Bissau, 28 Dez 16 ( ANG ) - O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau iniciou esta terça-feira uma viagem aos paises da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO ), nomeadamente Senegal, Nigéria, Burquina Faso e Costa do Marfim.
Em declarações á imprensa no aeroporto, Umaru Sissoko Embalo disse que a visita realiza-se no quadro de contactos com os presidentes destes paises, para falar da situacao da Guiné-Bissau e da cooperacao com os respectivos paises.
Umaro Sissoco destacou que em relacao a Nigeria , a razao da viagem mais se deve ao facto deste pais ser um acionista de peso junto do Banco Africano de Desenvolvimento(BAD).
ainda que não esquecendo da importância da sua visita ao convite do Presidente da Nigéria, é porque este país é grande acionista do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), tendo em conta um impacto económico que o referido país possui nesta organização.
Realçou ainda que, este encontro enquadra-se na colaboração da parceira da Guiné-Bissau com os países da CEDEAO.
De salientar que, os países que fazem parte da CEDEAO são nomeadamente, Guiné-Bissau, Senegal, Nigéria, Costa de Marfim, Mali, Guiné- Conacri, Togo e outros.
Neste sentido, faz recordar que recentemente foi realizada uma cimeira em Abuja, Nigéria e neste sentido houve um ponto de divergência entre o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e o Presidente da Guiné-Conacri, Alfa Condé sobre a nomeação do Primeiro-Ministro guineense, Umaru Sissoko Embalo.
ANG/ PFC