O Jornal O Democrata, como tradicional, publica em síntese dados de percurso acadêmico, profissional e político dos membros que integram o governo liderado por Úmaro Cissoco Embaló, nomeados através do Decreto n°13/2016.
MINISTROS
FLORENTINO MENDES PEREIRA: Ministro de Estado, da Energia e Indústria
Nasceu em Canchugo, norte da Guiné-Bissau. Formou-se em Contabilidade. Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), eleito em 2012. Foi Secretário de Estado do Plano no primeiro Governo do PRS com o Partido Resistência da Guiné-Bissau – Movimento Ba-fata. Dirigiu a Empresa Pública de Eletricidade e Águas (EAGB). Deputado da IX Legislatura no Círculo Eleitoral 20 [Caio/Canchungo]. Esta é a terceira vez que é chamado para dirigir este pelouro em menos de um ano e meio, nos diferentes governos.
BOTCHE CANDÉ: Ministro de Estado e do Interior
Nasceu a 18 de Julho de 1955. Iniciou os seus estudos primários que veio a interromper após o falecimento do pai. Dirigente do PAIGC. Em 2001, foi nomeado ministro de Estado e Conselheiro para Assuntos Religiosos do Presidente da República, Koumba Yalá. De 2002 a 2003, nomeado ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Em 2009, nomeado novamente ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Ministro de Aministração Interna no Governo de Domingos Simões Pereira, também fez parte do elenco de Baciro Djá como o Ministro de Estado, do Interior. Foi chamado novamente para desempenhar as mesmas funções no executivo de General Sissoco.
ARISTIDES OCANTE DA SILVA: Ministro de Estado, dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social
Nasceu em 23 de Dezembro de 1966, em Bissau. Licenciado em Biologia de Organismos, Mestrado em Biologia de Populações e Ecossistemas e menção Ambiente do mesmo ramo científico, pela Universidade de Ciências e Técnicas Paul Sabatier (UPS), Toulouse III, França. Dirigente do PAIGC. Foi Ministro quatro vezes: De 2005 a 2011, desempenhou vários cargos ministeriais. Desempenhou várias funções na estrutura do PAIGC. Foi Ministro da Presidência, do Conselho dos Ministros e dos Assuntos Parlamentares no executivo de Baciro Dja. Nomeado agora como o Ministro do Estado, dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Reinserção Social.
MALAL SANÉ: Ministro de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares
Nasceu no dia 12 de Novembro de 1959, em Burquelém (Sector de Boé, Região de Gabú). Licenciou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Dirigente do PAIGC. Desempenhou várias funções no país. Em 1997/99, ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e da Informação. Em 2001, Secretário Estado das Pescas. Exerceu a função do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, no governo liderado por Carlos Correia. Foi chamado novamente para desempenhar as mesmas funções no executivo de General Sissoco.
JOÃO ALAGE MAMADU FADIA: Ministro de Estado da Economia e Finanças
Nasceu no dia 04 de Janeiro de 1959, em Bolama. Tem diploma de Estudos Superiores em Contabilidade e Administração Bancária, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1996. Fez igualmente diversos cursos e estágios nos domínios da atividade bancária, contabilidade, auditoria e finanças, realizadas em várias instituições. Trabalhou muito cedo no antigo Banco Central da Guiné-Bissau, desde o ano de 1978. Foi diretor Central de Controlo e Prevenção de Riscos na sede do banco BCEAO, em Dakar, 2007/2008. Nomeado Diretor Nacional do BCEAO, de junho 2008 a Dezembro de 2016. Desempenhou o cargo do ministro da Economia e Finanças no Governo de Carlos Gomes Júnior, em 2004/2005. Foi chamado mais uma vez para exercer as mesmas funções no executivo liderado por Umaro Sissoco.
JORGE MALÚ: Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades
Nasceu a 14 de Abril de 1962, em Bula (região de Cacheu). Fez licenciatura em arquitetura no Instituto de Engenharia Civil de Odessa, República da Ucrânia (Ex-URSS), em 1987-1992. Alto dirigente do Partido da Renovação Social, deputado da Nação da IX legislatura e 5° vice-presidente do parlamento da CEDEAO. Foi Presidente da Assembleia Nacional Popular, em 1999/2003. Foi vice-presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional – Caminhos para Paz, Reconciliação e Desenvolvimento, em 2010/2011. Conselheiro do Presidente da Assembleia Nacional Popular para Assuntos Políticos e Parlamentares, de 2014 a 2016.
EDUARDO COSTA SANHÁ: Ministro da Defesa Nacional
Nasceu no dia 15 de Maio de 1952 em Komo, região de Tombali. Em 1976 fez o curso de instrutor de Comunicações na Escola Superior de Comando Moscovo. É jurista formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Passou como juiz do Tribunal Militar Superior (TMS) de 2005 a 2006. A 16 de Outubro de 2006 foi nomeado presidente do TMS pelo decreto-lei nº 15/06. É Major-General. Ocupa o cargo do Ministro da Defesa Nacional no governo de Baciro Dja. Foi nomeado no executivo de Umaro Sissoco para desempenhar as mesmas funções.
RUI SANHÁ: Ministro da Justiça
[Dados Indisponíveis!]
VICTOR MANDINGA: Ministro do Comércio
[Dados Indisponíveis!]
MARCIANO SILVA BARBEIRO: Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo
Nasceu a 20 de Outubro de 1957, em Bissau. Quadro do Ministério da Educação, técnico de Construção Civil e com a especialidade em construções escolares. Dirigente e membro do Comité central do PAIGC. Eleito deputado da Nação várias vezes, desde a primeira legislatura (1994) e até a VIII legislatura. Foi membro do governo várias vezes. Foi ministro da defesa, de 2007 a 2009. Foi Presidente da Comissão de Pilotagem da Reforma no Sector da Defesa e Segurança. Desempenhou a função do Chefe da Casa Civil da Presidência da República, de 2014 a 2016. Nomeado para exercer a função do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, por decreto presidencial N° 13/2016.
SOLA NQUILIM NABITCHITA: Ministro da Administração Territorial
Nasceu a 25 de Maio de 1962 na Região de Tombali . Licenciou-se em engenharia agronómica pela Faculdade Tropical e Subtropical da Universidade Estatal Agrária de Cubanh na Ex-URSS. Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). De 1999 a 2005, ocupara a função de Vice-Presidente do Subcomité da Política Setorial do Comité Interparlamentar de CIP – UEMOA. De 2005 a 2007, ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural. De Junho de 2009 a data presente, investigador no Instituto Nacional de Pesquisa Agraria- INPA. Desempenhou a função do titular da pasta de Administração Territorial no executivo de Baciro Dja. Nomeado mais uma vez para ocupar a mesma função no governo liderado por General Sissoco.
BARROS BACAR BANJAI: Ministro dos Recursos Naturais
FERNANDO VAZ: Ministro do Turismo e Artesanato
TUMANE BALDÉ: Ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social
Nasceu a 18 de Dezembro de 1962, Sector de Cuntuboel (Região de Bafatá). Formado na Medicina no Instituto Superior Estatal de Medicina de Zaporojhye Ucrânia (EX-URSS), em 1983/1990. Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). Eleito deputado da Nação na IX legislatura. Em 1998/2000, colocado no Centro de Saúde de Contuboel. De 2000 e até a data presente, desempenhava a função do Director Clínico do Posto Médico João Emídio Costa da APGB. Nomeado para exercer a função do ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social, no governo de Baciro Dja. Foi chamado mais uma vez desempenhar a mesma função no executivo de General Sissoco Embaló.
VICTOR GOMES PEREIRA: Ministro da Comunicação Social
Nasceu a 7 de Abril de 1953, em Cacine, Sector de Cubucaré, Região de Tombali. Fez o curso intensivo do Jornalismo, Marketing, Publicidade e Talk Show na Televisão da Universidade Howard em Washington (Estados Unidos de América). Em 1981/1984, frequentou o curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. 1989/1995, Jornalista e Pivô do Telejornal na TGB. Dirigente do PRS, membro da Comissão Executiva e igualmente Porta-Voz do partido. Em 2007/2009, director-geral da Comunicação Social. Desempenhou o cargo do titular da pasta de Comunicação Social. Nomeado mias uma vez por decreto presidencial N° 13/2016, para desempenhar a mesma função.
SANDJI FATI: Ministro da Educação e Ensino Superior
Nasceu a 08 de Agosto de 1956, em Bissau. Combatente da Liberdade da Pátria, dirigente e membro do Comité Central do PAIGC. Fez o curso do Estado-Maior no ano 1992/1993, em Portugal. Mestrado em ciência militar (academia), onde fez inter-ramos (Marinha, Força Aérea, Exercito e Guarda Nacional) em 1993/1994, na Escola de Guerra em França. Licenciado em Direito na Faculdade de Direito de Bissau, em 2003. Fez o mestrado nas Ciências Políticas e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Lisboa. Desempenhou o cardo do ministro da Educação. É nomeado para ocupar a mesma função no executivo de Sissoco Embaló.
CARLITOS BARAI: Ministro da Saúde Pública
[Dados Indisponíveis!]
NICOLAU DOS SANTOS: Ministro da Agricultura, Floresta e Pecuária
FIDELIS FORBS: Ministro dos Transportes e Comunicações
Nasceu a 02 de Junho de 1975, em Bissau. Iniciou a formação da Contabilidade e Gestão na Escola Nacional de Administração (Ex-CENFA) e que acabou por concluir no Instituto Profissional de Lisboa (Portugal), em 2005. Fez ainda uma formação denominada de “Cothing – Executivo e Financeiro” no Instituto Profissional de Lisboa (IPROF). Dirigente do PAIGC. Em 2008, desempenhou a função de Director-geral dos Desportos. Em 2012, nomeado diretor administrativo e financeiro da Empresa Nacional PETROGUIN. Foi nomeado no governo de Baciro Dja, Secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações. Nomeado no executivo de General Sissoco Embaló para exercer a função do Ministro dos Transportes e Comunicações.
ORLANDO VIEGAS: Ministro das Pescas
CARLOS ALBERTO K. DE BARROS: Ministro da Mulher, Família e Solidariedade Social
Nasceu a 24 de Agosto de 1977, em Bissau. Fez curso superior de Turismo em Senegal, também formou-se na área de Gestão de Programa Voluntariado e Planeamento Estratégico. Foi ponto focal do ministério da Educação, Ciência, Cultura, Juventude e Desporto, no Programa de Voluntariado das Nações Unidas na Guiné-Bissau, em 2012. Foi responsável de crédito e emprego no projecto de emprego jovem e formação profissional, implementado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, financiado pelo PNUD, em 2011. Nomeado para exercer a função do Ministro da Mulher, Família e Solidariedade Social.
TOMÁS GOMES BARBOSA: Ministro da Cultura e Desportos
DOMENICO OLIVEIRA SANCA: Ministro da Juventude e Emprego
ANTÓNIO SERIFO EMBALÓ: Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Nasceu a 5 de Maio de 1963, em Pitche. Em 1993 licenciou-se em Economia do Turismo pelo Instituto Superior de Economia de Vama em Bulgária. Dirigente do PRS e eleito deputado na IX legislatura. De 2006 a 2008, desempenhou várias funções, entre as quais, ministro da Saúde Pública, Secretário de Estado do Comércio, Indústria e Artesanato, ministro de Comércio e Artesanato. Em 2012, nomeado diretor-geral da empresa PETROGUIN. Em 2014, nomeado titular da pasta do Comércio no executivo liderado por Eng. Domingos Simões Pereira. Ocupou a mesma função no executivo de Baciro Dja. Nomeado agora para exercer a função do ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
SECRETÁRIOS DE ESTADO
FRANCISCO MALAM NDUR DJATÁ: Secretário de Estado da Ordem Pública
[Dados Indisponíveis!]
FELICIDADE ABELHA: Secretária de Estado do Tesouro
Nascido a 13 de Junho de 1957, em Bissau. Fez o curso superior na área de organização e gestão de empresas no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa em Lisboa, de 1979/1984. Fez vários cursos em diferentes áreas, nomeadamente: ‘Operações bancária’ no ex-Banco Português do Atlântico, em 1988; a Gestão da Política Macroeconómica, em 1991. Participou igualmente em vários seminários sobre a sua área profissional. Foi Controladora Interna e das Operações do Serviço de Caixa, de 1998 a 2005. Foi a diretora de Agência Principal de Bissau, de 2005 a 2014. Membro do Comité de Estabilidade Financeira da UEMOA (CFS-UEMOA), desde Abril de 2015.
JOSÉ ADELINO VIEIRA: Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais
Nasceu a 28 de Março de 1972. Fez o Mestrado em Direito Fiscal pela University of Baltimor. Licenciou-se igualmente em Contabilidade e Finanças na University of Maryland System – Coppin State College. De 2008/2013, diretor-geral de Contabilidade Fiscal e Tributária de QIAGEN, INC Germantown, MD. Em 2013, desempenhou a função do Diretor de Contabilidade Fiscal e Tributária Computer SCIENCES CORPORATION (CSC) Falls Church, uma empresa multinacional com presença em mais de 90 países e é membro da Revista Fortune 500, com mais de 12 mil milhões de dólares de rendimentos anuais. Foi nomeado Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, no Governo de Baciro Dja. Nomeado para exercer a mesma função no executivo de liderado por general Sissoco Embaló.
JOSÉ BIAI: Secretário de Estado do Plano e Integração Regional
Nasceu a 4 de Agosto de 1959, em Mansaba, região de Oio. Fez a formação superior na economia, que terminou em Junho de 1985. Foi Diretor-Geral da Integração Regional e Administrador do BOAD, de 2001/2012. Foi ministro da Economia e Integração Regional, 2012/2013 no Governo de Transição. Exerceu a função do Coordenador do Comité Nacional de Planificação Estratégica, em 2014. Presidente da Comissão de Privatização/Reestruturação do sector empresarial público, em 2015. Nomeado para ocupar a função do Secretário de Estado do Plano e Integração Regional.
MARCELINO SIMÕES LOPES CABRAL: Secretário de Estado da Reforma Administrativa
Nasceu a 22 de Novembro de 1961, Cafal sector de Bedanda, Região de Tombali. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas, na Escola Superior de partido Comunista Cubano, em 1989. Dirigente do PAIGC. Foi membro de governo várias vezes, desde o ano 2000, onde desempenhou as funções do Ministro da Solidariedade. Ministro do Interior em 2002. Desempenhou ainda a função do Ministro da Defesa Nacional, em 2003. Conselheiro do Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, para a área de Defesa e Segurança, em 2004. Exerceu a função de Secretário de Estado da Ordem Pública, no executivo de Baciro Djá. Nomeado para o cargo de Secretário de Estado da Reforma Administrativa no Executivo de Umaro Sissoco.
AUGUSTO POQUENA: Secretário de Estado da Cooperação Internacional
Nasceu a 18 de Março de 1962, em Bissorã, Região de Oio. Licenciou-se em Tecnologias de Produção em Conservação das Indústrias, pelo Instituto Superior das Pescas na Ex-URSS, em 1991. Dirigente do Partido da Renovação Social. Foi Secretário-geral do PRS, Embaixador da Guiné-Bissau na Bélgica, em 2002. Foi igualmente Embaixador da Guiné-Bissau em Guinée-Conancry, em 2003. Eleito deputado várias vezes. Exerceu a função de Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades, no executivo de Baciro Djá. Nomeado agora para o cargo de Secretário de Estado da Cooperação Internacional.
DINO SEIDI: Secretário de Estado das Comunidades
Nascido a 15 de Dezembro de 1964, Xitole, região de Bafatá. Quadro do Ministério dos Negócios Estrangeiro. Formou-se em Relação Internacional no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1996. Foi Cônsul da Guiné-Bissau em França, de 2004/2009. Exerceu a função do Chefe de Protocolo da Presidência da República de 2010/2012. Em 2014, nomeado Inspetor Geral Diplomático e Consular, cargo que desempenhou até a data da sua nomeação para o cargo Secretário de Estado das Comunidades, por decreto presidencial N° 13/2016.
HUMILIANO ALVES CARDOSO: Secretário de Estado do Poder Local
[Dados Indisponíveis!]
MARIA INÁCIA SANHÁ CÓ: Secretária de Gestão Hospitalar
Nasceu a 25 de Maio de 1968. Fez Bacharel em Língua Portuguêsa na Escola Normal Superior Tchico Té, em Bissau 1989/92. Em 2001, Curso de Criação e Gestão de Pequenas Empresas – Praia Cabo-Verde. Em 2012, desempenhou a função da Presidente do Instituto de Mulher e Criança. Em 2006/2010, Diretora Geral da Solidariedade Social e Família. Em 1997/2000, chefe do Departamento de Informação e Orientação Profissional – DGTEFP – MFPT. Em 1996/97, Técnica do Emprego da Direcção Geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional (DGTEFP), Ministério da Função Pública e Trabalho. Exerceu a função da Secretária de Gestão Hospitalar, no governo de Baciro Djá. Nomeada agora para ocupar a mesma pasta.
ELIZABETE YALÁ: Secretária de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica
[Dados Indisponíveis!]
MARIA EVARISTA DE SOUSA: Secretária de Estado das Florestas e Pecuária
Nasceu no dia 13 de Março de 1956, na Região de Bolama-Bijagós. Licenciou-se na área das Ciências Zootécnica, no Instituto Superior de Zoo Veterinário de Borysenko na Kharkov – Ucrânia (Ex-URSS), em 1984/1990. Dirigente do PAIGC e membro do Comité Central. Foi presidente da Federação das Mulheres da Guiné-Bissau – 2002/2008. Foi Secretária-geral do Ministério das Pescas, em 2008. Em 2010/12, desempenhou o cargo da Governadora da Região de Biombo. Foi ministra de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em 2009. Ocupou a pasta da ministra da Mulher, Família e Coesão Social, no executivo de Baciro Djá. Nomeada agora para exercer a função da Secretária de Estado das Florestas e Pecuária.
IRACEMA DO ROSÁRIO: Secretária de Estado do Ensino Básico, Secundário e Profissionalizante
Nasceu a 20 de Março de 1951, em Bissau. Formou-se na área da docente do Ensino Primário em Bissau e fez uma parte do curso em Portugal no ano 1968/1972. Fez ainda o curso na área do desenvolvimento de papel dirigente na administração pública (PALOP), em Bissau e depois em Portugal. Dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e membro do Comité Central. Desempenhou o cargo de presidente do Instituto da Mulher e Criança duas vezes, ou seja, em 2004/06 e no ano 2008/2012. Ocupou a pasta da Secretária de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria. Nomeada agora para desempenhar a função de Secretária de Estado do Ensino Básico, Secundário e Profissionalizante.
Por: Redação
Fotos: Marcelo N’Canha na Ritche
odemocratagb.com
odemocratagb.com