quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

POLÍTICA: PM DA GUINÉ-BISSAU REALIZA *TOURNÉE*AOS PAÍSES DA CEDEAO

Bissau, 28 Dez 16 ( ANG ) -  O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau iniciou   esta terça-feira uma viagem aos paises da  Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO ), nomeadamente  Senegal,  Nigéria, Burquina Faso e Costa do Marfim. 
   
Em  declarações á imprensa no aeroporto, Umaru Sissoko Embalo disse que a visita realiza-se  no quadro de contactos com os presidentes destes paises, para falar da situacao da Guiné-Bissau e da cooperacao com os respectivos paises.

Umaro Sissoco  destacou que em relacao a  Nigeria , a razao da viagem mais se deve ao facto deste pais  ser um acionista de peso junto do Banco Africano de Desenvolvimento(BAD).

ainda  que não esquecendo da importância da  sua visita ao convite do Presidente da Nigéria, é porque este país é grande acionista  do Banco Africano de  Desenvolvimento (BAD), tendo em conta um impacto económico que o referido país possui nesta organização.  
  
Realçou ainda que,  este encontro enquadra-se na colaboração da parceira da Guiné-Bissau com  os países da CEDEAO.   

De salientar que, os países que fazem parte da CEDEAO são nomeadamente, Guiné-Bissau, Senegal, Nigéria, Costa de  Marfim, Mali, Guiné- Conacri, Togo e outros.

Neste sentido, faz recordar que recentemente foi realizada uma cimeira em Abuja, Nigéria e neste sentido houve um ponto de divergência entre o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e o Presidente da Guiné-Conacri,  Alfa Condé  sobre a nomeação do Primeiro-Ministro guineense, Umaru Sissoko Embalo.  

ANG/ PFC