terça-feira, 27 de dezembro de 2016

QUEM SÃO MEMBROS DO EXECUTIVO DE ÚMARO CISSOCO EMBALÓ: PERCURSO ACADÉMICO, PROFISSIONAL E POLÍTICO

foto-familia-de-elenco-governamental-de-umaro-cissoco-embalo
O Jornal O Democrata, como tradicional, publica em síntese dados de percurso acadêmico, profissional e político dos membros que integram o governo liderado por Úmaro Cissoco Embaló, nomeados através do Decreto n°13/2016.
 
 
 

MINISTROS
FLORENTINO MENDES PEREIRA: Ministro de Estado, da Energia e Indústria
florentino-mendes-pereira
Nasceu em Canchugo, norte da Guiné-Bissau. Formou-se em Contabilidade. Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), eleito em 2012. Foi Secretário de Estado do Plano no primeiro Governo do PRS com o Partido Resistência da Guiné-Bissau – Movimento Ba-fata. Dirigiu a Empresa Pública de Eletricidade e Águas (EAGB). Deputado da IX Legislatura  no Círculo Eleitoral 20 [Caio/Canchungo]. Esta é a terceira vez que é chamado para dirigir este pelouro em menos de um ano e meio, nos diferentes governos.
 
 
BOTCHE CANDÉ: Ministro de Estado e do Interior
botche-cande
Nasceu a 18 de Julho de 1955. Iniciou os seus estudos primários que veio a interromper após o falecimento do pai. Dirigente do PAIGC. Em 2001, foi nomeado ministro de Estado e Conselheiro para Assuntos Religiosos do Presidente da República, Koumba Yalá. De 2002 a 2003, nomeado ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Em 2009, nomeado novamente ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Ministro de Aministração Interna no Governo de Domingos Simões Pereira, também fez parte do elenco de Baciro Djá como o Ministro de Estado, do Interior. Foi chamado novamente para desempenhar as mesmas funções no executivo de General Sissoco.
 
 
ARISTIDES OCANTE DA SILVA:  Ministro de Estado, dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social
aristides-ocante-da-silva
Nasceu em 23 de Dezembro de 1966, em Bissau. Licenciado em Biologia de Organismos, Mestrado em Biologia de Populações e Ecossistemas e menção Ambiente do mesmo ramo científico, pela Universidade de Ciências e Técnicas Paul Sabatier (UPS), Toulouse III, França. Dirigente do PAIGC. Foi Ministro quatro vezes: De 2005 a 2011, desempenhou vários cargos ministeriais. Desempenhou várias funções na estrutura do PAIGC. Foi Ministro da Presidência, do Conselho dos Ministros e dos Assuntos Parlamentares no executivo de Baciro Dja. Nomeado agora como o Ministro do Estado, dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social.
 
 
 
MALAL SANÉ: Ministro de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares
malal-sane
Nasceu no dia 12 de Novembro de 1959, em Burquelém (Sector de Boé, Região de Gabú). Licenciou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Dirigente do PAIGC. Desempenhou várias funções no país. Em 1997/99, ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e da Informação. Em 2001, Secretário Estado das Pescas. Exerceu a função do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, no governo liderado por Carlos Correia. Foi chamado novamente para desempenhar as mesmas funções no executivo de General Sissoco.
 
 
 
JOÃO ALAGE MAMADU FADIA: Ministro de Estado da Economia e Finanças
aladje-fadia
Nasceu no dia 04 de Janeiro de 1959, em Bolama. Tem diploma de Estudos Superiores em Contabilidade e Administração Bancária, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1996.  Fez igualmente diversos cursos e estágios nos domínios da atividade bancária, contabilidade, auditoria e finanças, realizadas em várias instituições. Trabalhou muito cedo no antigo Banco Central da Guiné-Bissau, desde o ano de 1978. Foi diretor Central de Controlo e Prevenção de Riscos na sede do banco BCEAO, em Dakar, 2007/2008. Nomeado Diretor Nacional do BCEAO, de junho 2008 a Dezembro de 2016. Desempenhou o cargo do ministro da Economia e Finanças no Governo de Carlos Gomes Júnior, em 2004/2005. Foi chamado mais uma vez para exercer as mesmas funções  no executivo liderado por Umaro Sissoco.
 
JORGE MALÚ:  Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades
jorge-malu
Nasceu a 14 de Abril de 1962, em Bula (região de Cacheu). Fez licenciatura em arquitetura no Instituto de Engenharia Civil de Odessa, República da Ucrânia (Ex-URSS), em 1987-1992. Alto dirigente do Partido da Renovação Social, deputado da Nação da IX legislatura e 5° vice-presidente do parlamento da CEDEAO. Foi Presidente da Assembleia Nacional Popular, em 1999/2003. Foi vice-presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional – Caminhos para Paz, Reconciliação e Desenvolvimento, em 2010/2011. Conselheiro do Presidente da Assembleia Nacional Popular para Assuntos Políticos e Parlamentares, de 2014 a 2016.
 
 
 
EDUARDO COSTA SANHÁ:  Ministro da Defesa Nacional
eduardo-costa-sanha
Nasceu no dia 15 de Maio de 1952 em Komo, região de Tombali. Em 1976 fez o curso de instrutor de Comunicações na Escola Superior de Comando Moscovo. É jurista formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Passou como juiz do Tribunal Militar Superior (TMS) de 2005 a 2006. A 16 de Outubro de 2006 foi nomeado presidente do TMS pelo decreto-lei nº 15/06. É Major-General. Ocupa o cargo do Ministro da Defesa Nacional no governo de Baciro Dja. Foi nomeado no executivo de Umaro Sissoco para desempenhar as mesmas funções.
 
 
 
 
RUI SANHÁ: Ministro da Justiça
rui-sanha
[Dados Indisponíveis!]
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VICTOR MANDINGA: Ministro do Comércio
vitor-mandinga
[Dados Indisponíveis!]
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MARCIANO SILVA BARBEIRO:  Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo
marceano-silva-barbeiro
Nasceu a 20 de Outubro de 1957, em Bissau. Quadro do Ministério da Educação, técnico de Construção Civil e com a especialidade em construções escolares.   Dirigente e membro do Comité central do PAIGC. Eleito deputado da Nação várias vezes, desde a primeira legislatura (1994) e até a VIII legislatura. Foi membro do governo várias vezes. Foi ministro da defesa, de  2007 a 2009. Foi Presidente da Comissão de Pilotagem da Reforma no Sector da Defesa e Segurança. Desempenhou a função do Chefe da Casa Civil da Presidência da República, de 2014 a 2016. Nomeado para exercer a função do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, por decreto presidencial N° 13/2016.
 
 
 
SOLA NQUILIM NABITCHITA: Ministro da Administração Territorial
sola-nkilim
Nasceu a 25 de Maio de 1962 na Região de Tombali . Licenciou-se em engenharia agronómica pela Faculdade Tropical e Subtropical da Universidade Estatal Agrária de Cubanh na Ex-URSS. Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). De 1999 a 2005, ocupara a função de Vice-Presidente do Subcomité da Política Setorial do Comité Interparlamentar de CIP – UEMOA.  De 2005 a 2007,  ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural.  De Junho de 2009 a data presente, investigador no Instituto Nacional de Pesquisa Agraria- INPA. Desempenhou a função do titular da pasta de Administração Territorial no executivo de Baciro Dja. Nomeado mais uma vez para ocupar a mesma função no governo liderado por General Sissoco.   
 
 
BARROS BACAR BANJAI: Ministro dos Recursos Naturais
bacar-banjai Nasceu a 15 de Agosto de 1960 em Gabú. Em 1990 obteve o diploma de licenciatura em Geologia e Prospecção de Depósitos Minerais na Universidade da Amizade dos Povos em Moscovo, Rússia. Dirigente do PAIGC. De 1993 a 1994, técnico Superior da divisão de geofísica da Direção-Geral dos Recursos Naturais. De 2001 a 2004, diretor Geral dos Recursos Hídricos.  Foi nomeado ministro de Agricultura durante o governo de Carlos Gomes Júnior após a vitória nas eleições legislativas de 2008. Nomeado por decreto presidencial N° 13/2016, para exercer a função do ministro dos Recursos Naturais.
 
 
 
FERNANDO VAZ:  Ministro do Turismo e Artesanato
fernando-vaz Nasceu no dia 27 de Setembro de 1955, em Bissau. Fez a formação na área de Economia no Instituto Superior de Economia, na Universidade Técnica de Lisboa, em 1980/1985. Ex-dirigente da Resistência da Guiné-Bissau (RGB), onde foi eleito deputado da Nação em 1999. Deixou a RGB para fundar a União Patriótica Guineense, que passou a liderar desde o ano 2013. Ativista da Oposição política, 2003/2011. Foi membro do governo várias vezes. Foi ministro da Presidência do Conselho de Ministros da Comunicação Social e Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo de Transição, em 2012/2014. Nomeado para exercer a função do titular da pasta do Turismo e Artesanato.
 

 
TUMANE BALDÉ:  Ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social
tomane-balde
Nasceu a 18 de Dezembro de 1962, Sector de Cuntuboel (Região de Bafatá). Formado na Medicina no Instituto Superior Estatal de Medicina de Zaporojhye Ucrânia (EX-URSS), em 1983/1990. Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). Eleito deputado da Nação na IX legislatura. Em 1998/2000, colocado no Centro de Saúde de Contuboel. De 2000 e até a data presente, desempenhava a função do Director Clínico do Posto Médico João Emídio Costa da APGB. Nomeado para exercer a função do ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social, no governo de Baciro Dja. Foi chamado mais uma vez desempenhar a mesma função no executivo de General Sissoco Embaló.
 

 
VICTOR GOMES PEREIRA: Ministro da Comunicação Social
vitor-pereira
Nasceu a 7 de Abril de 1953, em Cacine, Sector de Cubucaré, Região de Tombali. Fez o curso intensivo do Jornalismo, Marketing, Publicidade e Talk Show na Televisão da Universidade Howard em Washington (Estados Unidos de América). Em 1981/1984, frequentou o curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. 1989/1995,  Jornalista e Pivô do Telejornal na TGB. Dirigente do PRS, membro da Comissão Executiva e igualmente Porta-Voz do partido. Em 2007/2009, director-geral da Comunicação Social. Desempenhou o cargo do titular da pasta de Comunicação Social. Nomeado mias uma vez por decreto presidencial N° 13/2016, para desempenhar a mesma função.
 
 
SANDJI FATI:  Ministro da Educação e Ensino Superior
 
Nasceu a 08 de Agosto de 1956, em Bissau. Combatente da Liberdade da Pátria, dirigente e membro do Comité Central do PAIGC. Fez o curso do Estado-Maior no ano 1992/1993, em Portugal. Mestrado em ciência militar (academia), onde fez inter-ramos (Marinha, Força Aérea, Exercito e Guarda Nacional) em 1993/1994, na Escola de Guerra em França. Licenciado em Direito na Faculdade de Direito de Bissau, em 2003. Fez o mestrado nas Ciências Políticas e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Lisboa. Desempenhou o cardo do ministro da Educação. É nomeado para ocupar a mesma função no executivo de Sissoco Embaló.
CARLITOS BARAI:  Ministro da Saúde Pública
carlitos-barai
[Dados Indisponíveis!]
 
 
 
 
 
 
 
 
 
NICOLAU DOS SANTOS: Ministro da Agricultura, Floresta e Pecuária
nicolau-dos-santos Nasceu a 6 de Novembro de 1963. Tem diploma de Mestrado em Agronomia, pelo Instituto de Agronomia de Kouban/Rússia (Ex-URSS), no ano 1986/1992. Dirigente do Partido da Renovação Social. Eleito deputado da Nação em 1994/199 e 1999/2000, voltou a ser eleito o deputado da IX legislatura, em 2014. Foi o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau, acredito na República Popular de China, Correia do Sul e Japão, em 2000/2007. Assessor do ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, para assuntos de Cooperação Internacional, em 2007/2008. Foi ministro de Agricultura e Transportes e telecomunicações, em 2013/2014. Nomeado para o cargo do Ministro da Agricultura, Floresta e Pecuária, através do decreto presidencial N° 13/2016.
 
 
FIDELIS FORBS: Ministro dos Transportes e Comunicações
fidelis-forbs
Nasceu a 02 de Junho de 1975, em Bissau. Iniciou a formação da Contabilidade e Gestão na Escola Nacional de Administração (Ex-CENFA) e que acabou por concluir no Instituto Profissional de Lisboa (Portugal), em 2005. Fez ainda uma formação denominada de “Cothing – Executivo e Financeiro” no Instituto Profissional de Lisboa (IPROF). Dirigente do PAIGC. Em 2008, desempenhou a função de Director-geral dos Desportos. Em 2012,  nomeado diretor administrativo e financeiro da Empresa Nacional PETROGUIN. Foi nomeado no governo de Baciro Dja, Secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações. Nomeado no executivo de General Sissoco Embaló para exercer a função do Ministro dos Transportes e Comunicações.
 
 
ORLANDO VIEGAS: Ministro das Pescas
orlando-viegas Nasceu a 26 de Junho de 1960, em Catió, Região de Tombali. Licenciado em Ciências Agro-Económicas pela Universidade Agrária Estatal de Taskente (Ex-URSS), em 1992. Fez ainda o curso de pesquisa de extensão de sistema de produção Agro-pecuária. Dirigente e membro da Comissão Executiva do PRS. Foi presidente da Câmara Municipal de Bissau, em 2002/2003. Foi diretor-geral das alfândegas. Foi ministro dos Transportes e das Telecomunicações. Deputado da Nação da IX legislatura. Exerceu a função do Secretário de Estado do Tesouro, no executivo de Baciro Djá. Nomeado por decreto presidencial N° 13/2016, para o cargo do Ministro das Pescas.
 
 
 
CARLOS ALBERTO K. DE BARROS: Ministro da Mulher, Família e Solidariedade Social
carlos-alberto-kenedy
Nasceu a 24 de Agosto de 1977, em Bissau. Fez curso superior de Turismo em Senegal, também formou-se na área de Gestão de Programa Voluntariado  e Planeamento Estratégico. Foi ponto focal do ministério da Educação, Ciência, Cultura, Juventude e Desporto, no Programa de Voluntariado das Nações Unidas na Guiné-Bissau, em 2012. Foi responsável de crédito e emprego no projecto de emprego jovem e formação profissional, implementado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, financiado pelo PNUD, em 2011. Nomeado para exercer a função do Ministro da Mulher, Família e Solidariedade Social.
 
 
 
TOMÁS GOMES BARBOSA:   Ministro da Cultura e Desportos
tomas-barbosa Nasceu no dia 19 de Janeiro de 1960, em Bissau. Formou-se em Tecnologia Química de Tratamento de Petróleo, Gás e seus Derivados pelo Instituto Politécnico de Lvov, Ucrânia (ex-URSS), em 1990. Diplomou-se ainda na Liderança das Empresas pela Associação Industrial Portuguesa em Lisboa, em 1989. Dirigente do PAIGC. EM 2012, nomeado Secretário de Estado das Pescas até ao golpe de Estado de Abril de 2012. Em 2014, ocupou a pasta do Secretário de Estado da Juventude, da Cultura e dos Desportos no governo de Eng. Domingos Simões Pereira. No executivo de Baciro Dja exerceu a função do Ministro da Juventude Cultura e Desportos. Nomeado para ocupar a pasta da Cultura e Desportos, no governo de Umaro Sissoco Embaló.
 
 
DOMENICO OLIVEIRA SANCA:  Ministro da Juventude e Emprego
domenico-sanca Nasceu no dia 15 de Junho de 1967. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal), em 1993. Mestre em Direito (Ciências Jurídicos Empresariais), pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1998. Dirigente do PAIGC. De 2003 a 2009, assistente técnico para a reforma legal do projecto de reabilitação e desenvolvimento do sector privado, do Banco Mundial. Em 2010, Diretor Geral das Alfândegas. Em 2012, desempenhou a função do Secretário geral da Presidência da República. Em 2013, Secretário de Estado da Integração Regional. Foi nomeado ao cargo do Secretário de Estado da Ordem Pública, no Governo liderado por Domingos Simões Pereira. Exerceu a função de Secretário de Estado da Integração Regional no último governo. Nomeado para as funções do Ministro da Juventude e Emprego.
 
ANTÓNIO SERIFO EMBALÓ:   Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
serifo-embalo
Nasceu a 5 de Maio de 1963, em Pitche. Em 1993 licenciou-se em Economia do Turismo pelo Instituto Superior de Economia de Vama em Bulgária. Dirigente do PRS e eleito deputado na IX legislatura. De 2006 a 2008, desempenhou várias funções, entre as quais, ministro da Saúde Pública, Secretário de Estado do Comércio, Indústria e Artesanato, ministro de Comércio e Artesanato. Em 2012, nomeado diretor-geral da empresa PETROGUIN. Em 2014, nomeado titular da pasta do Comércio no executivo liderado por Eng. Domingos Simões Pereira. Ocupou a mesma função no executivo de Baciro Dja. Nomeado agora para exercer a função do ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
 
 
SECRETÁRIOS DE ESTADO
FRANCISCO MALAM NDUR DJATÁ: Secretário de Estado da Ordem Pública
francisco-malam-ndur-djata
[Dados Indisponíveis!]  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FELICIDADE ABELHA: Secretária de Estado do Tesouro
felicidade-abelha
Nascido a 13 de Junho de 1957, em Bissau. Fez o curso superior na área de organização e gestão de empresas no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa em Lisboa, de 1979/1984.  Fez vários cursos em diferentes áreas, nomeadamente: ‘Operações bancária’ no ex-Banco Português do Atlântico, em 1988; a Gestão da Política Macroeconómica, em 1991. Participou igualmente em vários seminários sobre a sua área profissional. Foi Controladora Interna e das Operações do Serviço de Caixa, de 1998 a 2005. Foi a diretora de Agência Principal de Bissau, de 2005 a 2014. Membro do Comité de Estabilidade Financeira da UEMOA (CFS-UEMOA), desde Abril de 2015.
 
 
 
JOSÉ ADELINO VIEIRA: Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais
jose-adelino
Nasceu a 28 de Março de 1972. Fez o Mestrado em Direito Fiscal pela University of Baltimor. Licenciou-se igualmente em Contabilidade e Finanças na University of Maryland System – Coppin State College.   De 2008/2013, diretor-geral de Contabilidade Fiscal e Tributária de QIAGEN, INC Germantown, MD. Em 2013, desempenhou a função do Diretor de Contabilidade Fiscal e Tributária Computer SCIENCES CORPORATION (CSC) Falls Church, uma empresa multinacional com presença em mais de 90 países e é membro da Revista Fortune 500, com mais de 12 mil milhões de dólares de rendimentos anuais. Foi nomeado Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, no Governo de Baciro Dja. Nomeado para exercer a mesma função no executivo de liderado por general Sissoco Embaló.

 
JOSÉ BIAI:  Secretário de Estado do Plano e Integração Regional
jose-biai
Nasceu a 4 de Agosto de 1959, em Mansaba, região de Oio. Fez a formação superior na economia, que terminou em Junho de 1985. Foi Diretor-Geral da Integração Regional e Administrador do BOAD, de 2001/2012. Foi ministro da Economia e Integração Regional, 2012/2013 no Governo de Transição. Exerceu a função do Coordenador do Comité Nacional de Planificação Estratégica, em 2014. Presidente da Comissão de Privatização/Reestruturação do sector empresarial público, em 2015. Nomeado para ocupar a função do Secretário de Estado do Plano e Integração Regional.   
 
 
 
MARCELINO SIMÕES LOPES CABRAL:  Secretário de Estado da Reforma Administrativa
marcelino-cabral
Nasceu a 22 de Novembro de 1961, Cafal sector de Bedanda, Região de Tombali. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas, na Escola Superior de partido Comunista Cubano, em 1989. Dirigente do PAIGC. Foi membro de governo várias vezes, desde o ano 2000, onde desempenhou as funções do Ministro da Solidariedade. Ministro do Interior em 2002. Desempenhou ainda a função do Ministro da Defesa Nacional, em 2003. Conselheiro do Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, para a área de Defesa e Segurança, em 2004. Exerceu a função de Secretário de Estado da Ordem Pública, no executivo de Baciro Djá. Nomeado para o cargo de Secretário de Estado da Reforma Administrativa no Executivo de Umaro Sissoco.
 
 
AUGUSTO POQUENA: Secretário de Estado da Cooperação Internacional
augusto-boquena
Nasceu a 18 de Março de 1962, em Bissorã, Região de Oio. Licenciou-se em Tecnologias de Produção em Conservação das Indústrias, pelo Instituto Superior das Pescas na Ex-URSS, em 1991. Dirigente do Partido da Renovação Social. Foi Secretário-geral do PRS, Embaixador da Guiné-Bissau na Bélgica, em 2002. Foi igualmente Embaixador da Guiné-Bissau em Guinée-Conancry, em 2003. Eleito deputado várias vezes. Exerceu a função de Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades, no executivo de Baciro Djá. Nomeado agora para o cargo de Secretário de Estado da Cooperação Internacional.
 
 
 
DINO SEIDI: Secretário de Estado das Comunidades
dino-seide
Nascido a 15 de Dezembro de 1964, Xitole, região de Bafatá. Quadro do Ministério dos Negócios Estrangeiro. Formou-se em Relação Internacional no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1996. Foi Cônsul da Guiné-Bissau em França, de 2004/2009. Exerceu a função do Chefe de Protocolo da Presidência da República de 2010/2012. Em 2014, nomeado Inspetor Geral Diplomático e Consular, cargo que desempenhou até a data da sua nomeação para o cargo Secretário de Estado das Comunidades, por decreto presidencial N° 13/2016.
 
 
 
 
HUMILIANO ALVES CARDOSO: Secretário de Estado do Poder Local
humiliao-alves-cardoso
[Dados Indisponíveis!]
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MARIA INÁCIA SANHÁ CÓ: Secretária de Gestão Hospitalar
maria-inacia-co
Nasceu a 25 de Maio de 1968. Fez Bacharel em Língua Portuguêsa na Escola Normal Superior Tchico Té, em Bissau 1989/92. Em 2001, Curso de Criação e Gestão de Pequenas Empresas – Praia Cabo-Verde. Em 2012, desempenhou a função da Presidente do Instituto de Mulher e Criança. Em 2006/2010, Diretora Geral da Solidariedade Social e Família. Em 1997/2000, chefe do Departamento de Informação e Orientação Profissional – DGTEFP – MFPT. Em 1996/97, Técnica do Emprego da Direcção Geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional (DGTEFP), Ministério da Função Pública e Trabalho. Exerceu a função da Secretária de Gestão Hospitalar, no governo de Baciro Djá. Nomeada agora para ocupar a mesma pasta.
 
 
ELIZABETE YALÁ: Secretária de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica
elizabete-yala
[Dados Indisponíveis!]
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MARIA EVARISTA DE SOUSA: Secretária de Estado das Florestas e Pecuária
maria-evarista
Nasceu no dia 13 de Março de 1956, na Região de Bolama-Bijagós. Licenciou-se na área das Ciências Zootécnica, no Instituto Superior de Zoo Veterinário de Borysenko na Kharkov – Ucrânia (Ex-URSS), em 1984/1990. Dirigente do PAIGC e membro do Comité Central. Foi presidente da Federação das Mulheres da Guiné-Bissau – 2002/2008. Foi Secretária-geral do Ministério das Pescas, em 2008. Em 2010/12, desempenhou o cargo da Governadora da Região de Biombo. Foi ministra de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em 2009. Ocupou a pasta da ministra da Mulher, Família e Coesão Social, no executivo de Baciro Djá. Nomeada agora para exercer a função da Secretária de Estado das Florestas e Pecuária.
 
 
IRACEMA DO ROSÁRIO: Secretária de Estado do Ensino Básico, Secundário e Profissionalizante
iracema
Nasceu a 20 de Março de 1951, em Bissau. Formou-se na área da docente do Ensino Primário em Bissau e fez uma parte do curso em Portugal no ano 1968/1972. Fez ainda o curso na área do desenvolvimento de papel dirigente na administração pública (PALOP), em Bissau e depois em Portugal. Dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e membro do Comité Central. Desempenhou o cargo de presidente do Instituto da Mulher e Criança duas vezes, ou seja, em 2004/06 e no ano 2008/2012. Ocupou a pasta da Secretária de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria. Nomeada agora para desempenhar a função de Secretária de Estado do Ensino Básico, Secundário e Profissionalizante.
 
 
Por: Redação 
 Fotos: Marcelo N’Canha na Ritche
odemocratagb.com