segunda-feira, 30 de abril de 2018

ÚLTIMA HORA / URGENTE

Conselho Superior da Magistratura guineense chumba processo de nomeação da direção da CNE.

Os juízes conselheiros acabam de votar a favor a nulidade do processo que resultou na escolha do novo presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, que foi empossado hoje pelo presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, revela uma fonte presente na longa reunião do Conselho Superior da Magistratura desta segunda-feira.

"A maioria esmagadora dos 10 juízes presentes na longa reunião do Conselho Superior da Magistratura que tivemos votou a favor dos que reclamam a nulidade do processo da escolha do novo presidente da CNE. Não posso dar mais detalhes" revela a fonte que participou na reunião.

A deliberação da reunião desta segunda-feira que não ratificou a decisão do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanha, deverá ser divulgada, o mais tardar na próxima quarta-feira, indica a fonte.

A CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU DA GUINÉ-BISSAU

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, reuniu-se hoje, 30 de abril, com o ministro do Comércio do Senegal, Alioune Sarr, e empresários daquele país, para analisar as possibilidades de os senegaleses comprarem a castanha do caju, principal produto de exportação guineense.
 
O encontro decorreu no palácio da Presidência em Bissau e contou com a presença do novo ministro do Comércio guineense, Vicente Fernandes, que disse aos jornalistas ter-se tratado de “uma reunião preliminar”.
 
“A missão senegalesa veio à Bissau discutir com as autoridades com vista a busca de uma solução para o problema que grassa em relação à campanha de comercialização da castanha, que é o maior produto de exportação do nosso país”, disse Vicente Fernandes.

Após empossamento do governo: ARISTIDES GOMES AUTORIZA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS PELAS EMPRESAS PÚBLICAS


O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, emitiu hoje, 30 de abril 2018, um despacho n° 33/2018, que dá sem efeito o despacho anterior que proibia a utilização de “fundos públicos” nas empresas de capital público ou instituições públicas.

O Chefe do executivo guineense justificou no seu despacho de hoje que com a tomada de posse dos membros do governo inclusivo, torna-se necessário proceder ao levantamento da proibição constante no despacho n°31/GPM/2018, de 18 do mês em curso, relativo às contas bancárias das empresas de capital público ou instituições públicas.

Recorde-se que o Primeiro-Ministro proibia até a tomada de posse do novo executivo inclusivo a utilização de fundos públicos depositados nas contas das
instituições e empresas públicas, bem como o pagamento de despesas em numerário.

Contudo, o documento ressalva ainda que em situações excepcionais, as instituições referidas poderiam solicitar um pedido devidamente fundamentado ao Primeiro-ministro para a realização de pagamentos, designadamente salários e despesas correntes pertinentes.

Por: Redação
odemocratagb.com

INFRASTRUTURAS E VIDAS DESTRUÍDAS SÃO OS FEITOS DA COLIGAÇÃO CONTRA O DAECH

Por: Bachar al-Jaafari [*]

Senhor Presidente:

Aristóteles teria dito: "Querer provar coisas que são claras por si mesmas é iluminar o dia com uma lamparina"...

É um pensamento que me transporta a alguns dos meus colegas presentes nesta sala, os quais comportam-se como se, com o microscópio na mão, procurassem sob as suas objectivas alguns grãos de verdade aqui ou ali, fazendo cara de ignorar o enorme elefante [feito de mentiras e de enganos] que deveria simbolizar esta sessão assim como as anteriores.

Um enorme elefante que corresponde, evidentemente, à tripla agressão do meu país por Estados Membros permanentes deste Conselho e à ocupação de um terço do seu território por estes três Estados agressores por outros, ocupações acerca das quais retornarei ulteriormente. 

ANGOLA: GENERAL FURTADO EXPLICA COMO FOI USADO PARA INCRIMINAR FERNANDO MIALA

Lisboa - O antigo CEMGFAA, Francisco Pereira Furtado rompeu silencio de vários anos para revelar dados, de como usaram o seu nome para a cabala que em 2006, resultou na “falsa” condenação do antigo Director-Geral do Serviço de Inteligência Externa, general Fernando Garcia Miala, que agora considera ter sido um “erro da justiça angolana”.
*Paulo Alves
Fonte: Club-k.net
Diz que não  era sua competência despromover um oficial general 
A data dos factos, Fernando Miala, acusado de desobediência militar por ter faltado a uma convocatória do Estado Maior das FAA para a cerimonia da sua desgraduação de tenente general para o grau militar de Brigadeiro.
O general Francisco Furtado, era a data o CEMGFAA e a figura que fez a acusação contra Fernando Miala por não ter comparecido a convocatória por si feita, que de seguida foi acionada pela Procuradoria Militar das FAA, na altura dirigida pelo general João Maria de Sousa que formalizou a queixa.
Na recente entrevista do general Furtado, trás um detalhe que nem mesmo os advogados de defesa pegaram. O CEMGFAA não tinha competência de desgraduar um oficial general. Se Fernando Miala tivesse de ser despromovido a cerimonia de despatenteamento deveria ter sido feita ou conduzida pelo então comandante em chefe das FAA, José Eduardo dos Santos entidade que pela constituição tem o único e exclusivo direito de fazer.

PR DA GUINÉ-BISSAU NOMEIA ANTIGO MINISTRO DO INTERIOR CONSELHEIRO PARA SEGURANÇA INTERNA E EXTERNA

Botche Candé
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou hoje o antigo ministro do Interior Botche Candé conselheiro para as áreas de Defesa e Segurança interna e externa, anunciou hoje a Presidência guineense.

Em decreto presidencial, enviado à Lusa, José Mário Vaz nomeou Botche Candé conselheiro do Presidente da República para se ocupar das pastas de segurança e defesa com categoria de ministro de Estado.

Candé, de 62 anos, desempenhou o cargo de ministro do Interior no Governo demitido pelo Presidente guineense a 16 de janeiro, mas manteve-se em funções até ser substituído na última sexta-feira por Mutaro Djaló, um quadro sénior do ministério.

No passado, entre outros, Botche Candé já esteve na presidência, enquanto conselheiro, com categoria de ministro de Estado para os assuntos religiosos do falecido Presidente guineense Kumba Ialá.

Mais tarde, desempenhou as funções de ministro do Comércio, Indústria e Artesanato.


MB // VM

Lusa/Fim

OS GUINEENSES QUE PENSAM CHEGAR AO PODER ATRAVÉS DE PADRINHOS DA CEDEAO OU DE QUALQUER OUTRA ORGANIZAÇÃO, QUE TIREM O CAVALINHO DA CHUVA. ISTO SÓ ACONTECERÁ QUANDO NÃO HOUVER NENHUM GUINEENSE VIVO

Para o bem da nossa pátria amada chegou a hora de parar para pensar, se ainda vale a pena continuarmos com esta pouca vergonha de puxa-puxa,puxa-saco, lambe-botas ou simplesmente fassi claque.

dizem que alguém ganhou, o outro perdeu.
mas, se alguém ganhou nestes 3 anos de confusão não é a Guiné-Bissau.

Ganhamos mais é falta de respeito dos países mais sujos e nojentos da CEDEAO.
Será que Lomé e Conacry tem exemplos da democracia para nos dar?
será que existe a liberdade de expressão nestes países?

Será que as populações destes países teem melhores qualidades de vida que os Guineenses?

estas são algumas das questões que qualquer Guineense devia colocar a estes piratas que querem por em causa a nossa soberania conquista com sangue e suor dos melhores filhos da nossa terra sob a liderança do nosso imortal Amílcar Cabral.

PASTOR NIGERIANO TIRA CUECA/CALCINHA DE UMA CRENTE, ABRE PERNA E PEDE UMA GRAVIDEZ PARA ENTRAR

De acordo com uma página no Facebook chamada Naija, veja este pastor nigeriano que tirou a roupa interior de uma crente da igreja, abriu as pernas e ordenou o espírito de gravidez para entrar dentro dela.



Ele postou a foto com a legenda abaixo:

PASTOR TEM QUE TIRAR A ROUPA INTERIOR DE UMA SENHORA DENTRO DA IGREJA E PEDI-LA PARA ABRIR SUAS PERNAS PARA O ESPÍRITO DA GRAVIDEZ PENETRAR NA SUA VAGINA.


O Post tem se tornou viral com cerca de dezassete mil partilhas, dois mil comentários e dois mil gostos.

Fonte: http://portalmoznews.com

MANICA, MOÇAMBIQUE: PROFESSORA MANDA MATAR A SUA PRÓPRIA MÃE POR, ALEGADAMENTE, SER FEITICEIRA

Ponto a reter: dizia que era feiticeira e que a sua vida não estava a correr bem por culpa da sua mãe. Por isso, só queria ouvir que ela já não existe.

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve esta semana cinco indivíduos indiciados no crime de homicídio voluntário, ocorrido no distrito de Guro, província de Manica.

Trata-se de Belinha Chazuca, de 33 anos de idade, natural do distrito de Guro e professora em exercício na Escola Primária de Bunga, considerada mandante do crime, mais quatro indivíduos agora detidos no comando distrital da PRM nesta região do norte da província.

Segundo a PRM, citada pela AIM, Chazuca contratou dois indivíduos para assassinarem a sua própria mãe por, alegadamente, ser feiticeira.

Os dois supostos criminosos, com recursos a um varão de ferro, dirigiram-se, na noite de domingo passado, à casa da vítima onde desferiram golpes que culminaram com a morte da vítima, de 60 anos de idade. Consumado o crime, os malfeitores roubaram alguns bens da finada.

Crise de água potável: MULHERES DE BUBA PEDEM ABERTURA DE FUROS DE ÁGUA NOS BAIRROS

[REPORTAGEM] O setor de Buba, região de Quínara no sul da Guiné-Bissau, depara-se atualmente com uma enorme crise de água potável devido a seca que abala os poços tradicionais feitos nos diferentes bairros daquela pequena cidade. A situação leva a aglomeração de mulheres e rapazes em alguns fontenários (bombas manuais), o que muitas vezes acaba em brigas ou agressões verbais por não respeito da fila (vez) conforme a ordem de chegada.

A falta deste líquido precioso causa desespero da parte dos líderes religiosos e tradicionais abordados pelo repórter, bem como da parte das organizações da sociedade civil e juvenis daquele sector considerado a sede da região.
Para os representantes da sociedade civil e organizações juvenis, é urgente a intervenção do governo central para ajudar as autoridades regionais a resolver a situação que se regista mais na época da seca, entre os meses de fevereiro e junho. Contudo, mostram-se esperançados que a situação irá melhorar com o funcionamento do depósito de água construída pela Organização Não Governamental – Agência Muçulmana para África, do Kwaite (AMA – Kwaite).
O Democrata apurou que a AMA – Kwaite financiou um projecto de instalação de dois depósitos de água na região de Quínara. Um no sector de Empada, outro em Buba, ambos com a capacidade de 50 mil litros cada.
MORADORES DO ‘BAIRRO ALTO’ PEDEM AJUDA E ALEGAM ESTAREM CANSADOS DE BRIGAS NOS FONTENÁRIOS

domingo, 29 de abril de 2018

GRANDE REPORTAGEM "ENSAIO SOBRE A SAÚDE NA GUINÉ-BISSAU"

A Guiné está na cauda do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas. Mais de metade da população vive numa situação de pobreza extrema e a esperança média de vida é de 55 anos. Com um sistema político frágil e um serviço de saúde incerto, as taxas de mortalidade materno e infantil da Guiné-Bissau são das mais altas do mundo.

Nos hospitais da Guiné falta quase tudo: os médicos especialistas contam-se pelos dedos da mão - há apenas clínicos gerais que mal acabam os cursos começam a trabalhar muitas vezes sem ganhar ordenado.

Não há dia em que não falte a luz ou a água e os medicamentos utilizados nos hospitais são pagos pelos doentes.


Uma bolsa de sangue pode custar a um familiar de alguém internado cerca de 70 euros - o ordenado mínimo é de 114 euros.

VISITA DE TRABALHO ÀS BASES DO PRS NOS SETORES DE MANSOA, NHACRA, MANSABA E FARIM

PRS não é só um Partido grande, também é um grande Partido. Uma organização política voltada ao povo.

No âmbito de cumprimentos do seu plano estratégico de Organização das Bases e Modernização das Estruturas, o Dr. Augusto Menjur dirigiu uma equipa de trabalho que desenvolveu contactos com as estruturas de base do PRS nos setores de Mansoa, Nhacra, Mansaba e Farim.

Nos encontros, os militantes e simpatizantes do Partido foram informados das dinâmicas do Partido e a sua posição face atual conjuntura política do País. E em resposta, os militantes e simpatizantes prometeram-se trabalhar para que o PRS pudesse assumir destino deste País, para que o povo possa libertar-se da miséria.


sábado, 28 de abril de 2018

GABÚ: INVESTIMENTO PRIVADO PARA EMPREGAR JOVENS


Veja o vídeo: Aqui
 
Clique em ler mais para ver fotos.
 
Na ausência de um investimento sério do Estado guineense, nomeadamente em infraestruturas, para atrair mais investimento estrangeiro, naquela que é capital económica da Guiné-Bissau, Gabú, a leste da Guiné-Bissau. No palco do teatro político nas eleições, um jovem empresário, ergueu de raiz um luxuoso hotel, que será inaugurado, na próxima terça-feira, 1 de Maio de 2018.

No centro da cidade comercial de Gabú, na avenida principal está um vistoso edifício de dois pisos, Hotel KARSA, abreviatura do nome do dono, Caramba Saco, que fez um investimento 100% pessoal, estimado em mais de 2 milhões de euros.

Com a construção do Hotel KARSA, de 40 quartos, equipados com móveis de última geração, incluindo duas suítes presidenciais, um salão de conferência para cerca de 200 pessoas, entre outras novidades.

Caramba que fez mais de 20 anos de emigração, pretende empregar jovens de Gabú, convidar turistas a visitarem uma região com forte diversidade cultural e com tradições que vêm dos nossos antepassados.

O OURO ABANDONA OS COFRES DOS EUA

O supostamente 'desmonetizado' ganha um papel de relêvo cada vez maior.
– Sinais de aproximação de guerras de divisas e conflitos armados 

 Por: Peter Korzun               

O governo turco tomou a decisão de repatriar todas as suas reservas de ouro que estão actualmente depositadas no US Federal Reserve System (FRS). Ao todo, a Turquia armazenava nos EUA
220 toneladas , avaliadas em US$25,3 mil milhões, as quais retomou a posse em 19/Abril/2018.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan
endureceu a sua posição contra o US dólar ao declarar que os empréstimos internacionais deveriam ser efectuados em ouro ao invés da divisa americana. Ancara procura reduzir a sua dependência do sistema financeiro estado-unidense. O retorno para casa do ouro foi parcialmente impulsionado pelas ameaças dos EUA de impor sanções se a Turquia efectivasse o acordo assinado para comprar à Rússia sistemas de defesa mísseis S-400 .

Trata-se de um movimento dramático que reflecte uma tendência internacional. A Venezuela em 2012
repatriou dos EUA o seu ouro . Em 2014, a Holanda também recuperou suas 122,5 toneladas de ouro armazenadas em cofres estado-unidenses. A Alemanha em 2017 trouxe para casa 300 toneladas de ouro guardadas nos Estados Unidos. Levou quatro anos para que Berlim completasse as transferências. A Áustria e a Bélgica reexaminaram a possibilidade de tomarem medidas semelhantes.

CASO SKRIPAL: OITO MENTIRAS DE THERESA MAY

Por: Alexander Shulgin [*]

Senhor Presidente,

Gostaria de começar o meu discurso com palavras que pertencem ao grande pensador Martin Luther King: "uma mentira é como uma bola de neve: quanto mais rola, maior se torna".

Este sábio aforismo é plenamente aplicável em política. Quem escolheu o caminho do engano terá de mentir repetidamente, inventar explicações para as divergências, espalhando desinformação e falsificando, usando desesperadamente todos os meios para cobrir as pistas das mentiras e esconder a verdade.

O Reino Unido entrou nesta via escorregadia. Tudo Isto vê-se claramente no exemplo do "caso Skripal" fabricado pelas autoridades britânicas, esta provocação anti russa mal disfarçada, acompanhada de uma campanha de propaganda sem precedentes, retomada por um grupo de países, com a expulsão definitiva sem precedentes de diplomatas sob um pretexto rebuscado. Por favor, não se tente fazer passar esse grupo pela comunidade internacional – está longe de ser o caso.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

OPINIÃO

Apesar de usarem e abusarem do seu nome durante o emblemático Acordo de Conacri, no fim, o seu nome nem constou no rodapé da história.

E apesar da politização do seu nome (e da sua escolha), este homem continuou calado e sereno.

Augusto Olivais merece sim um agradecimento especial e um pedido de desculpas por parte de todas as instituições envolvidas nesse acordo.

Se dependesse de mim, ele receberia até uma medalha, tipo Colinas de Boé, Amílcar Cabral, ou algo semelhante.

Obrigado pela sua postura de contenção e pela sua responsabilidade humana, política e patriótica.

Por :
Umaro Djau, 27 de Abril de 2018, via facebook

A CORAGEM DE CABRAL TEM QUE NASCER, SEM AQUELES QUE O MATARAM E SEM AQUELES QUE USAM O SEU POVO.A CORAGEM DE CABRAL TEM QUE NASCER, SEM AQUELES QUE O MATARAM E SEM AQUELES QUE USAM O SEU POVO.

Por: Gaio Martins Batista Gomes, via facebook

ESPERTEZA SALOIA...

. Para quê que serve a prorrogação da legislatura se esses mesmos deputados continuariam nas suas funções até a tomada de posse de outros deputados?

. Num eventual desentendimento entre os assinantes dos acordos, a prorrogação da legislatura não dará legitimidade ao PAIGC de reclamar a vitoria das eleições?

. Por intermédio de que instrumentos ( Constituição ou Acordos ) se irão reger?

. Se vão ser orientados pelos Acordos que violam a Constituição da República da Guiné-Bissau, para quê que serve a prorrogação da legislatura, se não irão respeitar a Constituição?

. Quem se atreve a solicitar ao Supremo Tribunal de Justiça a verificação da constitucionalidade da prorrogação da legislatura?

OS " MAUS " SEMPRE SE UNEM PARA TIRAR PROVEITO DA DESUNIÃO DOS " BONS ".

OLIVAIS, A FIGURA OMNIPRESENTE DA PEÇA " A CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU"

O nome <<Augusto Olivais>>, muito associado ao Acordo de Conacri, certamente será lembrado para sempre como o de alguém que não concorreu a eleições legislativas algumas, mas esteve sempre muito perto de ser nomeado como primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Desde 16 de Outubro de 2016, com a assinatura do Acordo de Conacri, na cidade que lhe deu nome, que Augusto Olivais figura na lista dos três candidatos ao cargo: Augusto Olivais, Mamadu Fadia e Umaro Sissoco. Dos três, Olivais é o único que não entrou para o governo. Recorde-se que Umaro Sissoco foi nomeado primeiro-ministro e Fadia como Ministro das Finanças.

Apesar de várias negociações e apelos, o nome de Augusto Olivais nunca deixou de ser ponto de discórdia nas interpretações que cada parte fez sobre o consenso à volta da figura escolhida como de consenso para o Chefe de Estado nomear como primeiro-ministro. Foram meses de debates acesos, mediações, cimeiras e comunicados que não deram em nada. Cada vez, dizia-se, será a vez de Olivais assumir o cargo. Nada. Havia um coro generalizado da comunidade internacional para que Olivais fosse nomeado primeiro-ministro. Aliás, o assunto até foi debatido na reunião do Conselho de Segurança da ONU. E, pasme-se, nada.

ECONOMIA: TRIBUNAL DE CONTAS DECIDE APLICAR SANÇÕES AOS INFRATORES DA GESTÃO DE FUNDOS PÚBLICOS

Bissau 26 Abr 18 (ANG) – O secretário-geral do Tribunal de Contas, anunciou que aquela instituição vai passar a aplicar sanções aos infractores da gestão de fundos públicos.

Dionísio Cabi Presidente do Tribunal de Contas
Domingos Malú que não especificou a que tipo de sanções se refere, falava hoje num encontro de trabalho com os gestores das instituições públicas em que se analisou a situação de prestação de contas, disse que as referidas sanções poderão passar pelo bloqueio de contas bancárias do pessoal e suspensão de salários dos que não prestaram as contas da sua instituição.

Malu afirmou na ocasião que as deliberações do Tribunal de Contas não podem ser revogadas por nenhuma outra instituição judicial do país de acordo com a Lei em vigor.

"Estas sanções não vão cair sobre os ministros ou secretários de Estado, mas vão ser aplicados aos gestores que lidam com os fundos directamente e assinam documentos, " disse o Secretário-geral do Tribunal de Contas.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

"(...) AVANTE, CONTRA O JUGO ESTRANGEIRO!"...


Presidente Faure Gnassingbé
Outra trapalhada maior da CEDEAO com as suas "sanções" parciais, tem a ver com o facto de que Ela própria (a CEDEAO)  ter violado e embaraçado o tão propalado Acordo de Conacri. Já que davam o peito às balas pelo Acordo de Conacri, era esperado em Lomé, no mínimo, que se confirmasse o nome do Dr. Augusto Olivais como Primeiro-ministro de consenso. Isso não aconteceu, porque o visado se abdicou? Não! 

E a maior patranha político (internacional) é de que Lomé era "Adenda" ao Acordo de Conacri.

O estranho é que todos ficamos impávidos e serenos a ver a macacada do DSP a expulsar militantes, deputados e agora a impedir os guineenses de viajar para o estrangeiro, etc., etc., etc.

Conclusão: adoptado Lomé, todos somos obstáculo ao Acordo de Conacri, incluindo, os Chefes de Estado dos países da CEDEAO presentes em Lomé. Agora esperamos que venham também a engrossar a lista dos sancionados ou então que as 19 personalidades guineenses, sejam, imediatamente, ilibadas. 

"(...) 
NÓS VAMOS CONSTRUIR
NA PÁTRIA IMORTAL
A PAZ E O PROGRESSO!"

FOTOS TOMADA DE POSSE DO GOVERNO LIDERADO POR ARISTIDES GOMES MAIS CONHECIDO POR PAPÚ


Clique em ler mais para ver fotos.





NAMORADA GRÁVIDA DO EX-PRESIDENTE JACOB ZUMA DEMITIDA NA ÁFRICA DO SUL

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA)Uma jovem mulher grávida por obra do ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi obrigada a demitir-se duma organização humanitária para a qual ela trabalhava há vários anos.

Zuma, de 76 anos de idade, teria pedido à jovem Nonkanyiso Cono, de 24 anos, para se casar com ele, quando o ex-chefe de Estado tem atualmente quatro esposas, depois de uma outra se ter suicidado.

A jovem trabalhava para a fundação "She Conquers", uma organização de defesa e proteção das adolescentes que indicou que Nonkanyiso Cono "escondeu a sua relação com Zuma" e agiu "contra os princípios da organização".

"Enquanto raparigas, nós somos enganadas e utilizadas pelas pessoas do poder que usam a sua posição para se aproveitar de nós", declarou segunda-feira a organização num comunicado.

Em 2006, Zuma foi absolvido da acusação de violação sexual de Fezekile Kuzwayo, uma seropositiva falecida no passado.


Fotos: internet

SAÚDE:VIH/SIDA: “A GUINÉ-BISSAU PODERÁ VIR A SER PRODUTOR DE MEDICAMENTOS ANTE RETROVIRAIS”, DIZ CALIFA CASSAMÁ

Bissau, 26 Abr 18 (ANG) - A Guiné-Bissau poderá vir a ser produtor de medicamentos ante retrovirais para países da África Ocidental, que conta com 263 milhões de habitantes.

A informação foi avançada hoje pelo Secretário Executivo do Secretariado Nacional de Luta Contra Sida, Califa Soares Cassamá numa conferência de imprensa conjunta com o Grupo Espanhol denominada “Byod África” na qual foram anunciados os investimentos que o grupo pretende levar a cabo no país, no domínio de combate ao VIH/SIDA.

“Os investimentos previstos são, entre outros, o fabrico local de medicamentos ante retrovirais e de dispositivos para diagnosticar a doença”, disse Cassamá.

Aquele responsável sublinhou que a iniciativa de investimento denominada “nascer sem sida na Guiné-Bissau” do grupo Byod África tem como objectivo ter uma nova geração sem sida no país”.

**IMBRÓGLIO **

Por: Saliatu da Costa, via facebook 

Impávidos assistimos a uma luta ferrenha durante três anos. Acordos assinados que sobrepõem a soberania de um país, pactos rasgados , homens incautos, guerrinhas a ferro e fogo que alguns proclamam efusivamente ser pela democracia e justiça social. Felizmente, chega uma altura na estória em que a máscara cai e é o caso, a máscara caiu!

A inutilidade desgasta e o desgaste é o inimigo do mérito e do bom senso. 

Começar por uma retrospectiva do que foi esta legislatura é um imperativo, quem sabe desperta a atenção do guineense para os interesses ocultos e desmedidos dos políticos que aplaudimos.

Esta legislatura, de início ao fim, foi um fracasso, sempre disse e continuo a não reconhecer razão aos coniventes e às partes neste processo. Os factos porém retratam quem ainda dentro do mal instalado tenta salvar um país do escombro e quem do mal se apoderou para que o país se apodreça no fedorio até ser ele o messías, o único salvador do povo. E assim conhecemos homens que em nada honraram os seus compromissos com a nação, egocêntricos e manipuladores. Infelizmente, chega sempre o dia em que os oportunistas acertam na mosca e proclamam vitória; quando é o único ideal que a limitada consciência consegue captar.

DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, JOSÉ MÁRIO VAZ

Veja o vídeo: Aqui

”Algumas coisas parecem impossíveis até que sejam realizadas.” Nelson Mandela

No passado dia 23 de Abril de 2018 fizemos história, pois celebramos a democracia no seu pleno, com o fim de uma Legislatura completa, sem interrupções, sem mortes, sem violência, sem golpe de estado, sem lágrimas daqueles que outrora sofreram e viveram sobressaltados, com noites longas e incertezas do dia seguinte.

Por outro lado, deveremos realçar que as liberdades, que foram conquistas democráticas pelo nosso povo, designadamente, as liberdades de expressão, de manifestação e de imprensa, devem ser preservadas e protegidas.

Todos devem poder exprimir-se livremente, exporem as suas opiniões, sem serem incomodados. O contraditório é saudável na justa medida em que discordar não significa insultar e pôr em causa a dignidade da pessoa com quem não concordamos – Contudo, a dignidade pessoal e institucional devem ser garantida e respeitada.

O ANARQUISTA?? QUE DENUNCIOU A BRUTALIDADE COLONIAL PORTUGUESA


Nascido na ilha do Príncipe no final do século XIX, Mário Domingues foi um dos primeiros a defender abertamente, em Lisboa, a independência das colónias portuguesas em África na década de 1920. Os vários artigos que escreveu naquela época, ainda distante dos acontecimentos que levaram à revolução de 25 de abril de 1974, são verdadeiros manifestos de defesa dos direitos humanos.

Mário Domingues não era uma figura simpática para a ditadura. Pouco se conhece e pouco se fala da obra de Mário Domingues, anarquista de origem africana que denunciou as brutalidades cometidas pelo Império colonial português em África. Quem tem tentado recuperar a sua história e o que então representava é José Luís Garcia. O sociólogo português anda há mais de 20 anos a estudar a obra do escritor e jornalista, marginalizado depois pelo Estado Novo.
José Luís Garcia
José Luís Garcia considera "injusto" que Mário Domingos tenha caído no esquecimento
"Apesar de ter sido um jornalista muito notável nos anos 20, 30 do século passado, em Portugal, e apesar de ser também um escritor a partir também nos anos 30, 40, 50, razoavelmente conhecido, ele ficou um pouco no esquecimento, sobretudo a partir dos anos 70, o que é uma injustiça", conta José Luís Garcia.
Trazido com 18 anos para Lisboa, Mário Domingues (1899-1977) era filho de um colono branco, empregado de classe média, e de uma angolana, que fazia trabalhos forçados numa roça de cacau na ilha do Príncipe. Em Portugal, teve uma educação bastante esmerada por parte da família do pai na capital portuguesa, onde frequentou o liceu francês. A partir dos 19 anos, começou a escrever intensamente novelas, notícias e reportagens para vários jornais.

AINDA HÁ QUEM TENHA SAUDADES DE YAHYA JAMMEH NA GÂMBIA

O atual Presidente Adama Barrow conseguiu afastar do poder o seu antecessor, mas a Gâmbia ainda está dividida. Como condição para a reconciliação, apoiantes de Jammeh pedem um regresso digno para o ex-chefe de Estado.

O antigo Presidente Yahya Jammeh nasceu na aldeia de Kanilai, no distrito de Foni Kansala. Musa Amul Nyassi, membro do Parlamento, está em frente à sua casa em Bwiam, uma aldeia vizinha, onde Jammeh foi à escola. A população conhece-o bem e cumprimenta-o com um sorriso. Nyassi era ministro do Território no Governo de Jammeh.

Numa demonstração de apoio ao antigo Presidente, os habitantes de Bwiam trazem t-shirts com a imagem de Jammeh e bandeiras do APRC, o partido político do ex-chefe de Estado, agora na oposição. Para muitos gambianos da região de Foni, incluindo o deputado Nyassi, Yahya Jammeh é o pai da nação e deve poder regressar de forma digna do exílio na Guiné Equatorial, para onde partiu em janeiro de 2017.

OS SALTEADORES DA GUINÉ-BISSAU PAÍS PERDIDO

Já muito se tem dito e falado sobre a Guiné, os Guineenses, a luta armada, os 40 anos de PAIGC e mais recentemente desta crise que assola o país há 3 anos.

Responsabilidades repartidas entre JOMAV e PAIGC, o que assistimos aqui não passa senão e somente de uma luta mesquinha e desprovida de qualquer sentido de Estado para tomarem o poder. E o poder para estas pessoas quer dizer tão ùnicamente, saquear o Estado, estar por dentro do aparelho para o controlar e com isso poder-se fazer todas as jogadas e esquemas que assentam única e simplesmente em proveitos financeiros e a na manutenção dos mesmos nele.

Com Angola ferida no seu orgulho a “ajudar” como nunca o PAIGC e a CEDEAO a parcializar este processo com uma lista de pessoas escolhidas a dedo pelo PAIGC que viriam a ser os “sancionados” , num esquema montado mais uma vez com a conivência dos atrás referidos, eis que 3 anos a bater na tecla de Conackry, 1 dia em Lome bastou para esquecer a tal tecla. 

O pior inimigo dos Guineenses são os próprios Guineenses.

SANÇÕES DA CEDEAO

Expliquem-me como é esse assunto de um filho da Guiné-Bissau não poder fazer parte de um governo do seu país por alegadamente ter sido sancionado pela CEDEAO, sem ter sido julgado e condenado civil e criminalmente por nenhum tribunal que lhe tivesse penalizado relativamente aos seus direitos civis e políticos, e, noutra perspectiva, por exemplo, poder participar nas reuniões com a delegação da CEDEAO para a obtenção de consensos na formação e viabilização do governo ora constituído?

Afinal, de que sanções estamos a falar e até quando?

Positiva e construtivamente.

Didinho 26.04.2018

Por: Fernando Casimiro (nosso Didinho), via facebook

ACORDO DE PRINCÍPIO

O PAIGC e o PRS, no sentido de garantir "uma plena inclusão", finalizaram o acordo político pela repartição dos cargos de administração regional, estando neste momento reunidos para acertar a respectiva distribuição.

No respeito pelo espírito equitativo de resolução da crise, é dever de boa fé do novo Governo, a pronta solicitação formal de levantamento das sanções, a dirigir ao Presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Brou, o qual enviará memorando ao Conselho de Ministros da CEDEAO para se proceder ao seu levantamento imediato. Efectivamente, considerando cumprido o Acordo de Conacri com as suas extensões, extinguiram-se as causas que provocaram essas consequências. 

Após horas de negociações: JOMAV NOMEIA ELENCO GOVERNAMENTAL INCLUSIVO CONSTITUÍDO POR VINTE SEIS MEMBROS

Clique em ler mais para saber quem são ministros e secretários de estado do governo liderado por Aristides Gomes mais conhecido por Papú.

O Presidente da República, José Mário Vaz, nomeou esta tarde, 25 de abril 2018, através do decreto presidencial n°9/2018, o elenco governamental constituído por 26 membros, entre os quais, 18 ministros e 8 Secretários de Estado.
O decreto da nomeação dos membros do governo foi antecedido do decreto n°8/2018, que define a orgânica do governo constituída por 26 membros. PAIGC e PRS conservam maior número de pastas e as restantes ocupadas por outras individualidades.
Devido às divergências registadas a volta do ministério da Economia e das Finanças, o chefe do Estado guineense confere a referida pasta ao Primeiro-ministro, Aristides Gomes, que passa a ocupá-la cumulativamente. A outra pasta do Interior que também era objeto de divergência, foi entregue à figura indicada pelo Chefe do Estado (PR), designadamente,  Brigadeiro General Mutaro Djaló.