quinta-feira, 20 de outubro de 2016

RIMA OU NÃO? 


Em 2 de Agosto passado, o Primeiro-ministro, expressou o seguinte: 

"Felicitamos a forma como acompanham o processo de estabilização na Guiné-Bissau, mas não à ingerência nos assuntos internos do nosso país. Isso que fique claro: Não À ingerência nos assuntos da Guiné-Bissau. Apenas compete aos guineenses resolverem os seus problemas"

Hoje, dia 20 de Outubro, no aeroporto Osvaldo Vieira, o Presidente da República a caminho de Cabo Verde, aconselhou:

Não vamos deixar que a grande decisão e os melhores momentos do nosso país sejam decididos no exterior. Temos que nos entender. Por mais dificuldade e problemas existentes temos que nos conversar. O PAIGC, o PRS e o grupo dos 15 devem aproveitar este momento sobretudo este este fim-de-semana para dialogarem e buscarem uma solução que sirva os interesses comuns”. 

Então, rima ou não?

Esperamos que os sons continuem harmónicos por muitos e muitos anos. Porque, no nosso entendimento, a dita "sã coabitação", é uma farsa, uma utopia. Ninguém saiu à praça pública contar segredo de Estado. E o Presidente da República mostrou por duas vezes confiança nesta equipa governativa através do seu chefe Baciro Djá. A não ser que o próprio seja também parte do jogo, situação por nós desconhecida. 

Umaru Sissoko Embaló

Sobre Umaru Oredja ou Umaru Sissoko Embalo, podemos dizer que este não é assunto que mereça polémica, visto que não se trata de uma personalidade que nos dignifica enquanto guineenses. Parecendo que não nós nos conhecemos nesta cidade pacata que é Bissau. Ele não pode ser um exemplo para os filhos da Guiné. Durante todo o tempo que esteve fora do país qual tem sido a sua actividade? Pelos vistos acompanhante de figuras políticas. Isso é o quê? Traficante. Isso serve para quem? O exemplo e motivo de orgulho dos guineense são figuras que tiveram prestações dignas como por exemplo a do português, Engenheiro António Guterres, que graças a sua dedicação às causas humanitárias ganhou o posto de Secretário Geral das Nações Unidas. 

Bandidos nunca mais!