sábado, 1 de outubro de 2016

SEXUALIDADE/EDUCAÇÃO: PERGUNTE À TINA


Olá Tina, eu tenho 23 anos de idade e já vivo maritalmente com minha parceira de 20 anos há 3 meses. Para começar eu nunca tinha iniciado a vida sexual, comecei com ela assim como minha esposa só que sempre que fazemos sexo ela depois de um instante derrama um líquido transparente em forma de água mas não escorrega. As vezes ela faz uns gritinhos ali durante o acto mas quando lhe pergunto depois do sexo, ela diz que não sente nada quando o líquido sai. Será que esse liquido é o sinal dela atingir o seu orgasmo? E esses gritinhos (choradinhos) é o sinal de dores provocado pela grandeza do meu pénis? Ajude-me por favor, eu não sou muito experiente ainda mas eu amo muito dela. Ela é boa. Dias
Olá Dias bom saber que ainda existem homens que se guardam para as esposas. Devo felicitar-te e tranquilizar-te. Felicito-te porque apesar de ser pouco experiente como dizes estás a conseguir algo que muitos outros que se dizem experientes não conseguem: dar prazer a uma mulher. Podes ficar tranquilo sobre o líquido que a tua mulher derrama ela é das poucas mulheres que consegue atingir aquilo que chamamos de ejaculação feminina. Nem todas as mulheres conseguem isso. Aquelas que conseguem libertam um líquido através da uretra (o canal por onde também passa a urina), algumas vezes em forma de jacto. Não é urina, atenção! Não há nada de errado com isto, significa sim que a tua parceira chegou a um orgasmo. Os gritinhos sem dúvida são de prazer e não de alguma dor que estejas a provoca-la. Conversa mais com a tua esposa para confirmares o que te digo e, já que a amas, porque não se casam formalmente? Felicidades.
Olá Tina, tive um problema de erecção durante três meses e minha namorada me abandonou, no entanto fui ao hospital explicar o caso e disseram que tinha de procurar um psicólogo. Não fui, e uma semana depois envolvi-me com uma outra pessoa de idade superior à minha, pois eu tenho 25 anos e ela 38 anos de idade. Com ela está a ser diferente, pois, tenho erecção e não ejaculo a menos de 1 hora de mega transa, gostaria de saber se tenho algum problema devido ao atraso de ejaculação nessa minha nova relação? E se pode vir a influenciar má acção no meu futuro tendo em consideração que ela é mais velha em relação a mim? E quero entender porquê perdi ereção na antiga relação e o facto de ela ter me abandonado? Ajude-me a entender Tina, Tony.
Olá, Tony, compreendo as tuas preocupações, mas não é motivo para ficares muito angustiado, pois não tens nenhuma doença. Trata-se apenas de uma atitude desajustada em relação à actividade sexual, que tu próprio poderás corrigir sem dificuldade. Aliás, esta é uma questão muito comum entre os homens.
Quanto ao problema que tiveste com a antiga relação, possivelmente vocês já não se amavam muito, por qualquer razão, e naturalmente perderam o interesse um no outro. Assim sendo, é normal que tivesses dificuldades de erecção. A erecção é comandada centralmente na nossa cabeça. Então, provavelmente a tua cabeça não estava para aí virada, face ao vosso desinteresse mútuo.
A diferença de idades no teu novo relacionamento não constitui qualquer problema para o futuro. O atraso de ejaculação que referes não é uma doença, nem há tratamento para isso, e não depende da diferença de idades. Depende da tua cabeça.
O mais importante de tudo é que vocês se amem verdadeiramente, com consideração e respeito, e conversem franca e abertamente sobre o que vos dá ou não dá prazer, quando fazem sexo. Assim deixarás de te preocupar com ejaculação ou não, e o maior ou menor tempo que demora o acto sexual. Essa preocupação está a impedir-te de desfrutar do sexo da melhor maneira. Deves saber que essa não é preocupação da maior parte das mulheres quando fazem sexo, ao contrário dos homens. E nota também que pode haver sexo muito prazeroso mesmo sem erecção e muito menos ejaculação.
Liberta a tua cabeça, esquece a erecção e a ejaculação ou a duração do acto sexual, relaxa, e concentra-te no prazer que podes dar e receber, deixando que os vossos corpos desfrutem mutuamente, com naturalidade, do prazer que a criatividade e imaginação permitem aos humanos gozarem com o sexo, como nenhum outro animal. Boa sorte!


Bom dia Tina, a filha da minha amiga tem 7 anos de idade e já começou a menstruar. Eu estranhei isso e acho que não é normal, quero saber como fazer para reverter essa situação, peço ajuda.
Cara leitora, possivelmente trata-se daquilo a que se chama puberdade precoce, isto é, as hormonas que regulam a sexualidade, começam a ser produzidas antes de tempo. Provavelmente, esta criança tem também um desenvolvimento mamário exagerado para a idade, e até pelos na região genital e debaixo dos braços. Estas crianças costumam ser mais altas que as outras crianças da mesma idade, embora tenham tendência a ficarem baixinhas quando adultas, se não forem tratadas. Por vezes, têm excesso de peso. Estas crianças sofrem naturalmente um grande trauma, que poderá provocar transtornos psicológicos e de comportamento. A ajuda de um psicólogo poderá mitigar estes transtornos. Esta condição precisa ser investigada com detalhe, sendo necessários exames que só se fazem em centros especializados. É recomendável que aconselhe a sua amiga a levar a criança a uma consulta com a brevidade possível.