quinta-feira, 26 de abril de 2018

SAÚDE:VIH/SIDA: “A GUINÉ-BISSAU PODERÁ VIR A SER PRODUTOR DE MEDICAMENTOS ANTE RETROVIRAIS”, DIZ CALIFA CASSAMÁ

Bissau, 26 Abr 18 (ANG) - A Guiné-Bissau poderá vir a ser produtor de medicamentos ante retrovirais para países da África Ocidental, que conta com 263 milhões de habitantes.

A informação foi avançada hoje pelo Secretário Executivo do Secretariado Nacional de Luta Contra Sida, Califa Soares Cassamá numa conferência de imprensa conjunta com o Grupo Espanhol denominada “Byod África” na qual foram anunciados os investimentos que o grupo pretende levar a cabo no país, no domínio de combate ao VIH/SIDA.

“Os investimentos previstos são, entre outros, o fabrico local de medicamentos ante retrovirais e de dispositivos para diagnosticar a doença”, disse Cassamá.

Aquele responsável sublinhou que a iniciativa de investimento denominada “nascer sem sida na Guiné-Bissau” do grupo Byod África tem como objectivo ter uma nova geração sem sida no país”.

O secretário executivo do SNLS disse ainda que o referido grupo aposta na eliminação da transmissão vertical, a contaminação do vírus de sida de mãe para o filho, que é considerada a forma mais fácil de propagação do vírus de sida.

“A instalação da referida fábrica no país, vai permitir não só a melhoria da cadeia de distribuição de medicamentos ante retrovirais mas também vai evitar os episódios de ruptura de stock de medicamentos”, disse Cassamá.

Acrescentou que a instalação da fábrica vai deixar o país mais confortável e melhor preparado para fazer face as metas traçadas pela ONUSIDA que é de zero novas infecções e mortes ligados ao VIH/SIDA até 2030.

Califa Soares Cassamá disse que a iniciativa só irá beneficiar o país razão pela qual pede a colaboração do governo para que o projecto possa se concretizar.

Entretanto, o responsável do grupo “BYOD ÁFRICA” Kwam Arquero disse que a instalação da referida fábrica na Guiné-Bissau será um processo moroso devido estudos prévios que devem ser feitos.

 Arquero que não pode precisar a data de implementação do projecto alegando trabalhos preliminares que ainda estão por fazer disse tratar-se de um investimento elevado que requer maior cuidado. ANG/AALS/ÂC/SG