quinta-feira, 22 de junho de 2017

PR NOMEIA APOLINÁRIO DE CARVALHO EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU NO REINO DE BÉLGICA

Clique em ler mais para aceder e ler todos os decretos que nomeiam os oito(8) Embaixadores. 

O Presidente da República nomeou esta quarta-feira, 21 de junho de 2017, Apolinário Mendes de Carvalho, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné-Bissau, no Reino de Bélgica, funções que deverá exercer cumulativamente com as de representante do país junto da União Europeia.

Henrique Adriano da Silva é nomeado Embaixador da Guiné-Bissau na República Federal da Nigéria e igualmente Representante do país junto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

Ainda no capítulo das nomeações, Pedro Maria Mendes vai chefiar a representação diplomática da Guiné-Bissau na Argélia e Carlos Edmilson Marques Vieira, nomeado Embaixador na Etiópia, funções que deverá assumir com as do Representante da Guiné-Bissau junto da União Africana.

Para a vizinha República da Guiné-Conacri, o Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, nomeiou Ernesto Muntaga Djaló e Bailo Cassamá deverá representar a Guiné-Bissau na Gâmbia.

De capítulo de nomeações para as exonerações, José Mário Vaz decide exonerar Eugénia Pereira Saldanha de Araújo das funções de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Guiné-Bissau na República Federativa do Brasil, para as quais havia sido nomeada por Decreto Presidencial Nº 37/2010, de 22 de junho. E Hilia Garez Lima Barber deixa, por decisão do Presidente da República, as funções a Embaixada da Guiné-Bissau na França, para as quais havia sido nomeada por Decreto Presidencial Nº 01/2011, de 03 de janeiro.

O Decreto Presidencial Nº 10/2017 não fundamenta as razoes, mas ressalva que as nomeações ocorrem ouvido o Governo, nos termos da alínea q) do artigo 68º, conjugado com o artigo 70º, todos da Constituição da República.

Por: Filomeno Sambú
odemocratagb.com

Presidente da Guiné-Bissau nomeou hoje seis novos Embaixadores do país para exerceram funções na Bélgica, Nigéria, Argélia, Etiópia, Guiné-Conacri e Gâmbia.


O chefe de Estado guineense nomeou Carlos Marques Vieira para embaixador na Etiópia, Ernesto Muntaga Djaló embaixador na Guiné-Conacri, Henrique Adriano Silva embaixador da Nigéria, acumulando com a representação da Guiné-Bissau junto da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Pedro Maria Mendes da... Costa embaixador na Argélia e Bailo Cassamá para embaixador na Gâmbia.


Em outros dois decretos presidenciais, o Presidente guineense exonerou de funções as embaixadoras da Guiné-Bissau no Brasil e em França.


Confira os decretos assinados pelo Chefe de Estado guineense José Mário Vaz a que à Rádio Jovem teve acesso em Bissau.
Fonte: Jornalista, Braima Daramé, via facebook

Foto de Braima Darame.

Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.

Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.