
Segundo um comunicado de imprensa a que a PANA teve acesso segunda-feira. o juiz checo Robert Fremr foi eleito primeiro vice-presidente e o francês Marc Perrin de Brichambaut segundo vice-presidente.
"Estou muito honrado pela confiança testemunhada pelos meus pares que me elegeram presidente do Tribunal. Enquanto assumo as minhas funções, acho encorajador poder contar com a vasta experiência dos dois vices-presidentes", declarou o novo presidente do TPI.
Congratulando-se por poder trabalhar com os dois vices bem como com todos os juízes e pessoal do Tribunal, afirmou que previa igualmente, com grande entusiasmo, a sua colaboração com a assembleia dos Estados Partes, a sociedade civil e a comunidade internacional para consolidar e reforçar o sistema do Estatuto de Roma, que celebra o seu 20° aniversário este ano.
"Agradeço também à presidente cessante, a juiz Sílvia Fernandez de Gurmendi, e aos seus dois vice-presidentes, Joyce Aluoch e Kuniko Ozaki, pelo seu trabalho e pela sua liderança", acrescentou.
A presidência, que compreende o presidente e dois vice-presidentes, define as orientações estratégicas para todo o Tribunal. Está encarregada da boa administração da instituição e da supervisão das atividade do escrivão.