quarta-feira, 28 de março de 2018

CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS IMPLICADO EM FRAUDE FINANCEIRA INTERNACIONAL

Luanda, Angola (PANA) - A Procuradoria-Geral da República (PGR) em Angola anunciou estar em curso uma investigação criminal contra altas patentes das Forças Armadas Angolanas (FAA), incluindo o seu chefe do Estado-Maior-General (EMG), general Geraldo Sachipengo Nunda, por alegado envolvimento numa tentativa de fraude financeira internacional.

Segundo a fonte, o general Nunda e quatro outros estariam implicados numa rede de indivíduos que tentaram de forma fraudulenta negociar uma operação de financiamento internacional de 50 biliões de dólares americanos, propostos por uma empresa tailandesa.

A operação serviria supostamente para financiar alguns projetos em Angola mas foi abortada pela Polícia angolana após denúncia de um dos bancos envolvidos na negociação.

Estão igualmente sob investigação no mesmo processo os antigos responsáveis da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), Norberto Garcia, e da Agência para a Promoção do Investimento e Exportações de Angola (APIEX), Belarmino Van-Dúnem.

Buscas realizadas no âmbito deste inquérito permitiram apreender material eletrónico como telefones, computadores, tablete e pen drives para recolher provas sobre as ações  denunciadas, revelou o sub-procurador-geral da República, Luís Ferreira Benza Zanga.  

Falando em conferência de imprensa na capital angolana, Luanda, Luís Zanga indicou que a PGR está engajada em levar este processo até ao fim, dentro dos prazos estabelecidos por lei.