quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

MULHERES DO SENEGAL, GÂMBIA E GUINÉ-BISSAU QUEREM MODERAÇÃO NA CRISE GAMBIANA

Ziguinchor, Senegal (PANA) O Fórum das Mulheres do Espaço Senegal-Gâmbia-Guiné Bissau para a Paz e Segurança sobre a Crise Pós-Eleitoral na Gâmbia exortou a todas as partes em causa na crise gambiana a darem prova de maior moderação e privilegiarem o diálogo e a não a violência para resolverem esta situação.

Segundo a presidente da Plataforma das Mulheres para a Paz na Casamança, Ndèye Marie Thiam, que lia uma declaração deste fórum, a instituição tem por vocação contribuir para a promoção, reforço da paz e da estabilidade no espaço sub-regional oeste-africano.
Assim sendo, prosseguiu, o fórum não deve estar indiferente ao risco duma intervenção militar ou de distúrbios civis neste país irmão que é a Gâmbia.

« O Fórum tem a firme convição de que estes cenários só podem ser fontes de tensões e de graves perigos para a paz e a segurança na Gâmbia, mas também no Senegal e em toda a nossa sub-região já exposta ao terrorismo”, alertou.

« Por isso, dedicado ao seu ideal de paz que ele pretende servir com todas as suas forças, o Fórum das Mulheres do Espaço Senegal-Gâmbia-Guiné-Bissau exortou todas as partes a darem prova da maior moderação e privilegiarem o diálogo e a não violência para resolverem esta situação », acrescentou a responsável  feminina.

Sublinhou o compromisso do Fórum de dar a sua contribuição para uma solução não violenta para a crise.

Neste sentido, o Fórum lançou ao Presidente cessante gambiano, Yaya Jammeh, um apelo para o respeito pela escolha do povo gambiano  pedindo ao Exército para apontar as armas contra este povo.