quarta-feira, 21 de março de 2018

NIGÉRIA ENFRENTA MAIOR SURTO DE FEBRE DE LASSA

Um alerta as autoridades da Guiné-Bissau: Mais vale prevenir do que remediar.
O Centro de Doenças Infecciosas da Nigéria (NCDC) registou de 1 de Janeiro a 13 de março do ano em curso, 114 mortos, 365 casos positivos e 1.386 suspeitas de febre de Lassa. Segundo noticiou o El País, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu este surto como o maior episódio desta doença no país e anunciou que está a trabalhar com a NCDC no sentido de dar uma resposta efectiva.

Enquanto os médicos nigerianos trabalham para conter o surto, as agências de controlo sanitário tentam descobrir o motivo que levou a doença a se espalhar tanto, sendo que em 2017 registou-se “apenas” 142 casos de febre de Lassa. A doença já atingiu 19 estados e infectou 16 trabalhadores de saúde.

Médicos sem Fronteiras, que prestam apoio ao governo nigeriano em algumas regiões mais afectadas, dizem que esta é uma doença para a qual as vacinas não existem actualmente.

Os resultados de uma amostra realizada pela NCDC e publicadas na passada terça-feira, 13, revelam que cerca de 80% das pessoas infectadas são assintomáticas, mas uma em cada cinco infecções produz uma doença grave com envolvimento de órgãos como fígado, baço e rins. A taxa de mortalidade desta doença na Nigéria está a aumentar para mais de15% em pacientes hospitalizados.

O período de incubação da febre de Lassa é de dois a 21 dias e os sintomas são gradualmente notados, entre febres, fraqueza e mal-estar com gripe, dor muscular, cabeça e garganta, náuseas, vômitos, diarreia e tosse. Os casos mais graves envolvem hemorragias, convulsões e coma.

A OMS descreve a febre de Lassa como uma doença viral hemorrágica aguda, que dura de uma a quatro semanas e que ocorre entre 300.000 e 500 mil casos por ano, principalmente na África Ocidental. É transmitida aos seres humanos através do contato com alimentos ou objectos contaminados com fezes, urina ou roedores, embora possa também ser transmitida de pessoa para pessoa através dos fluidos do paciente ou em um laboratório.


Leia também: Nigéria: Surto de febre Lassa mata 119 pessoas no país

'Abuja - O Centro para o controlo de enfermidades da Nigéria, informou nesta terça-feira, em Abuja, a morte de 119 pessoas pelo recente surto da febre Lassa, noticiou a Prensa Latina.

De acordo com a entidade, desde o início do ano resgistou-se um total de mil 495 casos suspeitos, com 376 confirmados positivos e 26 a espera de resultados de laboratório..

A febre é uma enfermidade hemorrágica aguda de dois a 21 dias de duração, causada pelo vírus de Lassa, pertencente à família dos arenavírus.

Transmite-se aos humanos através do contacto com alimentos e utensílios domésticos contaminados e o seu efeito nas mulheres grávidas e fetos é devastador.