acusa o Tribunal Penal Internacional de “perseguição aos africanos” e de não julgar os crimes de guerra de “pelo menos 30 países ocidentais”.
 
O ministro da Informação da Gâmbia, Sheriff Bojang, anunciou a retirada do país do Tribunal Penal Internacional (TPI). A partir desta decisão, a Gâmbia é o terceiro Estado africano a sair do TPI, depois que o Burundi e a África do Sul terem adotado medida semelhante.
 
O motivo da saída, segundo mensagem do ministro da Informação, seria a uma alegada "perseguição aos africanos, ” que o TPI estaria a promover. Bojang acusou o TPI dizendo que "pelo menos 30 países ocidentais cometeram crimes de guerra” desde a criação daquela instância, sem que tenham sido julgados por aqueles crimes, destacou o anúncio foi feito através da televisão nacional e difundido nas redes sociais na noite desta terça-feria (25.10). 

CRISE POLITICA

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, deu a entender que o acordo não prevê a nomeação de um novo primeiro-ministro e que não houve consenso sobre a figura para liderar o Governo Inclusivo e de Consenso.

Segundo Baciro Djá, o acordo de Conacri não prevê três nomes para chefiar o governo e não houve consenso sobre uma figura.


O primeiro-ministro entende que devem ser criadas condições para fazer funcionar o Parlamento, permitindo-lhe apresentar e aprovar os dois principais instrumentos de governação por ser um governo legalmente constituído.

"Somos um governo legalmente constituído e temos uma maioria no Parlamento. Estamos disponíveis a abrir o Executivo para a entrada da oposição", disse.

O chefe de Governo afirma que ele é fruto de alternativa governativa apresentada pelo PRS, asegunda força política mais votada nas eleições legislativas. Fonte: Jornalista, Braima Darame, via facebook

CRISE POLITICA: AUSCULTAÇÃO AOS PARTIDOS POLITICOS COM ASSENTO PARLAMENTAR E ANP


Presidente da República, José Mário Vaz
O PRS, a segunda força política mais votada, reafirma que não houve consenso em Conacri sobre a figura que vai liderar o novo Governo Inclusivo e de Consenso, disse Florentino Mendes Pereira, secretário-geral do partido.

O grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC volta a condicionar o diálogo com vista ao regresso à partido ao levantamento de todas as sanções impostas pela direcção do PAIGC. Exortam ainda o Presidente da República a usar a magistratura das suas funções com vista à implementação do acordo de Conacri, disse Braima Camará.

Camará insurgiu-se contra as interpretações diferentes que se faz do acordo em Bissau e afirmou que cabe ao Presidente escolher a figura da sua confiança que possa reunir maior consenso possível entre as partes. Ressalva que é reservado ao Presidente o direito de ser o único com responsabilidade de escolher entre os três nomes sugeridos a figura da sua confiança.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

CRISE POLÍTICA

José Mário Vaz ouviu hoje mais de 40 partidos políticos sem assento parlamentar no âmbito das auscultações com vista a implementação do acordo assinado em Conacri.

Marciano Índi, representante da APU PGB do ex-candidato presidencial, Nuno Gomes Nabian, disse que o Presidente mostrou que está perante um cenário em que não sabe o que fazer.

CAMPANHA DE VIL BAIXEZA E CALÚNIA CONTRA O DR. DOMENICO SANCA

 
De algum tempo a esta parte, após assunção em plenitude de função do atual governo liderado por Dr. Baciro Dja, temos vindo a assistir avalanche de ataques sistemáticos e seletivo a alguns membros do Governo, entre os quais o Dr. Domenico Oliveira Sanca, acusando-o de desvio do erário público para fins próprio. É pertinente que se diga, que o Dr. Domenico Sanca está a ser alvo de uma campanha de calúnia, mentiras e insinuações que não condiz com a sua maneira de ser/estar enquanto governante. Esta campanha de vil baixeza e desespero de causa (há impaciência é tão brutal por avidez de poder), engendrada pelos seus detratores, visa apenas, por um lado, denigrir a sua impoluta imagem que foi construída ao longo dos anos com muito sacrifício e sapiência, por outro, fazer transparecer que os atuais governantes são mais corruptos que os sucessivos membros dos anteriores governos do PAIGC, que foram demitidos justamente por desvio de erário público para benefícios de famílias, amigos, comadres e compadres etc. Enquanto Jurista e Cidadão do bem, ele tem discernimento suficiente para fazer destrinça entre o bem e mal, e o que é praticável e não praticável. Dotado desses valores inalienáveis, enquanto Diretor Geral das Alfandegas, teve oportunidade de gerir bilhões de Fcfa., provenientes da arrecadação de receitas, nunca lhe passou pela cabeça subtrair um tostão, se quer, por esse motivo nunca foi indiciado ou culpabilizado por desvio de procedimentos.

INE PUBLICA CLASSIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS DO PAÍS

Radio Sol Mansi, 25 Out 2016 - O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) procedeu esta terça-feira (25 de outubro) a publicação da classificação de actividades económicas da Guiné-Bissau que será seguida de um seminário de três dias sobre a classificação de bens e serviços

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Carlos Costa em representação do secretário de estado do plano que afirmou que não se pode produzir estatísticas fiáveis sem que ela seja elaborada na base de normas comum, adiantando que desta “ forma as classificações fazem parte desta norma e constituem um dos elementos chaves de todo o sistema na medida em que determina o conteúdo de diferentes postos retidos no dito sistema”.

A GUINÉ-BISSAU, COM UMA EXPANSÃO ECONÓMICA DE 4,8%, SERÁ O LUSÓFONO AFRICANO A REGISTAR O MAIOR CRESCIMENTO - RELATÓRIO FMI


Washington, 25 Out(Lusa)  - Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) vão crescer, em média, 1,3%, prejudicados pela recessão na Guiné Equatorial, que o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima chegar praticamente a 10% este ano e 5,8% em 2017.

De acordo com a edição de Outubro de 2016 do relatório sobre as Perspectivas Económicas Regionais para a África sub-sahariana, divulgado nesta terça-feira em Washington pelo FMI, a média das outras seis economias lusófonas em África chegaria a praticamente 3%, mesmo com Angola a escapar por pouco da contracção económica.

A Guiné-Bissau, com uma expansão económica de 4,8%, será o lusófono africano a registar o maior crescimento, seguido de perto por Moçambique, que apesar das múltiplas crises que atravessa, consegue registar um crescimento de 4,5% este ano, ainda assim o mais baixo deste século.

CHINÊS DIZ QUE VÊ O FUTURO NOS SEIOS (VÍDEO)

Um chinês criou uma metodologia para adivinhar o futuro completamente de todas as que já existiam. O idoso afirma que consegue ver o futuro ao apalpar os seios das mulheres que o procuram.

O vídeo, divulgado nas redes sociais, está a fazer sucesso.

Nas imagens vê-se o homem a tocar nos seios de uma mulher que, aparentemente, não se importa e acompanha atentamente a ação do homem na expetativa de saber o que lhe reserva o futuro.

Enquanto o chinês apalpa o seio da mulher, várias pessoas aguardam pela sua vez o que leva a crer que o vidente seja muito requisitado apesar da forma estranha como faz as suas previsões.

O que é estranho é que, de acordo com adivinho, as profecias só funcionam com mulheres, especialmente com as mais jovens.

As imagens foram feitas por um fotógrafo inglês que passava pelo local. Desde que colocou o vídeo no Youtube já foi visto mais de 100 mil vezes.

Fonte: Correio da Manhã

"ESPERO ESTAR AQUI PARA O ANO POR TER GANHO TUDO" – DANILO PEREIRA

O guineense Danilo, médio distinguido como "jogador do ano" na Gala dos Dragões de Ouro, sublinhou a vontade de repetir a presença na cerimónia no próximo ano e com títulos conquistados

"Estou muito orgulhoso por receber este Dragão de Ouro, ainda por cima das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. Quero agradecer aos colegas, ao staff, ao departamento médico, assim como ao presidente pela honra de ter a oportunidade de representar esta grande instituição que é o FC Porto. Quero também agradecer à minha família, que é a base de tudo", começou por dizer, assim que recebeu o Dragão de Ouro, esta segunda-feira.

"Espero que para o ano volte a estar aqui, não para receber um prémio individual mas para estar de consciência tranquila porque coletivamente ganhei tudo", rematou. Fonte: ojogo.pt

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

PR DA GUINÉ-BISSAU INICIA AUDIÇÕES PARA NOMEAR PRIMEIRO-MINISTRO

Bissau, 24 out (Lusa) - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, iniciou hoje uma audição a dirigentes do país visando a nomeação de uma figura de consenso para o cargo de primeiro-ministro que deverá ser também alguém da sua confiança.

José Mário Vaz ouviu hoje, em audiências separadas, os representantes da sociedade civil, das confissões religiosas e da Liga Guineense dos Direitos Humanos.
O chefe de Estado vai ouvir os partidos sem assento parlamentar na terça-feira e as forças eleitas na quarta, para decidir até final da semana, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA SUSTENTAR BOLSEIROS PARA RÚSSIA

Radio Sol Mansi, 24 Out 2016 - O Ministério da Educação Nacional diz não ter condições financeiras para sustentar a bolsa de estudo dos 54 bolseiros guineenses que deverão entrar para o presente ano lectivo na Rússia, por isso pede os familiares para sustentarem a bolsa e depois o ministério das finanças vai reembolsá-los
Os estudantes devem estar la ate dia 30 do mês em curso.

Esta situação motivou o encontro, esta segunda-feira (24/10), entre o ministério da educação, os pais e encarregados de educação e dos representantes dos educadores.

COMUNICAÇÃO SOCIAL: “A PROFISSÃO DE JORNALISTA DEVE SER EXERCIDA POR TÉCNICOS CAPACITADOS E CONSCIENTES DO PODER DA COMUNICAÇÃO “ DIZ O PRESIDENTE DA REPUBLICA

Bissau 24 Out 16) ANG) – O Presidente da Republica afirmou hoje que a profissão de jornalista constitui uma actividade de elevada responsabilidade e obrigações sociais, por isso, deve ser exercida por técnicos capacitados e conscientes do poder da Comunicação Social.

José Mário Vaz falava na cerimónia de abertura do Vº Encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa sob lema: A Regulação Editorial On line.

MINISTRO DAS FINANÇAS DIZ QUE É PRECISO AGIR RÁPIDO PARA CHEGAR A UMA ALFÂNDEGA MODERNA

Radio Sol Mansi, 24 Out 2016 - O ministro das finanças afirmou esta segunda-feira (24 de Outubro) que a Guiné-Bissau concorda que é preciso agir rápido com todas as sinergias requerida entre as diferentes administrações para se chegar a uma alfândega moderna.

Henrique Horta dos Santos disse igualmente que o acordo da União Aduaneiro significa a livre circulação dos bens originários dos estados membros, “a utilização da tarifa exterior comum, bem como e o estabelecimento de regulamentos de acompanhamento para a regulação dos procedimentos e a protecção de interesses de operadores económicos dentro da sub-região”, diz o ministro na cerimónia oficial do lançamento da tarifa exterior comum da CEDEAO.

GUINÉ-BISSAU VAI EMITIR 19,8 ME EM TÍTULOS DO TESOURO NA TERÇA-FEIRA

A Guiné-Bissau vai emitir 13 mil milhões de francos CFA (19,8 milhões de euros) em títulos do tesouro, na terça-feira, anunciou a agência de emissão e gestão da União Monetária de África Ocidental (UMOA, sigla francesa).

A UMOA dirige a operação de financiamento do Estado guineense que dá aos investidores diferentes taxas de juro a dois anos, prazo para o qual a última emissão (em abril de 2015) garantiu um rendimento médio de 6,17%.

Esta é a terceira vez e última vez que a Guiné-Bissau recorre aos mercados financeiros em 2016, depois de já ter emitido 24 mil milhões de francos CFA (36,5 milhões de euros) em dívida pública, segundo dados da agência da UMOA.

Fazem parte da união monetária o Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Togo e Guiné-Bissau. O Níger e o Senegal não fazem parte da UEMOA?

LFO // VM

Para os jornalistas da Lusa:
A União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA) é uma organização de integração regional criada por sete países da África Ocidental que têm em comum uma moeda única, o Franco CFA.

A UEMOA foi criada por um tratado assinado em Dakar, Senegal, a 10 de janeiro de 1994 pelos Chefes de Estado e de Governo do Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo. A 2 de maio de 1997, a Guiné-Bissau tornou-se o oitavo estado membro da União. Fonte: https://pt.wikipedia.org

JORNALISTAS DESCONFIAM DE POLÍTICOS SOBRE O CUMPRIMENTO DO ACORDO DE CONACRI

director-geral-da-ang-salvador-gomes
Os protagonistas da crise política e parlamentar que se vive no país rubricaram, na semana passada em Conacri, um ‘Acordo Político’ que visa desbloquear a Guiné-Bissau. O semanário O Democrata ouviu a opinião de Editores dos órgãos de Comunicação Social Público, Privado e de um jornalista ao serviço da imprensa internacional, sobre a possibilidade do cumprimento ou não do ‘Acordo de Conancri’ da parte dos signatários.

Trata-se do director-geral da Agência Noticiosa da Guiné (ANG), Salvador Gomes, do director-geral da Rádio Sol Mansi (RSM), Casimiro Cajucam, e do correspondente da Rádio Televisão Portuguesa (RTP), Ássimo Baldé.
Os jornalistas abordados desconfiam se os políticos irão mesmo cumprir ou mesmo respeitar o acordo, porque já se registam diferentes interpretações do documento. Consideram ainda que o documento é muito frágil, pelo que deveria ter um suporte legal, ou seja, fazê-lo na base da Constituição da República da Guiné-Bissau.
SALVADOR GOMES ADVERTE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A FRAGILIDADE DE ACORDO DE CONACRI

SEIS EM CADA 10 AFRICANOS VEEM COMO POSITIVA INFLUÊNCIA DA CHINA EM ÁFRICA


A maioria dos africanos (63%) vê a influência da China em África como positiva e o gigante asiático é o segundo mais votado, a seguir aos EUA, como modelo de desenvolvimento a seguir, segundo uma sondagem hoje divulgada.

China in Africa infographic by Afrobarometer

As conclusões são do Afrobarómetro (www.afrobarometer.org), um estudo realizado através de entrevistas cara-a-cara junto de mais de 54 mil cidadãos de 36 países africanos, representando as opiniões de mais de três quartos da população do continente.

ENTIDADES REGULADORAS LUSÓFONAS REUNIDAS EM BISSAU PARA DEBATER JORNALISMO NA INTERNET

O exercício responsável do jornalismo na Internet é o tema que está em debate durante esta semana, em Bissau, no quinto encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social de países e territórios de língua portuguesa.

O objetivo passa por "trocar experiências, mas também suscitar debates à volta do jornalismo na Internet", disse à Lusa Ladislau Embassa, presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social da Guiné-Bissau.

As recomendações e conclusões do encontro serão remetidas para o Parlamento e Governo, para criação de legislação e políticas, acrescentou.

EMPRESA CHINESA VAI CONSTRUIR CENTRAL ELÉCTRICA DE BIOMASSA NA GUINÉ-BISSAU

O governo da Guiné-Bissau rubricou quinta-feira com o empresário chinês Xuguang Li, presidente da Shenyang Lan Sa Trading Co Ltd, um acordo para a construção de uma central eléctrica de biomassa para abastecer as cidades de Bissau e Mansoa no centro do país.

No âmbito do acordo, a parte chinesa compromete-se em produzir uma quantidade indeterminada de arroz, da qual 67 por cento será destinada ao consumo e os 33 restantes para alimentar a central eléctrica.

De acordo com Xuguang Li, a assinatura deste memorando é o culminar de cinco anos de estudos levadas a cabo pela sua empresa sobre a viabilidade do projecto.

O Ministro da Agricultura, Rui Nene Djata disse que o acordo vai dar resposta ao apelo lançado pelo Presidente da Republica José Mário Vaz para intensificar a produção de arroz no sentido de garantir auto-suficiência alimentar da Guiné-Bissau.

A Shenyang Lan Sa Trading Co Ltd, que tem sede na província e Liaoning no norte da China, assinou em 2012 com o governo da Guiné-Bissau uma série de acordos destinados a construir habitação social, um complexo industrial na capital, a reabilitação de uma fábrica de algodão em Bafatá e a construção de infraestruturas de captação e distribuição de água também em Bissau.(Macauhub)

domingo, 23 de outubro de 2016

RECADOS AO PAIGC: ASSUNTOS SÉRIOS DEVEM SER TRATADOS COM MAIOR SERIEDADE E DISCERNIMENTO. O ASSUNTO DE REGRESSO DOS 15 DEPUTADOS PERSEGUIDOS NÃO DEVE SER TRATADO COM LIGEIREZA "Ó LEBI CABEÇA "

DSP, inimigo do povo e da democracia

Não queríamos abordar este assunto tão cedo, contudo a forma como certos círculos do PAIGC teima em tratar este assunto leva-nós a fazer este post. Não é que Aly Silva resolve dar corpo à vozes simplistas, para resolução simplista da crise interna do PAIGC, senão vejamos os escritos chocantes: 

" quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Direcção Superior do PAIGC deu indicações ao seu grupo parlamentar para chamar os 15 deputados e explicar—lhes direitinho a sua missão: respeitar as decisões do partido. E mais nada! AAS "
NAO QUEREMOS ENSINAR O PAPA A REZAR A MISSA. O PAIGC DEVE PODER REUNIR OR ÓRGÃOS DELIBERATORIOS DO PARTIDO, PARA TOMAREM CERTAS DECISÕES, INCLUSIVE DE MANDATÁR O CONSELHO DE JURISDIÇÃO DO PAIGC A LEVANTAR AS SANÇÕES QUE PENDEM SOBRE OS ELEMENTOS DO GRUPO 15. Esta não seria a forma mais séria e idônea de resolver de vez este imbróglio ou pedra no sapato do actual Presidente do PAIGC?

POR FAVOR, NÃO BRINQUEM COM COISAS SÉRIAS . PONHAM DE LADO A TENDÊNCIA DE ABORDAGEM LIGEIRA DESTE ASSUNTO. NÃO FOI A BANCADA PARLAMENTAR QUEM SANCIONOU OS 15 DEPUTADOS.

Opinião: GUINÉ-BISSAU E SUAS CONTRADIÇÕES – ENTRE O DESEJO DE MUDANÇA E A REALIDADE POLÍTICA

ricardino-teixeira-dumas
“Os verdadeiros líderes devem estar dispostos a sacrificar tudo pela liberdade de seu povo” (Nelson Mandela).

1. Não podemos garantir a estabilidade por uma utopia de “pacto” de inclusão partidária, que se mostrou sustentável, do ponto de vista de “gestão do poder”, mas insuficiente no campo da estabilidade política real. A predominância de quedas do governo na Guiné-Bissau coloca desafios à estabilização do “pacto de estabilidade interpartidário”, apesar do desejo político evidenciado entre principais atores dos partidos políticos em concretizar o pacto.
2. Pacto de “estabilidade interpartidário” não se confunde com a “estabilidade governativa de um pacto” ou de um país, bem como o desejo de reformas estruturais. O desejo do “pacto interpartidário” é irreal, pois há que considerar as correlações de forças internas e suas articulações externas, regionais e internacionais” frente aos desafios das diversidades de interesses difusos, articulados internamente pelos principais membros da elite do poder político.