terça-feira, 17 de dezembro de 2013

POLÍCIA FRANCESA DESMANTELA REDE DE IMIGRAÇÃO ILEGAL QUE PASSAVA POR PORTUGAL

As autoridades francesas desmantelaram durante o fim-de-semana uma rede de imigração ilegal para a Europa, incluindo Portugal, de cidadãos do Paquistão, Sri Lanka e Indonésia, noticiou hoje o jornal Le Figaro.
Segundo a notícia do jornal francês, a operação, que decorreu sexta-feira e sábado na região de Paris e em Portugal, pôs a descoberto uma rede de transporte por carrinhas de imigrantes que, no prazo de um ano, terá realizado 400 viagens que permitiram a entrada de cerca de mil imigrantes ilegais na Europa.
A investigação, liderada pelo Departamento Central para a Repressão da Imigração Ilegal e Emprego de Estrangeiros sem autorização (Ocriest, na sigla em francês), visou uma dezena de organizadores e passadores em França e Portugal.
De acordo com a notícia do Le Figaro, a operação da polícia francesa começou em Julho quando várias viaturas conduzidas por paquistaneses com documentos obtidos em Portugal foram interceptadas junto à fronteira de Hendaia com 35 imigrantes ilegais a bordo.
A polícia registou a passagem de cinco transportes semelhantes entre Junho e Agosto de 2012.
Ainda segundo o jornal francês, na sexta-feira, foram detidos em Lisboa seis alegados membros desta rede, que cobraria a cada clandestino 300 euros por uma viagem de Lisboa para Paris, 350 euros para a Bélgica ou 800 euros para Itália.
Caso o destino fosse o Reino Unido, o valor poderia chegar aos 1.500 euros.
Segundo o Le Figaro, a investigação policial conseguiu identificar o que apelidou de "um pequeno exército de motoristas", bem como dois "cabecilhas" da rede: um instalado na região de Lisboa, de onde partiam os candidatos à imigração, e outro em Saint-Denis, região de Paris, onde era organizada a recepção e o alojamento dos clandestinos em França.