domingo, 8 de dezembro de 2013

CONSENSO NACIONAL SOBRE PRORROGAÇÃO DA TRANSIÇÃO NA GUINÉ-BISSAU

O Presidente interino guineense, Serifo Nhamadjo, reuniu este sábado, 7 de dezembro, as forças vivas do país, decidindo consensualmente, pela prorrogação do período de transição que expira a 31 deste mês.
Presidente de transição da Guiné Bissau, Serifo Nhamadjo.
O chefe de Estado da Guiné Bissau, Serifo Nhamadjo, convocou no dia de hoje, 7 de dezembro, em Bissau, todos os partidos políticos, chefias militares e a sociedade civil, para juntos marcarem um novo período de transição, que termina no fim deste ano, mas desta vez, sem uma data de duração explícita.
"Nós estamos a tentar legitimar o novo período de transição. O período que agora vai expirar estava limitado até ao dia 31 de dezembro, para que possamos ter suporte jurídico e que possamos funcionar na legalidade; era imperativo buscarmos consensos de todos os partidos e de todos os actores sociais", declarou em entrevista à nossa reportagem em Bissau, o Presidente interino, Serifo Nhamadjo.
De notar que saiu desse encontro, um consenso nacional, sobre esta prorrogação da transição, que vai funcionar até à tomada de posse dos novos órgãos institucionais saídos das próximas eleições gerais na Guiné Bissau, previstas para o próximo ano.