sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

TAP ENCONTROU ALTERNATIVA PARA LIGAÇÃO LISBOA - BISSAU

A partir de sábado, passageiros viajam até ao Senegal e daí para a Guiné. PGR guineense acha incidente "vergonhoso para o país"

PGR Abdu Mané
Os passageiros que deviam ter viajado quinta-feira de Lisboa para a capital guineense no voo da TAP vão poder fazê-lo no sábado à noite. 

A rota alternativa será Lisboa - Dacar - Bissau. Os aviões da TAP apenas farão o percurso até à capital do Senegal. Entre Dacar e Bissau, a ligação aérea é assegurada num avião fretado. Foi assim que a companhia aérea portuguesa contornou a situação criada pela suspensão das ligações aéreas com a Guiné Bissau decidida após a chegada a Lisboa de 74 estrangeiros que viajaram com passaportes falsos e que foram forçados a embarcar.

Entretanto, o Procurador-geral da República da Guiné-Bissau classificou como "um acontecimento vergonhoso" para o país o incidente com as autoridades portuguesas. Abdu Mané revelou não estar na posse de todas as informações sobre o caso, mas do pouco que sabe considera que envergonha os guineenses garantindo que é preciso apurar todas as responsabilidades.

Manuel Ennes Ferreira - investigador do Grupo África do Instituto português de Relações Internacionais, ouvido pela agência Lusa, considera que este caso configura uma "coisa pontual e mal calculada".

74 cidadãos alegadamente sírios pediram asilo político a Portugal depois de viajarem a partir da Guiné-Bissau com passaportes turcos falsos.

Oiça as declarações de António Monteiro - da TAP e de Ennes Ferreira.