segunda-feira, 5 de março de 2018

Cristiano Na Betam-A: “GTAPE TEM NA POSSE TODOS OS DADOS ARMAZENADOS E FALTA APENAS REPRODUÇÃO DE MAPAS CARTOGRÁFICOS”

O ex-director Geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Cristiano Na Betam, afirmou este sábado 03 de março 2018 que a instituição tem na posse todos os dados armazenados e falta apenas a reprodução de mapas cartográficos.
 
Cristiano Na Betam falava numa entrevista exclusiva a’O Democrata na qualidade de formador de seminário de capacitacão das comissões sectoriais do recenseamento eleitoral de sector autónomo de Bissau e região de Biombo, realizada na sede de IBAP em Bissau. Na ocasião, Na Bitam-A disse ser impossível realizar qualquer processo de recenseamento, sem passar antecipadamente pela cartografia eleitoral que faz mapeamento de todos os eleitores em cada círculo eleitoral.
 
“Este seminário de capacitação das comissões sectoriais do recenseamento eleitoral, não tem nada a ver obrigatoriamente com o cumprimento de calendário eleitoral em vista no país, mas sim tem a ver com a capacitação dos membros sectoriais do recenseamento para estarem apto a qualquer momento que forem chamados para exercer as suas funções e dar resultado positivo. Há muito tempo que os agentes da comissões sectoriais do recenseamento eleitoral não recebem a formação”, explicou Cristiano Na Betam-A.
 
O técnico do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral advertiu que a GTAPE não vai esperar pela marcação da data de eleições legislativas, salientando que perante eventual decisão política sobre as eleições, responderá tecnicamente para o efeito.
 
Questionado sobre para quando o início do processo de recenseamento eleitoral de cidadãos que atingiram 18 anos nos últimos anos, Cristiano Na Betam-A, explicou que início do registo depende de muita coisa, nomeadamente, a conclusão e reprodução de mapas de cartografia eleitoral. Adianta ainda que a previsão de mapa feita no passado sobre recenseamento eleitoral, era manual e caducado agora o procedimento, a repodução terá que se fazer por via digital.
 
“Só no final deste trabalho com condições reunidas que passa pela aquisição de meios financeiros, kits de recenseamento que o GTAPE iniciará o processo de recenseamento eleitoral. Até neste momento pelo que sei, o Gabinte Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral não tem ainda a data prevista para início de recenseamento eleitoral no país, devido a falta de meios que mencionei a bocado”, adevertiu.
 
Questionado ainda sobre o risco de as eleições legislativas não serem realizadas ainda neste ano de acordo com calendário eleitoral, o técnico lembrou que a competência de realizar eleições não é da responsabilidade de GTAPE, mas sim da Comissão Nacional de Eleições (CNE) que debruça sobre a matéria.
 
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A