sábado, 24 de março de 2018

OPINIÃO

Dr. Carlos Lopes
Por: Gaio Martins Batista Gomes, via facebook
 
Há tempos atrás eu falei e disse:

“ há muita coisa para ser analisada, que está a passar em branco “

E como tem reparado eu sou um acérrimo critico aos nossos ilustre que muitos prestam vassalagem pelas suas contribuições internacionais, mas que não prestam a devida atenção, pela falta de contribuição para com a terra que lhes fez e deu oportunidade para serem as pessoas com esse prestigio.

Como não me identifico com a cobardia e nem com o medo de não arranjar trabalho no futuro, por influencia dessas personalidades, eu não apresento nenhum pedido de permissão para criticar o que entendo não estar certo ou não estar a ser feito da melhor maneira.

Numa pequena reportagem feita pela RTP África, algumas afirmações feitas pelo nosso ilustre Carlos Lopes, me deixaram curioso, levantando algumas duvidas nelas, e outros dados me deixaram muito feliz, vendo que se aproveitarmos essas perspectivas a África poderá dar um salto gigante para o retorno ao passado de desenvolvimento que foi em tempos travados pelos Europeus e Americanos.



Ao contrario, de alguns " rebanhos " da televisão, que caracterizam o Carlos Lopes como sendo um génio guineense, a apresentadora do programa da rtpafrica “ Sou Capaz “ identificou o economista como sendo um ser “ social “ e” simples”.

E estando ele fora da característica de Deus, podemos e devemos questionar as suas reflexões e atitudes. As minhas questões são simples e curtas, que se forem respondidas poderemos estar a eliminar ficção que alguns tem em mente e reconhecermos a pessoa de facto pelo seu desempenho e não pela maquina de marketing que tem a sua disposição.

As questões que aqui colo serão alvo de uma pesquisa minha, para com mais propriedades do que os alienados pela maquina de projecção de pessoas próximas, estarei em condições de as responder.

Então eu me questiono, se o economista Carlos Lopes saiu da Guiné-Bissau desde 1988, o que fazia ele antes disso?

Qual foi o seu papel nos regimes que vigoraram na Guiné-Bissau?

A sua saída teve apoio da Guiné-Bissau?

Será Carlos Lopes dos guineenses que mais escreveu sobre a Guiné-Bissau?

O parceiro principal da Guiné-Bissau é a Índia, e os emigrantes?

Carlos Lopes confirma que a avaliação dos antigos e actuais políticos é terrível, porquê, continuarmos a apostar na organização politica mais antiga da Guiné-Bissau?

São questões que me vieram a cabeça depois de ver a reportagem, sei que tem pessoas que mesmo não tendo a certeza nas respostas sobre estes assuntos, tem sempre uma contribuição valida e contributiva para a desmistificação de alguns " ismos" que se vem criando.

Dos “ bate palmas “ estou pronto para ouvir o som e as letras das suas admirações fictícias.

Permitam-me dizer isto:


Para mim Carlos Lopes ocupa uma posição prestigiada a nível afrikano, na qual é fruto do seu desempenho, que eu tenho admiração e respeito pelas suas conquistas.”

Claro que esta mistura de sal e açúcar vai somente para confundir as mentes que não tem uma capacidade analítica e acompanhadora das publicações que cada um vai fazendo.


Leia também:

É preciso assumir travar a imoralidade e a traição á pátria.

Para isso temos que começar as chamar as coisas pelo nome. Para isso temos que dizer que o Movimento de Cidadãos Conformados são um dos aliados do PAIGC e um mau exemplo de uma organização de representação da juventude .

Apesar de o movimento ser liderado por artistas, falta-lhes (cri)actividades que façam rimar as suas acções com o nome de “ conformados “ que sem logicismo tentam impingir.

Apoiar um regime que esta a mais de 40 anos no poder, é o maior sinal de CONFORMISMO que alguma vez poderia existir.

As individualidades, os projectos de ruptura e a não aceitação dos mesmo de sempre é que são o verdadeiro sinónimos de INCONFORMADOS.

Os cientistas do PAIGC evoluíram na ciência de clonar as suas atitudes, e isso resultou em o “ Movimento de Cidadãos Conscientes e Conformados, pois os dirigentes do MCCI fazem as mesmas mesmissis:

1. Se os criticas: acusam-te de inveja.

2. Lembram-se das dificuldades do povo, quando é para apontar o dedo aos adversários.

3. Mesmo que seja em assunto de defesa do interesse nacional, sairam em defesa da RTP, RDP África, uma vez que é uma disputa que envolve os seus adversário.

4. Esquecem-se das liberdades fundamentais e da constituição, para fragilizar os seus adversários.

As ultimas duas atitudes se enquadram, numa atitude de traição , que serão eternamente lembrados deles.

Apoiar uma organização Estrangeira, quando ela falha com as clausulas que se comprometeu cumprir com a Guiné-Bissau, É TRAIR A NAÇÃO, assim como também É TRAIDOR, quem apoia as injustiças e violações praticadas aos 19 guineenses sancionados pela CEDEAO, desrespeitando as autoridades da Guiné-Bissau.

É urgente que os guineenses que não se revém em valores dos indivíduos que integram o MCCI, criem uma colectividade que defenda com neutralidade os valores de guineenses, que só se movimentam pelo amor a Guiné-Bissau e para salvar os guineenses.

É preciso criar representações que representam-nos com idoneidade.