segunda-feira, 3 de outubro de 2016

ÁFRICA DOMINA METADE DE TRANSAÇÕES BANCÁRIAS DE TELEFONIA MÓVEL DO MUNDO

Chefe da ECA disse que facto prova que continente pode dar "grande salto tecnológico"; apelo aos países é que se preparem para aumentar conhecimento e debater propriedade intelectual.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

África pode dar um salto tecnológico se abraçar uma modernização que faz diferença para populações e suas economias. A declaração foi feita pelo secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, ECA.

Carlos Lopes disse à Rádio ONU, em Nova Iorque, que os africanos devem adquirir conhecimento e estar preparados para discutir sobre a propriedade intelectual. Para destacar a inovação e o conhecimento africanos, ele citou o exemplo da transferência de valores pelo telemóvel.

Transações Bancárias

"Na África, foram inventadas no Quénia com um serviço chamado M-Pesa e que tiveram um sucesso imediato não só nesse país mas na maior parte dos países do continente, a tal ponto que África tem 50% das transações bancárias móveis do mundo. Para um continente que tinha um défice muito grande do ponto de vista tecnológico e infraestrutural na área das comunicações chegar a dominar o mercado mundial com cerca de 50% das transações bancárias móveis, é uma prova de que é possível fazer um salto tecnológico muito grande aproveitando características frugais da tecnologia."

Lopes afirmou que a contribuição da telefonia móvel e das comunicações é cada vez mais importante em várias economias africanas e pode marcar uma tendência na região.

Agendas

Em ocasião separada, a ECA informou que fez uma análise das metas globais do planeta e do continente adotadas em 2015. Trata-se da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2063 para o Desenvolvimento de África.

A principal recomendação aos países é que reforcem as suas capacidades nacionais para criar políticas coerentes, e para que melhorem a coordenação entre instituições.

Leia Mais:
Bons parceiros de África devem investir no avanço industrial
África deve melhorar “sofisticação” nas negociações para inovar e avançar
Clip: Carlos Lopes