Por Cristiana Soares, RFI
É apresentado esta tarde na Câmara Municipal da Amadora, perto de Lisboa, o livro “A Leste de Tudo – crónicas de uma infância”, do escritor guineense Flaviano Mindela dos Santos. Um conjunto de sete crónicas, baseadas em quatro anos da minha infância do autor, passados em Sonaco, no interior leste da Guiné-Bissau.
O livro “A Leste de Tudo – crónicas de uma infância”, do escritor guineense Flaviano Mindela dos Santos congrega um conjunto de sete crónicas, baseadas numa parte muito importante da infância do autor. Quatro anos, de 1976 a 1980, passados em Sonaco, um dos sectores administrativos da região de Gabú, no interior leste da Guiné-Bissau.
A profissão da mãe de Flaviano Mindela dos Santos, enfermeira/parteira, e os presentes que recebia pelo sucesso dos partos foram o mote de partida para este livro. A capoeira do fundo do quintal e a luta de galos impulsionaram a obra lançada em Maio e hoje apresentada em Almada, cidade onde reside o autor.
Da cidade de Bissau, viu-se obrigado a mudar de malas e bagagens para o interior do país. Em Sonaco encontrou os primeiros "verdadeiros amigos" e desmistificou os preconceitos sobre as pessoas do interior.