quinta-feira, 22 de junho de 2017

GOVERNO GUINEENSE SUSPENDE ACTIVIDADES DA RTP ÁFRICA E RDP ÁFRICA NO FINAL DO MÊS

Esta decisão peca por tardia, mas vale tarde que nunca. A RDP "Djambadon" áfrica, RTP África, Lusa e demais órgãos de desinformação da lusofonia, não estão a contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, esses órgãos  foram orientados para desinformar a opinião pública e investidores que queiram investir no nosso país, ao mesmo tempo servem de  máquina de propaganda para os seus aliados(CADOGO, DSP e comparsas) e máquina para fazer imagem negativa à quem não defenda ou ponha em causa os  interesses obscuros da máfia e lobby fascista. Sempre defendemos que era necessário fazer algo para pôr um ponto final nos desmandos, desinformação e serviço sujo que esses órgãos têm prestado há décadas  e continuam a prestar contra o nosso país. Os nossos Parabéns ao governo da Guiné-Bissau, liderado pelo General Umaro Embaló pela tomada dessa corajosa decisão. De salientar que a tomada dessa sábia decisão nada tem a ver com a censura ou medo de criticas, mas sim, pela transparência, verdade, isenção e respeito. De referir que uma  decisão do género foi tomada recentemente em angola em relação à SIC, um canal português. Viva JOMAV! Viva Governo da Guiné-Bissau! Guiné kila muda!   
  
Foto de Braima Darame.Foto de Braima Darame.

O governo guineense vai suspender a partir de 30 de Junho as emissões da RTP e RDP-África na Guiné-Bissau, alegando falta de cumprimento do protocolo assinado a 31 de Outubro de 1997 relativo à instalação de uma delegação da Rádio e Televisão Pública de Portugal no país.

"Infelizmente, todas as diligências feitas não tiveram os resultados esperados, com o agravante da recente substituição do delegado da RTP/L...usa no nosso país sem conhecimento prévio do ministro da Comunicação Social, como normalmente é praxe. Sendo certo que o desenrolar desta situação em nada abona o excelente nível de relacionamento entre as partes, o governo propõe a suspensão de todas as actividades da RDP e RTP a partir do dia 30 de Junho, a fim de proporcionar que medidas tendentes ao reatamento da cooperação, caso ainda haja interesse e utilidade, sejam tomadas pelas autoridades portuguesas", lê-se numa carta na posse da Rádio Jovem que o ministro da Comunicação da Social, Vítor Pereira, enviou ao ministro da Cultura de Portugal, Luís de Castro Mendes.

A decisão de fechar as portas da RTP e RDP foi tomada na reunião do Conselho de Ministros da semana passada
, embora o comunicado final não fizesse referência a esse assunto.

"Desde a sua criação, a RDP-África e a RTP não têm respeitado o espírito e a letra do protocolo adicional de acordo sublinhado nos aspectos editoriais, de conteúdo e da co-produção de programas. Essa situação vem-se agravando, podendo pôr em causa as relações de amizade existentes entre os dois Estados", argumenta o governo guineense.

O governo liderado por Umaro Sissoco propõe uma revisão integral do protocolo de acordo.
As relações de cooperação entre os dois Estados ao nível da Comunicação Social datam de 1975 e são baseadas num acordo geral de cooperação para o sector, que contempla essencialmente os domínios da assistência técnica, formação de quadros, produção e intercâmbio de informação e programas. 

O acordo é válido até Outubro.

Fonte: Aqui