segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CIMEIRA DA CPLP: MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS REPRESENTA GUINÉ-BISSAU


Bissau, 31 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Soares Sambu, vai representar o país na cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Brasil, disse hoje à Lusa fonte da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, o chefe de Estado, José Mário Vaz, decidiu abdicar da participação no encontro devido às consultas em curso, visando a saída da crise política no país.
 
José Mário Vaz disse há 10 dias que queria escolher um novo primeiro-ministro antes de partir para a cimeira dos chefes de Estado da CPLP e levar "uma posição mais clara sobre o que se passa no país e o que foi feito pelos guineenses".

Os dirigentes políticos assinaram dois acordos desde setembro, sob mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), e José Mário Vaz propôs três nomes para dirigir um novo governo, mas ainda não nomeou ninguém.
 
O general Umaro Sissoko, o diretor do banco central, João Fadia, e um quadro do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Augusto Olivais, são os três nomes em cima da mesa.
 
MB/LFO // PJA