segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SERIFO NHAMADJO TENTA RESOLVER CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU

RFI - Mussá Baldé 

O Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, esteve reunido com os partidos políticos com assento parlementar, com o Primeiro-Ministro e as chefias militares para tentar encontrar uma solução à crise política motivada pela passagem dos setenta e quatro sírios pela Guiné-Bissau.
O embarque forçado num avião da TAP em direcção a Lisboa de 74 sírios com passaportes falsos no passado dia 10 de Dezembro continua a dar que falar na Guiné-Bissau.
O Presidente do governo de transição, Serifo Nhamadjo, tenta evitar que a crise política se agrave após as demissões dos ministros do Interior, António Suca Ntchama, e dos Negócios Estrangeiros, Delfim da Silva.
A reunião realizada esta segunda-feira visa encontar alternativas para substituir os ministros demissionários.
De referir ainda que Delfim da Silva, o ministro demissionário dos Negócios Estrangeiros, foi ouvido esta segunda-feira pelo Ministério Público.
Ainda sobre este assunto, o ministro do Interior, António Suca Ntchama, acusado de ter forçado o embarque dos 74 sírios no voo da TAP, anunciou que vai apresentar uma queixa-crime contra o Procurador-Geral da República.
O anúncio foi feito por uma nota de imprensa assinada pelo advogado do ministro do Interior, que diz que foi vítima de difamação por parte do Procurador guineense, Abdú Mané.