Ouagadougou - O Burkina Faso prestou homenagem, sábado à noite, às pessoas mortas durante a insurreição popular de finais de Outubro de 2014 que levou à destituição do Presidente Blaise Compaoré do poder e condecorando-lhes como heróis nacionais.
Por ocasião de uma cerimónia na Praça Memorial dos Heróis Nacionais, foram homenageados os 28 mártires da insurreição de 30 e 31 de Outubro de 2014 com as medalhas de Cavaleiro da Ordem Nacional e Herói da Nação.
"Exprimimos a nossa disponibilidade para a reconciliação, mas com duas condições. Primeiro a verdade e a justiça para dar exemplo e aplicar a lei e depois o perdão. Estamos prontos para perdoar, mas isto deve fazer-se com verdade e transparência", declarou Babou Bamouni, representante das famílias das vítimas.
"Acreditem-me, justiça seja feita", tranquilizou o Presidente interino, Michel Kafando, acrescentando que "nunca vos esqueceremos e o Burkina Faso nunca vos esquecerá".
Kafando anunciou que um dia de lembrança será instituído anualmente em memória dos mártires.
Antes, o Presidente Kafando colocou a primeira pedra da estela que vai ser erguida em honra dos mártires e cujo custo se estimava em mais de 100 milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 600 francos CFA). Fonte: Aqui