sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MOÇAMBIQUE: DEPUTADO PROVINCIAL DA RENAMO MORTO EM NAMPULA POR HOMENS ARMADOS

José Almeida Murevete, deputado provincial da Renamo assassinado em Nampula
Polícia demorou quase seis horas para responder a pedido de socorro.

Homens armados mataram na noite de quinta-feira, 15, em Nampula, um membro da assembleia provincial da Renamo.

Familiares de José Almeida Murevete disseram que tudo aconteceu por volta das 23 horas quando os indivíduos armados em numero não especificado dirigiram-se à residência e crivaram o deputado da Renamo de balas, atingindo-o mortalmente.

A residência de Murevete dista sensivelmente 30 metros do posto policial de Muatala, na cidade de Nampula, mas, segundo os familiares, apesar do pedido de ajuda, a polícia respondeu quase seis horas mais tarde.


Balas usadas contra o deputado da Renamo em Nampula
Balas usadas contra o deputado da Renamo em Nampula

Os familiares lamentam a actuação da polícia e dizem acreditar que a morte Murevete esteja inserida no contexto da actual violência política no pais.

A directora clinica do Hospital Central de Nampula, Bainabo Sahal, confirmou a entrada do corpo sem vida, vítima de tiros na noite de quinta-feira.

Neste momento, disse Sahal, aguarda-se pela autorização da Polícia de Investigação Criminal (PIC) para a realização daautópsia.

O porta-voz da polícia em Nampula, Zacarias Nacute, disse que a polícia tem em sua posse vestígios do crime e garante investigar para esclarecer o caso bem como neutralizar os criminosos.

Quanto à actuação da polícia, Nacute reconhece ter havido uma grande falha na prevenção do crime por parte da corporação.

Apesar dos esforços da VOA, a Renamoescusou-se a fazer qualquer comentário.

Fonte: Voz da América