quarta-feira, 21 de junho de 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO ANUNCIA INVESTIGAÇÕES NOS MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS, PESCAS E TRANSPORTES

O Ministério Público anunciou que na próxima semana vai começar o processo de extrair certidões para continuar a investigar algumas direções gerais dos Ministérios das Finanças, das Pescas e dos Transportes que apresentam fortes indícios de práticas do crime de corrupção no primeiro Governo do PAIGC liderado por Domingos Simões Pereira.

Uma fonte da Procuradoria Geral da República revelou a’O Democrata que o Ministério Público concluiu na semana passada, as investigações relacionadas com o caso conhecido como “Resgate dos Bancos Comerciais” que envolve os Ministérios da Economia e Finanças, das Pescas e dos Transportes.

A mesma fonte informou que as diferentes Comissões de Inquéritos constituídas por aquela instância judicial acusaram os respetivos processos, tendo sido remetido os mesmos ao Tribunal Regional de Bissau para efeitos de julgamento.

As investigações em causa envolvem, segundo a fonte, os ex-ministros das Finanças, Geraldo Martins, das Pescas, Ildefonso Barros e dos Transportes, João Bernardo Vieira, todos eles membros do então governo de Domingos Simões Pereira.


A fonte adianta ainda que as três figuras acusadas nesses processos são principais suspeitos de crimes de desvios de fundos públicos de 2014 a 2015.

Com os processos já acusados, os suspeitos têm agora oito dias para apresentarem as respetivas impugnações contraditórias.

Findo prazo, os processos acusados pelo Ministério Público passam para o Juiz julgador proceder a marcação das datas das sessões de audiências e julgamentos.
 
Por: Filomeno Sambú