sábado, 28 de dezembro de 2013

MINISTRO DO ESTADO E DA PRESIDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU DIZ QUE CAVACO SILVA FOI «INFANTIL»

Ministro do Estado e da Presidência da Guiné-Bissau diz que Cavaco Silva foi «infantil»

Fernando Vaz

Fernando Vaz


O ministro de Estado e da Presidência, Fernando Vaz, revelou, em entrevista à TSF, que o incidente com os refugiados sírios foi politizado por Lisboa, e que a intenção é dar suporte político ao antigo primeiro-ministro, deposto em 2012. 

«Portugal apoiou sempre o ex-PM e não reconhece o atual governo de transição, onde o partido do ex-PM, PAIGC, tem cinco ministros. Portugal continua a insistir em apoiar o ex-PM», afirmou Fernando Vaz.
O governante sublinhou que o aeroporto de Bissau é seguro, sublinhando que tem todas as certificações necessárias emitidas por entidades internacionais.
O ministro de Estado e da Presidência do governo de Bissau acusou ainda Cavaco Silva de ter tido uma reação precipitada e infantil a todo este caso.
«O sr. presidente da República, sem fiabilidade das fontes, aparece publicamente a fazer uma declaração tendo como suporte as falácias e calúnias em relação à Guiné. Foi muito triste o que aconteceu», considerou.
Aos olhos do governo guineense, há culpas partilhadas neste incidente. Fernando Vaz considerou que há fragilidades no processo de embarque da TAP em Bissau.
Contactado pela TSF, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, escusou-se a comentar tais declarações. Também a TAP prefere não reagir. A TSF já contactou a Presidência da República e aguarda uma resposta.TSF - Ouvir
RTP - Ouvir
Leia também: