Radio Sol Mansi, 13 Out 2016 - Associação dos Cleros Diocesanos da Guiné-Bissau realiza, durante dois dias, o primeiro encontro do ano Pastoral 2016-2017 para cumprir o programa anual, onde também foi analisada a situação actual política do país
Durante os dois dias do encontro que começou esta quinta-feira os cleros analisarão os 6 pontos do acordo da CEDEAO para estudar estratégias para ultrapassar esta situação através de divulgação de palavras de Deus.
Numa entrevista, esta quinta-feira, em exclusivo à RSM, o presidente da Associação dos Cleros Diocesanos da Guiné-Bissau, Padre Bernardo Cumbá, disse que os padres usam as suas homilias e evangelização por isso a necessidade de entender melhor o evoluir da situação.
Padre Bernardo Cumbá pede ainda mais esforços dos guineenses no sentido de haver uma paz efectiva, porque sem paz não existe desenvolvimento e o analfabetismo e a pobreza aumentam.
“Uma das propostas que poderão sair desta reunião é pedir os nossos políticos para usarem a via do diálogo, do entendimento e do perdão”, adianta.
Entretanto, também ouvido pela RSM, Fernando Delfim da Silva, orientador do referido tema, disse que o encontro servirá de troca de impressões entre os actores sociais, políticas e religiosas e será debatido os riscos de impasse do encontro que decorre em Conacri entre as partes desavindas no país para o cumprimento do pacto de CEDEAO.
“Todos vamos rezar para que não exista impasse em Conacri, mas caso haver todos nós, os fiéis, rezaremos e pediremos a CEDEAO para não desistir de nós e para continuar a buscar solução”, frisa.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos