terça-feira, 17 de abril de 2018

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA PROMETE COLOCAR NA CADEIA RESPONSÁVEIS PELO DESVIO DE 40 MILHÕES DE fcfa DOS COMBATENTES

PROCURADOR-GERAL DE REPÚBLICA PROMETE COLOCAR NA CADEIA RESPONSÁVEIS PELO DESVIO DE 40 MILHÕES DE fcfa DOS COMBATENTES
Radio Sol Mansi, 17 Abr 2018 - O Procurador-geral da República afirmou esta terça-feira que vai colocar na cadeia os responsáveis pelo desvio de mais de 40 milhões de francos CFA em nome dos combatentes da liberdade de Pátria.
 
Bacari Biai fez estas promessas às diferentes associações de antigos combatentes que se manifestaram satisfeitos com o encaminhar dos seus processos de pensões “mas entretanto, preocupados com a retenção de documento de alguns processos.
 
«Fiquei espantado com os resultados das fiscalizações, são mais de 40 milhões que são desviados do seu destino. Mas já estamos a trabalhar e temos quase tudo pronto e vou vos prometer que os responsáveis irão todos para a cadeia», prometeu o procurador-geral da República.

Fátima Almeida em nome das viúvas dos antigos combatentes pediu a intervenção do presidente da República para apoiar nessa luta.
 
“Temos connosco mulheres viúvas dos combatentes que seus maridos foram mortos na luta de libertação, então onde vamos encontrar os documentos necessários para beneficiar dos seus direitos?”, Questionou para depois solicitar “ao presidente da República que prometeu apoiar-nos a continuar a fazê-lo”.
 
Entretanto, Lourenço Cassama da Associação dos filhos dos antigos combatentes considera de injusta a pensão de 29 mil que segundo ele, não dá para custear comida, renda da casa entre outras necessidades.
 
“Os 29 mil francos CFA pagas aos combatentes e aos familiares não chegam para custear a luz eléctrica, água canalizada, comida e a renda da casa porque maioria dos combatentes não têm casa”.
 
Por outro lado, explicou que os combatentes que vivem no interior do país, impossibilitados de chegar a capital Bissau todos os meses, acumulam suas pensões para pelo menos três meses “ aí, os gestores os consideram de fantasmas. Nós não somos antigos combatentes somos sim combatentes da liberdade da pátria. O presidente da República está preocupado para não sairmos as ruas, mas já há quase um ano que tem os nossos documentos sem fazer nada e nos chamam de fantasmas”, reclama.
 
Por: Nautaran Marcos Có/ Iasmine Fernandes