quarta-feira, 14 de março de 2018

MOFINU LARGAM
BU BAIIII

Foi marcada uma nova reunião para ultrapassar o impasse político, conforme informou o Coordenador dos Deputados expulsos pelo PAIGC, Braima Camará, porque "não esteve presente um dos principais actores políticos". O político não frisou o nome da figura em falta, mas não é difícil imaginar quem seja. 

O problema, no meu ponto de vista, é que, primeiro não é só um. Para mim, duas (ou até mais) cadeiras estavam vazias: uma de actor político interno e outra reservada a uma figura estrangeira (e falso mediador). Estas duas figuras nunca tomarão parte nesses encontros, porque caso o façam estarão a ceder e a legitimar um consenso "posterior" ao Acordo de Conacri, que eles próprios mataram com aplicação de sanções disparatadas a 19 personalidades guineenses.

Compatriotas,

É preciso metermos a mão na nossa consciência patriótica. O apelo de CEMGFA, transmitido hoje pelo Coronel Yuri Na Fantchamna, contra qualquer interferência de soldados nos assuntos políticos do país, deveria, também, ser extensivo a dita comunidade internacional. Ainda assim é sabido que a nossa crise política interna não periga a paz e a segurança internacional.

Há bem pouco tempo, os charlatães quando vissem o seu terreno cercado, usavam "último recurso", que eram as forças armadas. Hoje, corridos dos quartéis, "último recurso" tem sido a chamada comunidade internacional, e na soronda, imperialismo na ronda! 





SI BU KA TENE DI DAN
KA BU NKOMODA KU MI MAMÃ